Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma casa cujo telhado tem algumas telhas partidas. Já devia ser problema antigo, mas nunca me apercebi porque não passamos muito tempo lá… Quando choveu começou-me a cair agua dentro de casa. Levantámos telhas e a estrutura do telhado, que é de madeira, está bastante podre nalgumas partes.

    Quero arranjar o telhado o mais rapidamente possível para não chover dentro de casa. Recomendaram-me fazer um telhado em LSF mantendo telhas cerâmicas como tinha antes. Acho que a trocar não faz sentido por madeira outra vez.. Quero que o telhado fique igual ao que era por fora, mas com uma estrutura que não seja madeira.

    Preciso comunicar à câmara alguma coisa?
    Alguma recomendação de empresas para fazer o telhado/cobertura da casa?
    Sou da zona de Santiago dos Velhos / Arruda.

    Muito obrigado!!
    Jorge
  2.  # 2

    Do que leio isso trata-se de uma obra de conservação. Obras de conservação são as obras destinadas a manter uma edificação nas condições existentes à data da sua construção, reconstrução, ampliação ou alteração, designadamente as obras de restauro, reparação ou limpeza.

    Isenção e dispensa de licença ou autorização

    1 - Estão isentas de licença ou autorização:

    a) As obras de conservação;

    b) As obras de alteração no interior de edifícios não classificados ou suas fracções que não impliquem modificações da estrutura resistente dos edifícios, das cérceas, das fachadas e da forma dos telhados.

    Suponho assim que esteja isento de licenciamento ou comunicação prévia. Eventualmente fará sentido apenas notificar a câmara.
  3.  # 3

    Ao substituir a madeira do telhado por aço está a mudar a estrutura.
    Havendo mudanças estruturais requer licenciamento.
    Está é a interpretação correta que deveria ser feita da lei.
    Na prática, muito provavelmente ninguém o vai chatear
  4.  # 4

    Se alterar o material da estrutura,neste caso madeira por lsf tem de pedir licenciamento e precisa de pôr projeto.Se for só trocar madeira por madeira precisa de apenas informar com uns dias de antecedencia que vai mudar "apenas alguns" barrotes ou vigas.
 
0.0101 seg. NEW