Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite
    alguem me sabe dizer se no caso de um jovem que vai iniciar atividade pela 1ª vez se existe alguma desvantagem em se registar com CAE portanto empresário em nome individual em relação a simplesmente se registar como trabalhador independente com o código de atividade respetivo.
    obrigado
  2.  # 2

    Diria que as duas maiores diferenças são -
    Para poder apresentar despesas terá que ter contabilidade organizada , contratar um contabilista certificado. Pode vender bens/produtos e desconta um pouco mais para a ss quando já não tiver isenção.
    O trabalhador independente apenas presta serviços. É um regime mais simplificado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  3.  # 3

    sim isso eu sei e até é o que se pretende, apenas prestar serviços de forma intermitente a uma empresa.
    mas, deram-lhe indicação para iniciar com determinado CAE e eu achei estranho pois bastava iniciar apenas como trabalhador independente com o código de atividade inerente.
    Dai eu estar a tentar perceber na prática se terá alguma desvantagem em ser empresário em nome individual (pois iniciou com CAE e não com o "simples" código de uma atividade liberal).
  4.  # 4

    A desvantagem é que tem mais responsabilidade face ao trabalhador independente.
    O empresário em nome individual tem mais "responsabilidade" pois não tem distinção de património. Se fõr uma coisa para iniciar no mercado de trabalho será sempre melhor a figura de Trabalhador Independente.
    Veja se a empresa se opõe a que seja TI em vez de ENI. Pode dar-se o caso que seja apenas pedido por ser sempre assim.
 
0.0089 seg. NEW