Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Tenho um contrato por conta de outrem, mas recentemente surgiu a necessidade de arranjar um part time aos fins de semana, caixa de supermercado. Ainda não iniciei o trabalho mas alertaram me que posso ser muito penalizada no IRS. Por norma costumo receber IRS mas disseram me que com mais rendimentos (e sem descontos IRS) iria ter de pagar. O meu vencimento base são 775€ de um emprego, e do part time a proposta são 288€ mais os domingos a 100%. Alguém me pode ajudar? Obrigada.
  2.  # 2

    Veja se o seu desconto de irs costuma ser de 7,9%.
    Se estiver neste escalão vai subir para cerca de 12% o somatório dos dois vencimentos. Quer dizer que tem q descontar uma parcela fixa de irs de pelo menos 5% (há que pedir ao RH da sua empresa onde trabalha a tempo inteiro).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rachelantunes7
  3.  # 3

    Colocado por: Rachelantunes7Ainda não iniciei o trabalho mas alertaram me que posso ser muito penalizada no IRS
    Basicamente a Rachelantunes7 vai aumentar os seus rendimentos o que fará com que o seu escalão de descontos aumente. Se no part-time não fizer qualquer retenção, é normal que tenha de pagar IRS no ano seguinte, se as deduções não compensarem a diferença.

    É fácil de fazer, veja qual vai ser o deu rendimento bruto anual, e depois verifique a que escalão corresponde e fica logo com uma ideia se está a descontar muito abaixo do escalão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rachelantunes7
  4.  # 4

    288 euros a 14 meses dão cerca de 4 mil euros.

    Passará a pagar mais cerca de 3% comparando com aquilo que agora paga (ou recebe).

    Grosso modo, é previsível que virá a pagar mais cerca de 300 a 400 euros de IRS anual. Isto com os impostos deste ano (2022). Para 2023 vai haver uma baixa de IRS no segundo escalão, o que levará a baixar mais alguns euros ao cálculo que acima indiquei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rachelantunes7
  5.  # 5

    Colocado por: carlota74Veja se o seu desconto de irs costuma ser de 7,9%.
    Se estiver neste escalão vai subir para cerca de 12% o somatório dos dois vencimentos. Quer dizer que tem q descontar uma parcela fixa de irs de pelo menos 5% (há que pedir ao RH da sua empresa onde trabalha a tempo inteiro).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rachelantunes7


    A minha empresa diz que não é possível, que só pode descontar consoante a tabela, não permite alterar. Será?
  6.  # 6

    https://www.fd.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2014/12/declaracao-99-IRS.pdf

    Preencha este formulário e apresente-o no departamento de recursos humanos
    Qualquer pessoa pode descontar mais que a tabela a que corresponde precisamente por acumulação de rendimentos.
    Na prática o programa calcula a percentagem que tem que descontar e a esse cálculo adiciona a percentagem que a Rachel quer descontar.
    Pode alterar a qualquer momento e deve uma vez q as tabelas de 2023 serão mais benéficas , dizem...





    O que lhe disseram é conversa para boi dormir ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rachelantunes7
  7.  # 7

    Colocado por: carlota74https://www.fd.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2014/12/declaracao-99-IRS.pdf

    Preencha este formulário e apresente-o no departamento de recursos humanos
    Qualquer pessoa pode descontar mais que a tabela a que corresponde precisamente por acumulação de rendimentos.
    Na prática o programa calcula a percentagem que tem que descontar e a esse cálculo adiciona a percentagem que a Rachel quer descontar.
    Pode alterar a qualquer momento e deve uma vez q as tabelas de 2023 serão mais benéficas , dizem...





    O que lhe disseram é conversa para boi dormir ;)
    Bem me parecia 🙂 obrigada Carlota.
  8.  # 8

    Coloca no campo 8 a percentagem total a descontar. No seu caso 12 a 13% deverá ser suficiente para não ter q pagar.
  9.  # 9

    Colocado por: carlota74https://www.fd.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2014/12/declaracao-99-IRS.pdf

    Preencha este formulário e apresente-o no departamento de recursos humanos
    Qualquer pessoa pode descontar mais que a tabela a que corresponde precisamente por acumulação de rendimentos.
    Na prática o programa calcula a percentagem que tem que descontar e a esse cálculo adiciona a percentagem que a Rachel quer descontar.
    Pode alterar a qualquer momento e deve uma vez q as tabelas de 2023 serão mais benéficas , dizem...





    O que lhe disseram é conversa para boi dormir ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rachelantunes7
    Só mais uma questão Carlota, não posso pedir à entidade empregadora do part time para fazer esses 5%?
  10.  # 10

    É indiferente , numa das duas. A que tiver o trato mais fácil :)
  11.  # 11

    Colocado por: Rachelantunes7A minha empresa diz que não é possível, que só pode descontar consoante a tabela, não permite alterar. Será?


    isso queria eu... ter o dinheiro do meu lado.

    como já foi dito, some os dois ordenados, vá às tabelas de retenção e veja qual seria a sua retenção.

    coloque a diferença todos os meses numa conta poupança. quando fizer o irs e se tiver que pagar, use essa poupança e fique com o que sobra.
    Concordam com este comentário: carlota74
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rachelantunes7
  12.  # 12

    Nessa situação pede o desconto de 5%.
  13.  # 13

    Concordo com o Paulo mas não dá para todas as pessoas. Vá lá dizer isso a miúdos que iniciam o mercado de trabalho e nem sabem o que são tabelas de irs...
    • AMVP
    • 13 outubro 2022

     # 14

    Colocado por: Rachelantunes7Bem me parecia 🙂 obrigada Carlota.

    Faça as contas e coloque uma transferência automática mensal no seu banco para criar um fundo para pagar o IRS, não vale a pena criar confusão com a sua entidade patronal.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, jorgemlflorencio, Rachelantunes7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rachelantunes7
  14.  # 15

    Colocado por: carlota74mas não dá para todas as pessoas. Vá lá dizer isso a miúdos que iniciam o mercado de trabalho e nem sabem o que são tabelas de irs...


    só não dava o primeiro ano, no segundo eles já aprendiam.

    eu até defendo que se acabe com a retenção para o IRS. As pessoas faziam o IRS e pagavam X euros. Ou pagavam tudo na hora ou negociavam com o estado o pagamento em 12 prestações com uma taxa de juro Y.

    no fundo ia dar quase ao mesmo, quem não tivesse dinheiro para pagar o IRS, iram andar a pagar o IRS do ano anterior e não a pagar o IRS do ano atual.

    a medida ia dar mais liquidez às pessoas, porque as pessoas não andavam, por exemplo, a pagar 1000 euros para depois receber 200. Iram pagar apenas os 800, ganhando 200 de liquidez.
  15.  # 16

    Colocado por: pauloagsantosIram pagar apenas os 800, ganhando 200 de liquidez.
    Isso seria sobretudo importante este ano, uma vez que cada euro que se adiante este ano vai valer menos para o ano quando for devolvido. Por cada euro que adiantamos em Janeiro, adora só vale 91 cêntimos
    :)
  16.  # 17

    Há ainda os que aprendem logo com uma penhora.
    Esses então ficam logo com a lição estudada
  17.  # 18

    Colocado por: HAL_9000Isso seria sobretudo importante este ano, uma vez que cada euro que se adiante este ano vai valer menos para o ano quando for devolvido. Por cada euro que adiantamos em Janeiro, adora só vale 91 cêntimos
    :)


    Também vale para as dívidas.
    • AMVP
    • 13 outubro 2022

     # 19

    Colocado por: pauloagsantos

    só não dava o primeiro ano, no segundo eles já aprendiam.

    eu até defendo que se acabe com a retenção para o IRS. As pessoas faziam o IRS e pagavam X euros. Ou pagavam tudo na hora ou negociavam com o estado o pagamento em 12 prestações com uma taxa de juro Y.

    no fundo ia dar quase ao mesmo, quem não tivesse dinheiro para pagar o IRS, iram andar a pagar o IRS do ano anterior e não a pagar o IRS do ano atual.

    a medida ia dar mais liquidez às pessoas, porque as pessoas não andavam, por exemplo, a pagar 1000 euros para depois receber 200. Iram pagar apenas os 800, ganhando 200 de liquidez.

    Ja em outros paises que tinham esse sistema alteraram-no para o nosso. Mais, quanto mais pobre é um pais mais é fundamental que o pagamento seja mensal, pois se as pessoas nao tem dinheiro mensalmente menos terao anualmente.
  18.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaTambém vale para as dívidas.
    é verdade. Se o dinheiro no bolso não diminuir em igual ou maior proporção.
 
0.0216 seg. NEW