Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite
    pretendo acender uma lampada na zona de passagem tenho 2 comutadores escada efapel em cada ponta e no meio 2 inversores efapel, mas quando ligo nos interruptores um acendem outros não , alguem sabe os esquema das ligaçoes?
  2.  # 2

    Este é o esquema para 3. Para 4 ou mais é só meter inversores de grupo pelo meio.
    Nas pontas ficam sempre os comutadores.
    Concordam com este comentário: Bigmouse
      B6F5BD86-5BEA-481D-A79C-8DCD071D60F5.png
  3.  # 3

    Outro esquema retirado da efapel.
    Como o hangas referiu é só necessário colocar um mais um grupo inversos, idêntico ao que já estão no meio.

    Versão de comutador simples e duplo.
      IMG_20221014_005955.jpg
      IMG_20221014_010021.jpg
  4.  # 4

    já coloquei , funciona 1 comutador de escada e os dois inversores também , mas quando ligo no outro comutador de escada da ponta , os outros não funcionam
  5.  # 5

    Está a ligar nas entradas e saídas correctas?
  6.  # 6

    Colocado por: mnsmoucojá coloquei , funciona 1 comutador de escada e os dois inversores também , mas quando ligo no outro comutador de escada da ponta , os outros não funcionam
    tem algures uma ligação trocada
  7.  # 7

    Consigo a comutação, em três pontos ,funciona bem

    Mas quando carrego no botão do 4 ponto nada dá se tornar a carregar no 4 ponto os outros 3 funcionam , será vc que tenho que chantar algum interruptor?
  8.  # 8

    Tem fios trocados nesse comutador
  9.  # 9

    ja troquei , mas não consigo
  10.  # 10

    tenho em cada ponta efapel 21071 , no meio tenho 2 inversores efapel 21051 , estará correcto ?
  11.  # 11

    Colocado por: mnsmoucotenho em cada ponta efapel 21071 , no meio tenho 2 inversores efapel 21051 , estará correcto ?


    Por este esquema sim, deve aer mesmo algum fio trocado
      Screenshot_20221015_220926.jpg
  12.  # 12

    Inversor é apenas um. 4 pontos só com contadores ou domotica ou detectores de movimento
  13.  # 13

    Colocado por: bettencourtInversor é apenas um. 4 pontos só com contadores ou domotica ou detectores de movimento


    Pode ter no meio os inversores de grupo que quiser.
    Alias num apartamento tenho uma comutação dessas com 5 pontos normalíssima e que sempre foi assim de construção. É no corredor com um botao à saida de cada quarto, cozinha, sala, e porta da rua.

    O principio é o mesmo, é apenas intercalar inversores de grupo no meio da cadeia.

    É preciso é respeitar cada par. Os 4 fios (castanhos no caso exposto) são dois pares que devem trabalhar com o seu respetivo. Não são 2 ao calhas.
  14.  # 14

    Colocado por: mnsmoucoMas quando carrego no botão do 4 ponto nada dá se tornar a carregar no 4 ponto os outros 3 funcionam , será vc que tenho que chantar algum interruptor?


    Nesse ponto não deve ter os pares ligados na ordem correta. Identifique os 2 que entram e os 2 que saem para o grupo seguinte.
  15.  # 15

    Colocado por: hangas

    Pode ter no meio os inversores de grupo que quiser.
    Alias num apartamento tenho uma comutação dessas com 5 pontos normalíssima e que sempre foi assim de construção. É no corredor com um botao à saida de cada quarto, cozinha, sala, e porta da rua.

    O principio é o mesmo, é apenas intercalar inversores de grupo no meio da cadeia.

    É preciso é respeitar cada par. Os 4 fios (castanhos no caso exposto) são dois pares que devem trabalhar com o seu respetivo. Não são 2 ao calhas.


    Deve ser por Wi-Fi… mecanicamente é impossível
  16.  # 16

    Porque diz que é impossível?

    (Não, não há nada de Wi-Fi ali. Aparelhagem standard. 2 comutadores e 3 inversores. )
    • hangas
    • 24 novembro 2022 editado

     # 17

    Tão simples como isto.

    Pode ter n pontos
    Concordam com este comentário: dom123, Bigmouse
      2C38C880-232B-47A8-A8F3-D8AD42726840.jpeg
  17.  # 18

    É experimentar o que esse circuito dá
  18.  # 19

    Colocado por: bettencourtÉ experimentar o que esse circuito dá


    Funciona... como já disseram acima, entre os comutadores de escada, pode colocar a quantidade de inversores de grupo que quiser ;-)
  19.  # 20

    vou seguir o esquema .
    são ligações antigas , ainda estou a tentar perceber o que lá está , mas para isso tenho que desligar todos os fios e ver
    porque sei que de um lado o comutador seguem 2 fios para o inversor , mas o L não sei se é fase ou Neutro ou de onde ele vem . depois tenho 2 inversores e até aqui tudo bem na outra ponta tenho 1 fio que vai direto ao quadro julgo ser a fase e os outros 2 fios também não sei de onde veem , julgo ser da lâmpada ,mas outentar seguir o esquema
 
0.0138 seg. NEW