Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a estudar a melhor e mais econômica forma de fazer face ao Inverno.Ar condicionado ou pellets? Tenho um equipamente que comprei em 2010 a pellets mas que devido ao ruido que faz em funcionamento, deixei de utilizar de imediato. Que aconselham AC ou pellets modelos modernos com reduzido ruido? Obg
    • lja
    • 14 outubro 2022 editado

     # 2

    Tanto quanto sei o preço das pellets mais que triplicou desde o ano passado... não sei se é bom investimento.

    Edit:
    https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/porque-esta-subir-preco-pellets
    (tem aí nesse link um gráfico onde compara pellets com AC e vantagem do AC é que também pode usar no verão para refrescar)
  2.  # 3

    Obrigado!!!!!
  3.  # 4

    Se a prioridade é o aquecimento, e for optar pelo AC, instale um aparelho de chão. Os de parede/tecto têm mais dificuldade em aquecer o ambiente (a arrefecer são óptimos, logicamente ).
    Concordam com este comentário: pmvalente
  4.  # 5

    Colocado por: jorgemlflorencioinstale um aparelho de chão. Os de parede/tecto têm mais dificuldade em aquecer o ambiente (a arrefecer são óptimos, logicamente ).
    é exatamente o oposto, os murais aquecem muito melhor (projetam ar quente para a camada fria, junto ao chão) que os de pavimento (que projetam calor para cima para onde esta mais quente) , com exceção de alguns (muito poucos) modelos de pavimento que têm duplo fluxo (superior e cumulativamente inferior) sendo que são consideravelmente mais caros que os demais.
  5.  # 6

    Colocado por: jorgealvesé exatamente o oposto, os murais aquecem muito melhor (projetam ar quente para a camada fria, junto ao chão) que os de pavimento (que projetam calor para cima para onde esta mais quente) , com exceção de alguns (muito poucos) modelos de pavimento que têm duplo fluxo (superior e cumulativamente inferior) sendo que são consideravelmente mais caros que os demais.

    Não sei se estamos a falar da mesma coisa... E digo isto porque já não é a primeira vez que o vejo escrever isso, e sendo especialista da área (ao contrário de mim) acho muito estranho.

    Sei por experiência que um AC de parede (dos que ficam chegados ao tecto) não aquece bem. Para mim é lógico que assim seja, por muito que o aparelho 'sopre' o ar aquecido para baixo, ele vai acabar por subir novamente. Pior ainda, quando o AC suga o ar quente que está chegado ao tecto, "pensa" que a divisão já está quente e começa a baixar a potência. Isto é o que vejo por experiência própria, e o que interpreto que esteja a contecer ao constatar essa situação.

    Concluo que para aquecer uma divisão correctamente tem que se aquecer o ar frio que está junto ao chão, e nesse caso nem sequer necessitamos de ventilação forçada (é o que fazem os radiadores, por exemplo). Caso contrário (e ainda estou apenas a fazer suposições) o que vamos conseguir é estratificar a temperatura numa divisão.

    E uma vez que estava curioso fui procurar, e a daikin parece concordar (peço desculpa por estar em inglês mas foi o primeiro que apareceu): "Apart from the difference in features, capacity range and the appropriate location of the installation, in principle heating works better witha a floor standing unit".
    Concordam com este comentário: lja, pmvalente
  6.  # 7

    Obrigado pelas sugestões apresentadas. De qualquer forma e, abusando da vossa paciência, marcas e potências aconselham para a maquina de chão a comprar? Obg
  7.  # 8

    Suponho que, a nível de BTUs, o mesmo que uma máquina de tecto...

    Atenção que, pela mesma lógica, a máquina de chão não será tão boa a arrefecer como as máquinas de tecto.
 
0.0135 seg. NEW