Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Para apresentar um projeto para umas obras de remodelação de um apartamento em Lisboa, o arquiteto diz que o meu pequeno empreiteiro (que não é engenheiro) tem de arranjar um engenheiro para assinar o termo de responsabilidade pela Direção técnica da obra.

    O empreiteiro diz que é suficiente o Certificado de Aptidão Profissional de "Técnico de Obra - nível 3 de qualificação de formação". Este certificado era válido até 2015 e parece que já não é possível renovar.

    A Câmara aceita este certificado, mesmo já tendo passado a data de validade?

    O termo de responsabilidade para preencher tem uma parte que e "inscrito na" - Indicar a associação pública de natureza profissional ou outra. O que é que o empreiteiro colocaria, se não é engenheiro?

    Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Depende da zona onde a obra está inserida.
    Existem zonas onde o CAP nível 3 não é habilitação suficiente.
    Mas na grande maioria das obras é o suficiente.
    Os CAP já não tem validade, são todos vitalícios.
    Como se trata de uma habitação de nível 3 o técnico não tem que estar inscrito em nenhuma associação, basta que apresente o CAP.
    Tem igualmente que apresentar é um seguro de responsabilidade civil em nome dele.
    Em princípio a câmara não deveria aceitar o da empresa
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  3.  # 3

    Obrigado. Onde se pode consultar as zonas de Lisboa em que não seria suficiente este CAP?
    A Câmara de Lisboa não aceita seguro de responsabilidade civil apenas da empresa?
  4.  # 4

    Por norma são zonas na proximidade de monumentos classificados.
    Mas a câmara sabe informar isso.
    Quanto ao seguro pergunte tb, eles clarificam
  5.  # 5

    Se for local classificado também tem que ter uns x anos de experiência, atenção. Alguns mais de 10 anos.
    A camara esclarece. Leia também o ultimo oficio que recebeu. Se já for para levantar o alvará normalmente vem lá escrito, se for licenciamento.

    Lembro-me que houve um caso abordado aqui no fórum. Creio que de 2019. Inicialmente a câmara não aceitou o cap, mas após exposição e insistência, aceitou. Esse tópico deve estar aí num arquivo... penso que era de um senhor ATAE.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 6

    Um ATAE é diferente de um CAP nível 3
    O nível de habilitação é superior ainda que na prática possam fazer quase a mesma coisa
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  7.  # 7

    Sim, é verdade. Tem razão.
    Lembrei-me da situação aqui exposta, mas já não me recordo dos detalhes...
    Vou ver se encontro.

    Colocado por: zedasilvaUm ATAE é diferente de um CAP nível 3
    O nível de habilitação é superior ainda que na prática possam fazer quase a mesma coisa
    Concordam com este comentário:ADROatelier
 
0.0117 seg. NEW