Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações a todos.
    Em pesquisas sobre o assunto, descobri este forum no qual já me estou a perder em leituras com tantos assuntos pertinentes sobre as mais variadas temáticas.
    Achei que seria o local indicado para tentar obter aqui alguma ajuda para a situação em que me encontro.
    Adquiri há uns meses um terreno para construir uma moradia.
    Fiz o respectivo projeto e passei por todos os tyrâmites e encontro-me nesta altura com tudo pronto para poder consruir (menos construtor que não consegui).
    Na altura da análise sobre a construção, decidi que seria uma boa opção fazer um furo de água de forma a que pudesse na fase de construção poupar bastante dinheiro com essa questão. Assim o fiz, alguns meses após a aquisição do terreno, fiz um furo que ficou no total com 121mt.
    Agora, encontro-me perto de começar a construir, (embora por vezes pense que não será a opção mais correcta, mas sei lá, o mundo está complicado), e procuro uma opção para a bomba de agua para o furo. Tenho visto tantas opções diferentes, no que se refere a marcas e especificações, uns dizem-me uma coisa, outros algo completamente diferente e fico sem saber o que será a melhor opção.
    Cada loja drogaria que visito, aconselha o material que vende e com especificações diferentes entre si, o que me leva a crer que nem fazem o raciocinio de dimensionar à minha realidade, é o que têm lá.
    Para um caso como o meu, cujo furo tem 121mt, o que seria aconselhável?
    Encontrei aqui um kit que penso ter o material todo necessário, mas confesso que não sei se é bom, ou sequer aconselhável, uma vez que o meu conheciento nesta aréa é nulo.
    https://www.felixenergy.pt/produto/kit-completo-para-furos-de-ate-120-metros/
    Vejo que este kit tem um quadro, mas neste forum vi pessoas a falar em VDF, que presumo ser uma especie de variador de frequencia, com pressorstato digital. A minha questão é: Isto substitui esse quadro? O que é melhor?
    EM termos de bombas, o que é aconselhavél, tanto em termos de especificações como de marca? Vejo bombas com 0.5, 1, 2 etc CV, qual seria aconselhvavel?
    Não pretendo uma marca topo, como Grundfos, pois já me disseram que só a bomba custa mais do que o kit acima, e isso fica dificil para mim, mas tambem não quero uma bomba sem qualidade, idealmente gostava de andar na média dos 1000euros para tudo, se é que seria possivel.
    Na opinião de quem entende do assunto, o que me aconselham? e já agora onde, que lojas ou empresas aconselham?
    Desde já obrigado por qualquer opinião.
  2.  # 2

    Por aqui ja disseram bem da marca Joval também
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
  3.  # 3

    Atenção que da última vez que ouvi falar dessa empresa, não faziam a instalação propriamente dita. Apenas tratavam das ligações, e enviavam o material pronto para ser instalado pelo próprio. E um furo de 120m não é brincadeira. De resto, vejo ferragens de latão nesse kit. Creio que deve haver uma razão para as bombas serem em INOX, e não quereria ferragens de latão (quando existem em INOX)...

    De resto, tudo o que descreve é verdade. Cada casa vai "puxar a brasa à sua sardinha", e o cliente fica entregue a si próprio... Se quiser melhor ajuda pode colocar aqui alguns orçamentos, pode ser que dê para dar algum palpite...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
  4.  # 4

    Colocado por: jorgemlflorencio alguns orçamentos, pode ser que dê para dar algum palpite...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maddmaxx

    Em termos de orçamentos, não tenho nenhum em papel, aqui nas lojas onde fui, sendo um meio mais rural, é tudo de boca, e como primeiro queria ter alguma propriedade para falar sobre o que não entendo, acabei por não pedir nenhum orçamento em papel nesta fase.
    O kit acima foi o que me apareceu em pesquisas, nem sei a marca da bomba nem nada.
    Mas chego à conclusão que o talvez consiga melhor equipamento se adquirido avulso e não em kit.
    Tenho algumas dúvidas sobre tudo... CV da bomba, caudal, marca. No próprio quadro, será que existem alternativas mais evoluídas aos os quadros tradicionais? Autoclave em fibra ou metal?
    Não quero comprar algo que daqui a pouco tempo esteja com problemas.
    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: DR1982Por aqui ja disseram bem da marca Joval também
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maddmaxx

    Nunca vi a marca, vou ter em conta.
    Obrigado
  6.  # 6

    Joval é material bom, fabricadas em Fafe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
  7.  # 7

    Por aqui tenho este conjunto para um furo de 60 metros, com a bomba a 49m tira 4m3/hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
      P_20210811_171029.1_1.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpiresPor aqui tenho este conjunto para um furo de 60 metros, com a bomba a 49m tira 4m3/hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maddmaxx
      P_20210811_171029.1_1.jpg

    Curiosamente pelo que vi, esta marca, ALANOL, assim como a referida anteriormente, JOVAL, são ambas fabricadas em Fafe. Material português. Acredito que em termos de assistência seja algo positivo.
  9.  # 9

    Também recomendo JOVAL, bom material. Veio com uma missão complicada de substituir uma Franklin em bom estado, só que passei o quadro para monofásico e teve de ser substituída.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
      IMG_20211119_092244 (1).jpg
      IMG_20211119_091935 (1).jpg
  10.  # 10

    Compensa fazer um furo pela porta do cavalo? É que da maneira que isto está a ficar, daqui a uns tempos vai aparecer algum imposto para quem tem furos em casa, de modo a cobrarem por essa água gasta
  11.  # 11

    Muito provavelmente não arranja ninguém para lhe fazer isso dessa forma, as coimas são altas €€€
  12.  # 12

    Colocado por: taunusTambém recomendo JOVAL, bom material. Veio com uma missão complicada de substituir uma Franklin em bom estado, só que passei o quadro para monofásico e teve de ser substituída.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maddmaxx
      IMG_20211119_092244 (1).jpg
      IMG_20211119_091935 (1).jpg

    É bom ter feedback positivo.

    Hoje estive a falar com um canalizador e ele indicou-me uma empresa que curiosamente fica bastante perto de mim.
    Aconselhou-me a lá ir, falar com eles de forma a obter um aconselhamento para o meu caso.
    A empresa é esta:https://www.rcl.com.pt
  13.  # 13

    Colocado por: brunextaCompensa fazer um furo pela porta do cavalo? É que da maneira que isto está a ficar, daqui a uns tempos vai aparecer algum imposto para quem tem furos em casa, de modo a cobrarem por essa água gasta

    Duvido, falaram-me também que deveria tentar essa solução mas nem sequer equacionei. No meu furo, quando apanhou um segundo veio, a água foi tanta que encheu literalmente o meu terreno e inundou a casa vizinha, causando alguns prejuízos.
    Imaginemos que fosse um furo feito pela "porta do cavalo", não sei se não iria ter problemas bem maiores, dado o processo para a activação do seguro. Até a GNR foi chamada para fazer o auto para efeitos de seguro.
    Acho que para quem faz o furo, não compensa o risco.
    Concordam com este comentário: machoqueira
  14.  # 14

    Colocado por: maddmaxx
    Duvido, falaram-me também que deveria tentar essa solução mas nem sequer equacionei. No meu furo, quando apanhou um segundo veio, a água foi tanta que encheu literalmente o meu terreno e inundou a casa vizinha, causando alguns prejuízos.
    Imaginemos que fosse um furo feito pela "porta do cavalo", não sei se não iria ter problemas bem maiores, dado o processo para a activação do seguro. Até a GNR foi chamada para fazer o auto para efeitos de seguro.
    Acho que para quem faz o furo, não compensa o risco.


    Pode alegar que o furo foi feito antes de ser obrigatório licenças e burocracias para o mesmo. Senão me engano, só passou a ser obrigatório licença apartir de 2007.

    Como é que isso aconteceu? Inundou a casa da vizinha mas a sua não?
  15.  # 15

    Colocado por: maddmaxx
    É bom ter feedback positivo.

    Hoje estive a falar com um canalizador e ele indicou-me uma empresa que curiosamente fica bastante perto de mim.
    Aconselhou-me a lá ir, falar com eles de forma a obter um aconselhamento para o meu caso.
    A empresa é esta:https://www.rcl.com.pt


    Perto de casa é sempre bom para resolver problemas que possa ter. Mas como não é longe considere quem me vendeu presente bomba (também passei de quadro trifásico para monofásico há poucos meses).
    https://www.jfandrade.com
    Dica,
    Depois de minimamente saber o que quer vá lá presencialmente, fica mais barato do que se for pedidos por e-mail.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
  16.  # 16

    maddmaxx , se viver na região de Ovar/Espinho, posso recomendar um instalador que faz um trabalho impecável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
  17.  # 17

    Colocado por: brunexta

    Pode alegar que o furo foi feito antes de ser obrigatório licenças e burocracias para o mesmo. Senão me engano, só passou a ser obrigatório licença apartir de 2007.

    Como é que isso aconteceu? Inundou a casa da vizinha mas a sua não?

    A minha não, porque fiz o furo no terreno onde ainda não tenho casa construida.
    Já fiz o furo antes de construir para poder poupar algum na construção.
  18.  # 18

    Colocado por: Sansoni7maddmaxx, se viver na região de Ovar/Espinho, posso recomendar um instalador que faz um trabalho impecável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maddmaxx

    Obrigado.
    Sou de Gondomar, não é assim tão longe e este é um serviço que faz-se num dia presumo eu.
  19.  # 19

    Colocado por: Dacepa

    Perto de casa é sempre bom para resolver problemas que possa ter. Mas como não é longe considere quem me vendeu presente bomba (também passei de quadro trifásico para monofásico há poucos meses).
    https://www.jfandrade.com
    Dica,
    Depois de minimamente saber o que quer vá lá presencialmente, fica mais barato do que se for pedidos por e-mail.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maddmaxx

    Obrigado pela dica. Vou ter em consideração
  20.  # 20

    Colocado por: maddmaxx
    Obrigado.
    Sou de Gondomar, não é assim tão longe e este é um serviço que faz-se num dia presumo eu.


    Viva
    Se quiser, envie-me o seu contacto ( email) para eu lhe enviar os dados do instalador.
    Cumprs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maddmaxx
 
0.0234 seg. NEW