Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Apesar de tudo, estamos a planear construir moradia no início do próximo ano.
    Aproveitei a realização da feira Concreta na Exponor, Matosinhos, para ver materiais e soluções.
    Encontrei um produto, aditivo para betão, "PENETRON" (http://penetroniberica.pt/sistema-penetron/), que indica: "Impermeabilização capilar interna da matriz estrutural do betão. Reação físico-química de cristalização secundária insolúvel".
    Indicada para vários fins, mas interessou-me o facto de também ser recomendada para fundações, lajes de pavimento e mesmo lajes de cobertura. Seria uma alternativa para a impermeabilização.
    Alguém conhece/já utilizou este aditivo?
    • lja
    • 16 outubro 2022

# 2

Eu tenho usado o SikaCim (deve ser semelhante).
  2.  # 3

Já por aqui foi escrito, várias vezes, que esses aditivos são redutores da capilaridade do betão. Ajudam, mas não impermeabilizam completamente, e não substituem uma "verdadeira" solução de impermeabilização (e de drenagem).
    Concordam com este comentário: zedasilva, Vítor Magalhães, fredcunha
    • lja
    • 17 outubro 2022

# 4

Colocado por: ricardo.rodriguesnão substituem uma "verdadeira" solução de impermeabilização

Concordo, até porque basta uma fissura no betão que seja qual for o produto não vai ajudar em nada.
  3.  # 5

Colocado por: ljaConcordo, até porque basta uma fissura no betão que seja qual for o produto não vai ajudar em nada.

Nem é preciso haver fissura, basta que o trolha abuse um pouco mais do vibrador para o betão ficar mais poroso e não há penotron que nos valha.
    Isso para não falar nas cofragens feitas com tábuas de fogueira onde os finos vão todos à vida em o betão fica cheio de chochos.
    O produto é bom?
    É sem dúvida, ainda que um pouco carote.
    Mas nunca pode ser considerado uma alternativa à verdadeira impermeabilização
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  4.  # 6

Colocado por: zedasilvaIsso para não falar nas cofragens feitas com tábuas de fogueira onde os finos vão todos à vida em o betão fica cheio de chochos.

Ui, então se forem fundações betonadas diretamente contra a terra, nem um betão de limpeza...
    • lja
    • 17 outubro 2022

# 7

Atenção que quando disse que usei o SikaCim foi apenas em rebocos.
  5.  # 8

Colocado por: ricardo.rodriguesUi, então se forem fundações betonadas diretamente contra a terra, nem um betão de limpeza...

Tenho uma obra assim.
    Não houve qualquer tipo de estudo aos solos e o projeto não comtempla qualquer tipo de impermeabilização.
    Aquando da abertura dos cabouços descobriu-se que a cota do firme estava a mais de 2,5m de profundidade sendo que a partir dos 2m apareceu água.
    Obra parada para que projetistas e direção de fiscalização apresentassem uma solução. Ninguém apresentou soluções, a desculpa era que cabia ao empreiteiro e DT resolverem.
    O DO tb não se mostrou muito preocupado.
    Solução
    Foram registados no livro de obra esses factos e feita uma betonagem contra a terra. Neste caso contra a lama.
    Só se podia abrir um cabouco de cada vez, era abrir sempre com 2 bombas a tirar água, meter armaduras lá para dentro e betonar logo de seguida.
    Aqui sim foi usado penetron como descargo de consciência mas o custo ficou todo do lado do DO.
    Até o custo adicional da escavação o DO não queria pagar
  6.  # 9

E qual é o custo do penetron?
  7.  # 10

Boa tarde,
    Obrigado pelos posts...
    Falei com o representante deste produto cá na zona (Barcelos), que informou o seguinte:
    - A variante "Admix", para sapatas, lintéis, etc. (que estejam em contacto com humidade), não será necessário aplicar telas, se for utilizado o produto nas proporção de 2,5kg por m3 de betão (penso que C30);
    - E micro fissuras até 0,4mm, em 2 a 3 semanas selam, por cristalização;
    - Preço: 8,95 €/kg + IVA

Alguém tem experiência se poderei confiar em não aplicar telas nas sapatas se utilizar este aditivo?
    Mais comentários serão muito bem-vindos.

Muito obrigado...
    • lja
    • 18 outubro 2022

# 11

Na minha opinião, acho muito arriscado não colocar a tela sendo que basta haver fissuras > 0.4mm para humidade entar e chegar ao ferro...
  8.  # 12

Para cada sapata é uma média de 20€ de penetron.
    Agora multiplique isso pelo número de sapatas, some os M3 de vigas e pilares.
    Ao preço a que está o dinheiro, parece me um valor muito alto para deitar ao lixo.
  9.  # 13

Pois...
    Assim sendo, vamos lá planear impermeabilizar com telas.
    Mas, já agora, em que situações consideram que este aditivo poderá ser de facto eficaz?
    É que surge a indicação que seja utilizado em pontes, tanques, etc.
    Enquanto DO, não é nada fácil tomar decisões.
    Muito obrigado pela colaboração.

0.0151 seg. NEW