Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Estou interessado em adquirir uma moradia no Alentejo que foi totalmente renovada no ano passado. O agente imobiliário indicou-me que não existiu processo de licenciamento para a obra uma vez que as áreas se mantiveram. No entanto, referiu que tiraram área de umas divisões para colocar noutras, mantendo a área.

    Posso vir a ter problemas caso adquira esta moradia?
    Que outras questões devo ter em conta na sua aquisição? O agente indicou-me que mudaram electricidade (a casa é toda eléctrica), canalização, colocaram telha nova e isolaram o telhado.

    Obrigado!
  2.  # 2

    ?Tem Licença de Autorização de Utilização
    Ou a Certidão de Dispensa de LAU? no caso de edifícios anteriores a 1951... ou até posteriores, depende de quando a Camara municipal começou a fazer o "controle urbanístico".
    • Oliam
    • 18 outubro 2022 editado

     # 3

    Colocado por: Pedro Barradas?Tem Licença de Autorização de Utilização
    Ou a Certidão de Dispensa de LAU? no caso de edifícios anteriores a 1951... ou até posteriores, depende de quando a Camara municipal começou a fazer o "controle urbanístico".


    Caso tenha licença ou certidão de dispensa não seria necessário apresentar projecto à câmara?
  3.  # 4

    Se me responde com uma pergunta...
    Se fiz aquela pergunta é porque é importante saber esse detalhe.
    • Oliam
    • 18 outubro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: Pedro BarradasSe me responde com uma pergunta...
    Se fiz aquela pergunta é porque é importante saber esse detalhe.


    Uma vez que estou ainda em fase de decisão não sei se a moradia se enquadra numa ou outra situação. Estou a tentar perceber o que é necessário obter do proprietário para avaliar.
  4.  # 6

    As Câmaras do Alentejo nem técnicos têm para apreciar projetos. Não vão fiscalizar nada.
  5.  # 7

    Oliam

    bolas quando se compra um imovel é necessário reunir o máximo de documentos
    - Certidão da conservatória em vigor, é muito importante pois permite-lhe saber a quem está a comprar efetivamente, se existe algum onus em termos urbanisticos e não só
    -Caderneta predial, permite-lhe tambem conjugar alguns parametros
    - Licença de utilização ou declaração de dispensa da mesma emitida pela camara
    - Certificado energetico
    - Peças desenhadas do projeto original caso existam ou as que eventualmente serão as originais que estarão na camara
    enfim tudo coisas que lhe permitirão aferir da legalidade atual do imovel.
    Isto para já não falar de aspetos fisicos da construção em si, o seu estado sobretudo em possiveis patologias que poderão não ser tão aparentes e que justificam que devia contratar ou arranjar alguêm habilitado para que possa ver e avaliar o estado desse imovel.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliam
  6.  # 8

    outra coisa ainda:
    se vai recorrer a emprestimo bancário convinha antes de assinar seja o que for que fosse feita uma pre avaliação por parte do banco,
    que logo em primeira instancia lhe vão pedir dados do imovel que comprovarão o estado juridico do mesmo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 9

    Se comprar com recurso a crédito o banco trata de o informar quais os documentos necessários para poder escriturar. Cuidado com os timings na obtenção de determinados documentos, estes são da responsabilidade do vendedor.
  8.  # 10

    Colocado por: marco1Oliam

    bolas quando se compra um imovel é necessário reunir o máximo de documentos
    - Certidão da conservatória em vigor, é muito importante pois permite-lhe saber a quem está a comprar efetivamente, se existe algum onus em termos urbanisticos e não só
    -Caderneta predial, permite-lhe tambem conjugar alguns parametros
    - Licença de utilização ou declaração de dispensa da mesma emitida pela camara
    - Certificado energetico
    - Peças desenhadas do projeto original caso existam ou as que eventualmente serão as originais que estarão na camara
    enfim tudo coisas que lhe permitirão aferir da legalidade atual do imovel.
    Isto para já não falar de aspetos fisicos da construção em si, o seu estado sobretudo em possiveis patologias que poderão não ser tão aparentes e que justificam que devia contratar ou arranjar alguêm habilitado para que possa ver e avaliar o estado desse imovel.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Agradeço a informação! Estou habituado ao processo de compra de apartamentos em grandes zonas urbanas, mas é a primeira vez que estou a comprar uma moradia nestas condições.
  9.  # 11

    Colocado por: marteloescoproAs Câmaras do Alentejo nem técnicos têm para apreciar projetos. Não vão fiscalizar nada.

    Isso é o que você pensa... depende do município... Há uns com excesso de técnicos para o trabalho que têm, depois implicam com tuta e meia...
  10.  # 12

    Colocado por: marteloescoproAs Câmaras do Alentejo nem técnicos têm para apreciar projetos. Não vão fiscalizar nada.


    Onde é que fica esse Alentejo ? No "meu" não é por certo, respondendo ao tópico- Siga para a autarquia em questão e coloque todas as perguntas a quem de direito se possível com o máx de informação relativa a esse imóvel.
 
0.0106 seg. NEW