Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boas,

    Uma coisa não percebo bem.... se todas iram cobrar a tal taxa Mibel menos a SU.

    Quer dizer que a SU voltará a ter o mercado todo se quiser...

    Bastada toda gente mudar para eles...(pois terá melhores preços)

    Eu sou cliente EDP comercial...a mim ainda não começaram a cobrar a tal taxa...
  2.  # 22

    Colocado por: RcrdPrntUma coisa não percebo bem.... se todas iram cobrar a tal taxa Mibel menos a SU.

    Quer dizer que a SU voltará a ter o mercado todo se quiser...

    Bastada toda gente mudar para eles...(pois terá melhores preços)

    Eu sou cliente EDP comercial...a mim ainda não começaram a cobrar a tal taxa...


    Basicamente é isso, á medida que os comercializadores forem aplicando a taxa, os clientes vão migrando para a SU.

    Provavelmente será essa a razão da EDP Comercial ainda não ter aplicado, e a Endesa também... pq ia tudo embora, e na pratica esse é o negócio deles, no caso da Galp a electricidade é peanuts no modelo de negócio.
  3.  # 23

    Não nos devemos esquecer que quem recorre ao mercado diário para compra de energia é quem tem de suportar o custo do ajuste. A SU, por aquilo que tenho visto, adquire a sua energia através de mecanismos regulados, os leilões do comercializador de último recurso.

    As grandes empresas com muita capacidade de produção renovável nas suas subsidiárias podem fazer contratos intragrupos de compra sem recorrer ao mercado diário, pelo que têm potencial para mitigar o efeito do MIBEL. Na Galp tem sido aparente que não é esse o caso, pois já há bastante tempo que os preços para novos clientes se "despegaram" do preço do regulado, ao contrário de, por exemplo, a EDP.
    O custo é pago na proporção da energia que é adquirida através do MIBEL, logo quanto menos comprarem no MIBEL, melhores preços poderão oferecer. Eles são obrigados a comunicar à ERSE onde adquirem a energia que fornecem, mas dificilmente nós temos acesso a isso.
 
0.0114 seg. NEW