Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: pauloagsantosum construtor experiente até consegue dar um orçamento apenas pelos projectos de arquitectura e de especialidades.

Claro, mas a obra é feita como ele quer, com os materiais que ele quer, da forma como que fez todos as outras. Cada um gasta o seu dinheiro como quer, quando sou eu a pagar as obras tem que ser feitas como eu quero.
  2.  # 22

Colocado por: Bragas VE há alguma vantagem em não ser a olho?

Obras já referi, obras orçamentadas a olho, são executadas à moda do empreiteiro. Depois vem chorar aqui para o fórum.
  3.  # 23

Quando comecei a trabalhar tinha uns dos sócios da empresa, já largos anos de experiência, que um dia nos ajudou a dar uma estimativa orçamental. Como aquilo estava a demorar muito, virou se para nós e perguntou quantos m2 é que tinha a unidade industrial e que PT estava projetado. Na altura se me recordo disse que devia ficar por uns 420k€.

No final a obra foi adjudicada 400k€.

Hoje em dia, devido a grande variação do mercado, um mapa de quantidades é muito mais importante do que em 2019 antes do início da pandemia e ainda mais agora com a guerra.

Na construção da minha moradia também não ti mapa de quantidades. Os valores dos 5 orçamentos não variavam muito, e ao que foi adjudicado o trabalho, não me pediu qualquer revisão de preços, apesar de se terem feito algumas alterações.
  4.  # 24

Os empreiteiros que orçamentam sem mapa de quantidades ou o fazem eles, ou fazem a olho e depois aplicam a taxa de ca*anço.
    Dos que tenho falado alguns orçamentam sem mapas de quantidades, mas outros não
  5.  # 25

Solução.
    Tenha calma e nao peça mais orçamentos.
    Volte a pedi- los para o ano que vem.
    Vai ver que os orçamentos vão deixar de vir inflacionados.
  6.  # 26

Colocado por: Pickaxe
    Obras já referi, obras orçamentadas a olho, são executadas à moda do empreiteiro. Depois vem chorar aqui para o fórum.

Voltamos a partir do pressuposto que todos os DO são sérios e todos os empreiteiros são vigaristas..
  7.  # 27

Colocado por: pauloagsantos

a minha mãe cozinha tudo a olho, sem receitas nem quantidades e o resultado é bem bom.

um construtor experiente até consegue dar um orçamento apenas pelos projectos de arquitectura e de especialidades. Depois dão umas obras para as outras.

Depois lá pelo meio aparece um revestimento ou um equipamento que custa alguns milhares de euros e lá se vai a margem de lucro.

É bom trabalhar com pato bravos
  8.  # 28

Mas há mts empreiteiros que nem se quer olham para o mapa de quantidades.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  9.  # 29

Comecei a construir em Maio de 2022, se em Outubro de 2021 tínhamos calculado gastar aproximadamente 220/230 mil fora terreno e despesas, agora com 310 mil já abdicamos de certos pormenores, e mesmo assim não sabemos se vamos conseguir construir tudo, como por exemplo a piscina. Já tive de retificar os orçamentos dos roupeiros e cozinha 3 vezes.
    Tive de avançar com a construção porque não tinha outra opção, mas caso possa esperar mais algum tempo, construa mais tarde.
  10.  # 30

Mas chegou a receber orçamentos de valores 220/230?
  11.  # 31

Colocado por: PickaxeClaro, mas a obra é feita como ele quer, com os materiais que ele quer, da forma como que fez todos as outras. Cada um gasta o seu dinheiro como quer, quando sou eu a pagar as obras tem que ser feitas como eu quero.

claro que não.... a obra é feita conforme os projetos aprovados na camara e cabe à fiscalização zelar pela correta execução da obra.

depois os materiais são os escolhidos pelo DO, dentro de uma determinada gama de preços, se passar do valor, paga à parte.

mas concordo que cada um gasta o seu dinheiro como quer e como geralmente o DO não percebe puto de obras mais vale gastar o dinheiro numa boa fiscalização, caso contrário a obra será sempre feita da forma como o construtor quer.

NOTA: na minha casa até paguei por um mapa de quantidades e até acho um instrumento util.
  12.  # 32

Colocado por: BuscaComecei a construir em Maio de 2022, se em Outubro de 2021 tínhamos calculado gastar aproximadamente 220/230 mil fora terreno e despesas, agora com 310 mil já abdicamos de certos pormenores

Pode revelar em que incidiu tamanha diferença da estimativa? Custo da MO, custo de materiais...?
  13.  # 33

Colocado por: IronManSousaMas chegou a receber orçamentos de valores 220/230?

Sim
  14.  # 34

Colocado por: powerPT

Pode revelar em que incidiu tamanha diferença da estimativa? Custo da MO, custo de materiais...?

Essencialmente valor dos materiais, mas acredito que também puxem mais alguma coisa na mão de obra com a desculpa do aumento dos materiais.
    Como disse a cozinha e os roupeiros aumentaram sensivelmente 30 a 40%. Tive a vantagem de ser eu a tratar das especialidades, janelas e dos materiais de acabamentos utilizando os descontos do construtor.
  15.  # 35

Colocado por: pauloagsantos

claro que não.... a obra é feita conforme os projetos aprovados na camara e cabe à fiscalização zelar pela correta execução da obra.

depois os materiais são os escolhidos pelo DO, dentro de uma determinada gama de preços, se passar do valor, paga à parte.

mas concordo que cada um gasta o seu dinheiro como quer e como geralmente o DO não percebe puto de obras mais vale gastar o dinheiro numa boa fiscalização, caso contrário a obra será sempre feita da forma como o construtor quer.

NOTA: na minha casa até paguei por um mapa de quantidades e até acho um instrumento util.
    A maioria dos projetos de licenciamento de pouco vale, nao ha pormenorização nenhuma, dao muita margem para fazer umas belas cag*adas, não deveria ser assim mas é.
  16.  # 36

Colocado por: gil.alves
    Emanuel, sem um mapa de quantidades de facto qualquer valor que lhe dêem será um tiro ao pato...
    Uma coisa, ICF? o projecto foi pensado para tal?
    Quando tiver mais informação e um mapa dê-me um toque. Tem o meu email no perfil. Construção tradicional poder-lhe-à ficar mais barata se o projecto não tiver sido pensado para tal.

Olá!

O projecto de arquitectura é válido para as diversas vertentes de construção. O projecto de especialidades, esse sim é ajustado ao tipo de construção, ICF; LSF; Alvenaria; betão; etc..

Daí estar nesta fase à procura de orçamentos ICF/Alvenaria para verificar diferença de valores (claro que o orçamento será apenas uma aproximação a 80% do valor final), mas se forem +/- equivalente, o ICF traz enormes vantagens, incrível o conforto que proporciona.

Sim, se por fim optar por Alvenaria e quando tiver mapa de quantidades, entrarei em contacto consigo.

Muito obrigado,
  17.  # 37

Colocado por: Ruipsm

Estou bastante satisfeito com o empreiteiro mas não tendo mapa de quantidades ele nem vai olhar para o seu projecto pois assim vai dizer que é dificil dar orçamentos. Sei disso pois já o indiquei a colegas e amigos e apenas quando tiveram mapa de quantidades é que deu orçamento. Sem ter todos os projectos não vale a pena stressar, pois o tempo que a CMM demora a aprovar projectos nessa altura o mercado já pode estar bem diferente do que está agora. Resta saber se para melhor ou para pior.. O valor final ficou mais elevado do que o inicialmente previsto mas também pois fizemos alterações no decorrer da obra, que serviu para melhorar o projecto pois uma coisa é ver em planta e 3d outra é ver na realidade. Temos 280m2 de construção sendo que quase 160m2 de habitação e restante garagem. O valor ficou abaixo 230k

Esse valor é excelente... Assim que tiver mapa de quantidades entrarei em contacto.
    Segundo informação a CMM não demora mais que 2 meses a analisar/aprovar projectos, estou a contar em Fevereiro ter tudo pronto a nivel de licenças.
  18.  # 38

Colocado por: pauloagsantosclaro que não.... a obra é feita conforme os projetos aprovados na camara e cabe à fiscalização zelar pela correta execução da obra.

Eu pensava que você era arquiteto, mas já vi que me enganei, visto que não sabe a diferença entre um projeto de licenciamento e um projeto de execução.
  19.  # 39

Colocado por: ricardo.rodriguesPenso que tem demasiadas portas de correr, e que o recuperador de calor vai ser empecilho (e, idealmente, não deveria estar junto a uma parede exterior).

Em cima, a suite fica com aquele vidro todo de canto, a apenas 3m do lote confinante... é bom para exibicionistas.

Já pensaram onde vão ficar equipamentos, como os de bomba de calor para AQS? (é que, mesmo que coubessem, naquele arrumo por baixo da escada é um no go, pois penso que não pode abrir ali zona de ventilação para cima do lote desse lado.
    )

Olá, obrigado pela observação.

Portas de correr:É um pormenor a ver posteriormente que facilmente é adaptado, inclusive já havia discutido esse tema, principalmente por acréscimo de custos, pelo que muito provavelmente serão portas de abrir "normais".

Sobre o recuperador de calor/lareira, é o único local possivel uma vez que fica entre a zona de TV/zona de jantar, outros locais não eram possíveis por aproveitamento de espaço.

A Suíte: no lote adjacente (ainda não construído) está aprovado apenas moradia de 4 frentes r/c, e a casa leva uma "pala" lateral de aparcamento dos automóveis, o qual reduz/anula visibilidade de quem estiver no lote adjacente.
  20.  # 40

Colocado por: nunogouveiaem relação ao orçamento, é uma questão de mercado . Após receb alguns orçamentos perceberá como param as modas.
    Quanto à arquitetura, e na minha opinião:
    a escadaria não cumpre as acessibilidades
    o facto de as portas estarem encostadas à parede do lado da dobradiça faz com que não abram totalmente e vão ter o batente no chão mais afastado da parede; fica gir no desenho mas precisam de uma pormenorização que torna a carpintaria mais cara.
    há alguma devassa de vista na entrada de dois dos quartos.
    No geral, o projeto não entusiasma.

Obrigado pela observação.
    As portas, serão ajustadas aquando execução, de forma a obter o melhor custo/beneficio. Não é necessário que seja tal como projecto.

As escadas, cumprem as regras das acessibilidades com 120cm de largura. Isso foi inclusive verificado por mim, pois também suscitou dúvidas na altura.

"há alguma devassa de vista na entrada de dois dos quartos." Poderia explicar melhor esta observação?

Obrigado

0.0162 seg. NEW