Colocado por: pauloagsantosum construtor experiente até consegue dar um orçamento apenas pelos projectos de arquitectura e de especialidades.
Colocado por: Bragas VE há alguma vantagem em não ser a olho?
Colocado por: Pickaxe
Obras já referi, obras orçamentadas a olho, são executadas à moda do empreiteiro. Depois vem chorar aqui para o fórum.
Colocado por: pauloagsantos
a minha mãe cozinha tudo a olho, sem receitas nem quantidades e o resultado é bem bom.
um construtor experiente até consegue dar um orçamento apenas pelos projectos de arquitectura e de especialidades. Depois dão umas obras para as outras.
Colocado por: PickaxeClaro, mas a obra é feita como ele quer, com os materiais que ele quer, da forma como que fez todos as outras. Cada um gasta o seu dinheiro como quer, quando sou eu a pagar as obras tem que ser feitas como eu quero.
Colocado por: BuscaComecei a construir em Maio de 2022, se em Outubro de 2021 tínhamos calculado gastar aproximadamente 220/230 mil fora terreno e despesas, agora com 310 mil já abdicamos de certos pormenores
Colocado por: IronManSousaMas chegou a receber orçamentos de valores 220/230?
Colocado por: powerPT
Pode revelar em que incidiu tamanha diferença da estimativa? Custo da MO, custo de materiais...?
Colocado por: pauloagsantosA maioria dos projetos de licenciamento de pouco vale, nao ha pormenorização nenhuma, dao muita margem para fazer umas belas cag*adas, não deveria ser assim mas é.
claro que não.... a obra é feita conforme os projetos aprovados na camara e cabe à fiscalização zelar pela correta execução da obra.
depois os materiais são os escolhidos pelo DO, dentro de uma determinada gama de preços, se passar do valor, paga à parte.
mas concordo que cada um gasta o seu dinheiro como quer e como geralmente o DO não percebe puto de obras mais vale gastar o dinheiro numa boa fiscalização, caso contrário a obra será sempre feita da forma como o construtor quer.
NOTA: na minha casa até paguei por um mapa de quantidades e até acho um instrumento util.
Colocado por: gil.alves
Emanuel, sem um mapa de quantidades de facto qualquer valor que lhe dêem será um tiro ao pato...
Uma coisa, ICF? o projecto foi pensado para tal?
Quando tiver mais informação e um mapa dê-me um toque. Tem o meu email no perfil. Construção tradicional poder-lhe-à ficar mais barata se o projecto não tiver sido pensado para tal.
Colocado por: Ruipsm
Estou bastante satisfeito com o empreiteiro mas não tendo mapa de quantidades ele nem vai olhar para o seu projecto pois assim vai dizer que é dificil dar orçamentos. Sei disso pois já o indiquei a colegas e amigos e apenas quando tiveram mapa de quantidades é que deu orçamento. Sem ter todos os projectos não vale a pena stressar, pois o tempo que a CMM demora a aprovar projectos nessa altura o mercado já pode estar bem diferente do que está agora. Resta saber se para melhor ou para pior.. O valor final ficou mais elevado do que o inicialmente previsto mas também pois fizemos alterações no decorrer da obra, que serviu para melhorar o projecto pois uma coisa é ver em planta e 3d outra é ver na realidade. Temos 280m2 de construção sendo que quase 160m2 de habitação e restante garagem. O valor ficou abaixo 230k
Colocado por: pauloagsantosclaro que não.... a obra é feita conforme os projetos aprovados na camara e cabe à fiscalização zelar pela correta execução da obra.
Colocado por: ricardo.rodriguesPenso que tem demasiadas portas de correr, e que o recuperador de calor vai ser empecilho (e, idealmente, não deveria estar junto a uma parede exterior).
Em cima, a suite fica com aquele vidro todo de canto, a apenas 3m do lote confinante... é bom para exibicionistas.
Já pensaram onde vão ficar equipamentos, como os de bomba de calor para AQS? (é que, mesmo que coubessem, naquele arrumo por baixo da escada é um no go, pois penso que não pode abrir ali zona de ventilação para cima do lote desse lado.
)
Colocado por: nunogouveiaem relação ao orçamento, é uma questão de mercado . Após receb alguns orçamentos perceberá como param as modas.
Quanto à arquitetura, e na minha opinião:
a escadaria não cumpre as acessibilidades
o facto de as portas estarem encostadas à parede do lado da dobradiça faz com que não abram totalmente e vão ter o batente no chão mais afastado da parede; fica gir no desenho mas precisam de uma pormenorização que torna a carpintaria mais cara.
há alguma devassa de vista na entrada de dois dos quartos.
No geral, o projeto não entusiasma.