Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Queria saber a vossa opinião quanto a orçamentos que tenho recebido para a construção de moradia.

Eis alguns elementos:
    -Constituída por R/C e 1º;
    -Area de implantação 96m2 por piso, com um total bruto de 192m2;
    -Sem garagem (apenas com cobertura lateral para aparcamento de veiculo);
    -Terreno praticamente nivelado e com bom solo de construção;
    -Bons acessos e facilidade de estacionamento, manobras, etc..
    -Cobertura horizontal;
    -Projeto em anexo (p0 e P1);
    -Acabamentos gama média com cerâmicas e pavimentos < 25€ m2.
    -Certificado Energético: A

Aquando contacto inicial com empreiteiros (ainda em fase de decisão de aquisição do terreno) em Junho 2022 foi explicado exatamente o tipo de moradia/construção reunindo com alguns deles presencialmente, os quais indicaram valores entre os 1050-1250€/m2 sendo estimado um valor de construção de 220-240K, chave na mão.

Avançamos com a compra do respetivo terreno e agora em fase de licenciamento na camera os mesmos empreiteiros já nos pedem (Out 2022) 1670€/m2 totalizando cerca de 320K!

Ora este valor é completamente inviável do ponto de vista de investimento e económico, já que com todos os riscos e financiamento do nosso lado, acabaríamos com uma casa acima do valor de mercado (construção + terreno(que não foi barato) + licenciamentos + ramais + projectos, etc..).

Qual a vossa opinião?
      projeto.jpg
  2.  # 2

Não se compreende estes valores, especialmente com valores do ferro a 95$ quando comparado com os 220$ em Jun 2021.
  3.  # 3

A procura continua muito alta nessa zona, com investimentos avultados em novas construções no Porto.
    Por exemplo, perto do parque da cidade está a ser construído algo e a ser vendido a 10K o m2 portanto...porquê se chatearem com pequenas moradias? Atiram valores desse género, até mais.
  4.  # 4

Colocado por: Emanuel91Porto1670€/m2 totalizando cerca de 320K!
    +iva?

Belo…
    Ou seja mais terreno, as coisas que enumerou, entre outros, construir fica por 450/500 000€(!)…
    É bem… dasse… :/
    Só desejo sorte Emanuel.
    Abr.

P.S. - quer pedir mais orçamentos? Tenho um contacto que talvez possa ajudar se tiver mapa de quantidades.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Emanuel91Porto
  5.  # 5

Colocado por: Emanuel91PortoAquando contacto inicial com empreiteiros (ainda em fase de decisão de aquisição do terreno) em Junho 2022 foi explicado exatamente o tipo de moradia/construção reunindo com alguns deles presencialmente, os quais indicaram valores entre os 1050-1250€/m2 sendo estimado um valor de construção de 220-240K, chave na mão.

preços a olhometro para cativar o cliente.

Colocado por: Emanuel91PortoAvançamos com a compra do respetivo terreno e agora em fase de licenciamento na camera os mesmos empreiteiros já nos pedem (Out 2022) 1670€/m2 totalizando cerca de 320K!

já fizeram as contas com mais cuidado.

embora com outros valores, isto já se fazia dantes, uma conversa simpática para ganhar empatia, manda-se um preço ao ar para ver a sensibilidade do cliente e depois quando for a sério ferram os dentes.

muita coisa muda num ano, e neste último ano mudpu mesmo muita coisa, mas aumentar 100k entre junho de 2022 e outubro de 2002, é obra.
  6.  # 6

Essa zona está muito concorrida.
    Somos quase vizinhos, acabamos a construção da nossa e casa em Jan 2021 e se fosse agora nem começava (sabendo o que se sabe de a uns meses a esta parte). O empreiteiro que nos fez a casa foi agora acabar umas coisas que ficaram para fazer e diz que não há mãos a medir, há trabalho e não há hipótese de os fazer pois não há mão de obra. A juntar a isso o aumento dos materiais é complicado. Basta ver que quando começamos o projecto havia terrenos na zona desde 30k, agora começam nos 70k. começamos o processo de projectos em 2017
  7.  # 7

Olá Ruipsm,

Poderia indicar as áreas e valores inicialmente propostos e qual o valor aproximado final?
    Está satisfeito com o seu empreiteiro? Poderia partilhar o contacto?

Sobre a mão de obra, creio que é algo que infelizmente dada a situação se vai autocorrigir nos próximos 6 meses devidos aos sucessivos cancelamentos de projectos de obra devido aos custos elevados de financiamento actuais. Os custos dos materiais já têm tido rota de descida muito impulsionada ao preço do transporte marítimo que actualmente está a 25% do valor quando comparado com 2021.

Sobre o preço dos terrenos, é absurdo os valores... mas procuramos algo que estivesse nivelado, com bom solo de construção, urbanizado, com proximidade de ramais para diminuir custo, assim como proximidade ao metro e área acima de 300m2. Conseguimos algo abaixo dos 95K mas com proximidade da A4! Porque com características similares nada encontramos abaixo dos 200K. Incríveis os valores.
  8.  # 8

Olá gil.alves,

Sim, estou bastante interessado em obter mais orçamentos.

Os mapas de quantidades só irei obter numa fase posterior já que neste momento apenas foi submetido à camera o projeto de arquitetura. Iremos submeter especialidades mais tarde.

Até porque estamos a equacionar construção com sistema ICF com uma empresa de senhora de hora.
    Tudo vai depender dos valores conseguidos de construção típica vs ICF.

Claro que se mantiver orçamentos desta ordem de grandeza teremos de cancelar o projecto.

Obrigado
  9.  # 9

Colocado por: Emanuel91PortoClaro que se mantiver orçamentos desta ordem de grandeza teremos de cancelar o projecto.

Isso não são orçamentos, são valores atirados ao ar. Nem sequer tem os projetos concluídos.
    Concordam com este comentário: ForcePT
  10.  # 10

Colocado por: Emanuel91PortoOlá Ruipsm,

Poderia indicar as áreas e valores inicialmente propostos e qual o valor aproximado final?
    Está satisfeito com o seu empreiteiro? Poderia partilhar o contacto?

Sobre a mão de obra, creio que é algo que infelizmente dada a situação se vai autocorrigir nos próximos 6 meses devidos aos sucessivos cancelamentos de projectos de obra devido aos custos elevados de financiamento actuais. Os custos dos materiais já têm tido rota de descida muito impulsionada ao preço do transporte marítimo que actualmente está a 25% do valor quando comparado com 2021.

Sobre o preço dos terrenos, é absurdo os valores... mas procuramos algo que estivesse nivelado, com bom solo de construção, urbanizado, com proximidade de ramais para diminuir custo, assim como proximidade ao metro e área acima de 300m2. Conseguimos algo abaixo dos 95K mas com proximidade da A4! Porque com características similares nada encontramos abaixo dos 200K. Incríveis os valores.

Estou bastante satisfeito com o empreiteiro mas não tendo mapa de quantidades ele nem vai olhar para o seu projecto pois assim vai dizer que é dificil dar orçamentos. Sei disso pois já o indiquei a colegas e amigos e apenas quando tiveram mapa de quantidades é que deu orçamento. Sem ter todos os projectos não vale a pena stressar, pois o tempo que a CMM demora a aprovar projectos nessa altura o mercado já pode estar bem diferente do que está agora. Resta saber se para melhor ou para pior.. O valor final ficou mais elevado do que o inicialmente previsto mas também pois fizemos alterações no decorrer da obra, que serviu para melhorar o projecto pois uma coisa é ver em planta e 3d outra é ver na realidade. Temos 280m2 de construção sendo que quase 160m2 de habitação e restante garagem. O valor ficou abaixo 230k
  11.  # 11

Colocado por: Emanuel91PortoOlá gil.alves,

Sim, estou bastante interessado em obter mais orçamentos.

Os mapas de quantidades só irei obter numa fase posterior já que neste momento apenas foi submetido à camera o projeto de arquitetura. Iremos submeter especialidades mais tarde.

Até porque estamos a equacionar construção com sistema ICF com uma empresa de senhora de hora.
    Tudo vai depender dos valores conseguidos de construção típica vs ICF.

Claro que se mantiver orçamentos desta ordem de grandeza teremos de cancelar o projecto.

Obrigado

Emanuel, sem um mapa de quantidades de facto qualquer valor que lhe dêem será um tiro ao pato...
    Uma coisa, ICF? o projecto foi pensado para tal?
    Quando tiver mais informação e um mapa dê-me um toque. Tem o meu email no perfil. Construção tradicional poder-lhe-à ficar mais barata se o projecto não tiver sido pensado para tal.
  12.  # 12

em relação ao orçamento, é uma questão de mercado . Após receb alguns orçamentos perceberá como param as modas.
    Quanto à arquitetura, e na minha opinião:
    a escadaria não cumpre as acessibilidades
    o facto de as portas estarem encostadas à parede do lado da dobradiça faz com que não abram totalmente e vão ter o batente no chão mais afastado da parede; fica gir no desenho mas precisam de uma pormenorização que torna a carpintaria mais cara.
    há alguma devassa de vista na entrada de dois dos quartos.
    No geral, o projeto não entusiasma.
  13.  # 13

Pois, orçamentos sem mapa de quantidades são palpites
  14.  # 14

Penso que tem demasiadas portas de correr, e que o recuperador de calor vai ser empecilho (e, idealmente, não deveria estar junto a uma parede exterior).

Em cima, a suite fica com aquele vidro todo de canto, a apenas 3m do lote confinante... é bom para exibicionistas.

Já pensaram onde vão ficar equipamentos, como os de bomba de calor para AQS? (é que, mesmo que coubessem, naquele arrumo por baixo da escada é um no go, pois penso que não pode abrir ali zona de ventilação para cima do lote desse lado.
    )
  15.  # 15

Colocado por: DR1982Pois, orçamentos sem mapa de quantidades são palpites

Como assim?

Pedi 3 orçamentos sem mapa de quantidades..

Já adjudiquei e já estou a construir..
  16.  # 16

Colocado por: Bragas VPedi 3 orçamentos sem mapa de quantidades..

E como é que acha que um empreiteiro orçamenta uma obra sem saber quantos m2 de azulejo leva, quantos tijolos leva, quantos m3 de betão leva, quantos kg de ferro leva, ... etc?
  17.  # 17

Pois.. não sei.. mas então combinaram preços..

2 deles diferiam em menos de 1.000€
  18.  # 18

Colocado por: Bragas VPois.. não sei.. mas então combinaram preços..

2 deles diferiam em menos de 1.000€

Não sabe, mas eu explico, é a olho.
  19.  # 19

Colocado por: PickaxeNão sabe, mas eu explico, é a olho.

a minha mãe cozinha tudo a olho, sem receitas nem quantidades e o resultado é bem bom.

um construtor experiente até consegue dar um orçamento apenas pelos projectos de arquitectura e de especialidades. Depois dão umas obras para as outras.
  20.  # 20

Colocado por: Pickaxe
    Não sabe, mas eu explico, é a olho.

E há alguma vantagem em não ser a olho?

0.0210 seg. NEW