Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bragas V

Como assim?

Pedi 3 orçamentos sem mapa de quantidades..

Já adjudiquei e já estou a construir..

Sim, exactamente, os empreiteiros trabalham com certos tipos de material de caixilharia, pavimentos, cerâmicas etc.. e sabem perfeitamente ao olhar para o projecto, a quantidade de m2 que vão necessitar e o preço que lhes vai custar.

Pode não ser um orçamento preciso, mas andará nos 90% que é o que pretendo neste momento.
  2.  # 2

Colocado por: Emanuel91Porto

Sim, exactamente, os empreiteiros trabalham com certos tipos de material de caixilharia, pavimentos, cerâmicas etc..
    Rascas provavelmente, depois em obra é os extras sempre a somar
  3.  # 3

Colocado por: Emanuel91PortoBoa noite,
    Queria saber a vossa opinião quanto a orçamentos que tenho recebido para a construção de moradia.

Eis alguns elementos:
    -Constituída por R/C e 1º;
    -Area de implantação 96m2 por piso, com um total bruto de 192m2;
    -Sem garagem (apenas com cobertura lateral para aparcamento de veiculo);
    -Terreno praticamente nivelado e com bom solo de construção;
    -Bons acessos e facilidade de estacionamento, manobras, etc..
    -Cobertura horizontal;
    -Projeto em anexo (p0 e P1);
    -Acabamentos gama média com cerâmicas e pavimentos < 25€ m2.
    -Certificado Energético: A

Aquando contacto inicial com empreiteiros (ainda em fase de decisão de aquisição do terreno) em Junho 2022 foi explicado exatamente o tipo de moradia/construção reunindo com alguns deles presencialmente, os quais indicaram valores entre os 1050-1250€/m2 sendo estimado um valor de construção de 220-240K, chave na mão.

Avançamos com a compra do respetivo terreno e agora em fase de licenciamento na camera os mesmos empreiteiros já nos pedem (Out 2022) 1670€/m2 totalizando cerca de 320K!

Ora este valor é completamente inviável do ponto de vista de investimento e económico, já que com todos os riscos e financiamento do nosso lado, acabaríamos com uma casa acima do valor de mercado (construção + terreno(que não foi barato) + licenciamentos + ramais + projectos, etc..).

Qual a vossa opinião?
      projeto.jpg

Por certo, hoje reuni com empreiteiro e houve um pequeno mal-entendido no valor.

No projecto original estava contemplado arrumos/garagem de 80m2 no final do terreno, o qual embora lhes fosse transmitido que não seria para executar, orçamentaram na mesma. Ficaram de rever o orçamento.

Mas também fiquei a saber que o orçamento não inclui equipamentos como por exemplo de A/C; Recuperador de calor, paineis solares, (apenas pré-instalação) e que para a cozinha apenas estimaram 8K! Enfim

Por outro lado, está incluído caixilharia / vidros GUARDIAN classe III em toda a casa e capoto de 8cm.
    Pavimentos vinilico com isolamento inferior.
    Cerâmicas ~20-25€/ m2
  4.  # 4

Colocado por: PickaxeEu pensava que você era arquiteto, mas já vi que me enganei,

tambem não é preciso ofender.... LOL
  5.  # 5

Colocado por: Emanuel91PortoMas também fiquei a saber que o orçamento não inclui equipamentos como por exemplo de A/C; Recuperador de calor, paineis solares, (apenas pré-instalação) e que para a cozinha apenas estimaram 8K! Enfim

Ou seja, você não tinha orçamento nenhum.
  6.  # 6

Olá!

O projecto de arquitectura é válido para as diversas vertentes de construção. O projecto de especialidades, esse sim é ajustado ao tipo de construção, ICF; LSF; Alvenaria; betão; etc..

Daí estar nesta fase à procura de orçamentos ICF/Alvenaria para verificar diferença de valores (claro que o orçamento será apenas uma aproximação a 80% do valor final), mas se forem +/- equivalente, o ICF traz enormes vantagens, incrível o conforto que proporciona.

Sim, se por fim optar por Alvenaria e quando tiver mapa de quantidades, entrarei em contacto consigo.

Muito obrigado,

Tenho um amigo que recentemente construiu em LSF e já se arrependeu, a casa nem tem 1 ano e já a tem à venda.
    • Busca
    • 21 outubro 2022 editado

# 7

Por certo, hoje reuni com empreiteiro e houve um pequeno mal-entendido no valor.

No projecto original estava contemplado arrumos/garagem de 80m2 no final do terreno, o qual embora lhes fosse transmitido que não seria para executar, orçamentaram na mesma. Ficaram de rever o orçamento.

Mas também fiquei a saber que o orçamento não inclui equipamentos como por exemplo de A/C; Recuperador de calor, paineis solares, (apenas pré-instalação) e que para a cozinha apenas estimaram 8K! Enfim

Por outro lado, está incluído caixilharia / vidros GUARDIAN classe III em toda a casa e capoto de 8cm.
    Pavimentos vinilico com isolamento inferior.
    Cerâmicas ~20-25€/ m2

E pode acreditar que o construtor ainda vai ganhar nesses materiais. Eu vou pôr piso vinílico, o construtor vai comprar a aproximadamente 20€m2, se fosse eu a comprar ficava em aproximadamente 30€m2, para não falar nos restantes descontos. 8k numa cozinha é muito pouco.
  7.  # 8

Colocado por: BuscaE pode acreditar que o construtor ainda vai ganhar nesses materiais.

Credo!!! onde é que já se viu alguém ganhar dinheiro a trabalhar !!!
    • Busca
    • 21 outubro 2022 editado

# 9

Colocado por: Pickaxe
    Credo!!! onde é que já se viu alguém ganhar dinheiro a trabalhar !!!

Mas ele não vai já ganhar com a mão de obra? Porque é que por exemplo na cozinha, onde não tem praticamente intervenção nenhuma, em 8k ganhar 2k? Ou nas cerâmicas dizer ao cliente que tem 25€m2 para gastar e depois a ele sai a 20€m2 e mete 5€m2 ao bolso.
  8.  # 10

Depende da cozinha.

Acho que a minha ficou mais ou menos por esse valor, incluindo electrodomésticos.

Colocado por: Busca8k numa cozinha é muito pouco.
  9.  # 11

Colocado por: BuscaMas ele não vai já ganhar com a mão de obra?

Ou seja, como você já ganha um ordenado ao fim do mês, pode fazer uns biscates de borla para o seu vizinho.
  10.  # 12

Ou seja, como você já ganha um ordenado ao fim do mês, pode fazer uns biscates de borla para o seu vizinho.

Mas ele vai construir a cozinha? vai montar a cozinha? ou vai fabricar os cerâmicos? vai fazer as janelas e montar? São construtores ou vendedores?
  11.  # 13

Segundo informação a CMM não demora mais que 2 meses a analisar/aprovar projectos, estou a contar em Fevereiro ter tudo pronto a nivel de licenças.

Essa é de rir...depois venha cá dizer quantos meses realmente demorou a aprovar o projecto
  12.  # 14

Colocado por: econom.pedro

Essa é de rir...depois venha cá dizer quantos meses realmente demorou a aprovar o projecto

Já conversei com imensos arquitectos e construtores da zona, os quais referiram esses prazos ou inferior procedimento da CMM na pandemia e pós pandemia simplificou bastante.

Mas já estou a ponderar 4a 5 meses caso a situação se arraste. E mesmo que arraste mais tempo, não haverá problema, até porque pode ser benéfico com os empreiteiros a terem mais disponibilidade devido a cancelamento de obras.
  13.  # 15

Colocado por: Busca

Tenho um amigo que recentemente construiu em LSF e já se arrependeu, a casa nem tem 1 ano e já a tem à venda.

Sim, LSF pelo que pesquisei, creio que é de evitar.
    O qual me estou a referir é ICF no qual a estrutura da casa é feita em blocos EPS, sendo revestido no interior por betão. A classificação energéticas destas casas são consideradas "Passivas", tendo um conforto térmico e acústico incomparável.
  14.  # 16

Ou seja, você não tinha orçamento nenhum.

Detalhado não. Foi tudo por conversa pessoal aquando visita de obra do empreiteiro e envio dos detalhes via email. O valor apresentado foi via telefone.
    Como referido, o intuito é reunir orçamentos a 80~90% do valor para comparar o custo de construção Alvenaria ou ICF de forma a decidir qual o método de construção e posteriormente avançar com o projecto de especialidades.
  15.  # 17

Colocado por: Emanuel91PortoICF no qual a estrutura da casa é feita em blocos EPS, sendo revestido no interior por betão. A classificação energéticas destas casas são consideradas "Passivas", tendo um conforto térmico e acústico incomparável.

Em teoria sim, na prática nem sempre isso acontece.
    Não é o facto de o método construtivo ser ICF que faz com que a casa seja considerada uma casa passiva. É verdade que o método facilita nesse prepósito, mas os requisitos para uma casa passiva vão muito mais além do isolamento térmico.
    ICF é sem dúvida uma boa alternativa ao método tradicional, mas deve ser executado por quem realmente sabe o que está a fazer.
    Este é o problema dos chamados métodos alternativos. Vende-se uma ideia que é a melhor coisa do mundo, mas ninguém se preocupa em advertir que devem ser executados apenas por quem realmente domina a técnica
  16.  # 18

Colocado por: Busca

Mas ele não vai já ganhar com a mão de obra? Porque é que por exemplo na cozinha, onde não tem praticamente intervenção nenhuma, em 8k ganhar 2k? Ou nas cerâmicas dizer ao cliente que tem 25€m2 para gastar e depois a ele sai a 20€m2 e mete 5€m2 ao bolso.

Sim, exatamente.
    Isso são coisas que considero más práticas. As margens que colocam em serviços que subcontratam são por vezes 50% ou mais do valor!
  17.  # 19

Colocado por: zedasilva
    Em teoria sim, na prática nem sempre isso acontece.
    Não é o facto de o método construtivo ser ICF que faz com que a casa seja considerada uma casa passiva. É verdade que o método facilita nesse prepósito, mas os requisitos para uma casa passiva vão muito mais além do isolamento térmico.
    ICF é sem dúvida uma boa alternativa ao método tradicional, mas deve ser executado por quem realmente sabe o que está a fazer.
    Este é o problema dos chamados métodos alternativos. Vende-se uma ideia que é a melhor coisa do mundo, mas ninguém se preocupa em advertir que devem ser executados apenas por quem realmente domina a técnica

Sem dúvida, das empresas que contactei, basicamente apenas fiquei com confiança numa empresa de Srª Hora, que apenas fazem construção deste tipo e são certificados.
    Aguardo no entanto o envio do orçamento deles, embora aquando contacto inicial, mencionaram valores a rondar os 1100€/m2, veremos agora...

Mas tem conhecimento ou recomendações de empresas que constroem neste método?

Obrigado
  18.  # 20

Colocado por: Emanuel91PortoMas tem conhecimento ou recomendações de empresas que constroem neste método?

Envie-me um email para [email protected]

0.0271 seg. NEW