Comprei um apartamento, usado, que tem atualmente uma caldeira a gás canalizado para AQS + Aquecimento central.
O aquecimento central é com radiadores, mas vou retirá-los todos. O apartamento já é dele muito pequeno de áreas e os radiadores retiram ainda mais espaço de interior e não compensa tê-los ali para usar dois meses por ano (na casa onde estou atualmente só usei os radiadores no quarto dos meus filhos em janeiro e fevereiro e mesmo assim pagava imenso por mês. Agora com os preços como estão, deve ser impensável!).
Não uso gás para cozinhar portanto seria apenas para as AQS, e sinceramente preferia abdicar totalmente do gás.
Andei a ler sobre uma bomba de calor + ar condicionado quando for preciso fazer aquecimento. Seria uma boa opção?
Mas tenho dúvidas, a bomba de calor precisa sempre de sala técnica? Se precisar, fica fora de questão porque realmente não tenho espaço. Seria mais eficaz atualizar para uma caldeira de condesação mais nova e eficiente e continuar agarrada ao gás natural canalizado?
Tenho uma exposição solar excelente e poderia pensar numa solução tipo solar térmica?
Gostava muito de conhecer as vossas opiniões e experiências. Obrigada pela partilha.
Estas pessoas agradeceram este comentário: banaslee
No meu caso, um apartamento construído há 15 anos, na pesquisa de soluções para minimizar os consumos/contas mensais.
Comecei pela electricidade, pedi autorização ao condomínio e instalei paineis solares fotovoltaicos e com a comparticipação do Fundo Ambiental em cerca de três anos pagarei o investimento. Não optei pelo solar térmico dada a necessidade de manutenção anual.
Tinha também uma caldeira a gás natural para AQS/Aquecimento, copmo já estava com alguns problemas tentei a solução bomba calor, muito mais eficiente para AQS, mas encontrei dois problemas:
1º Uma bomba de calor para AQS/Aquecimento (no m eu caso) é muito cara 2º Exige espaço para a sua instalação
Optei por montar uma caldeira de condensação (há cerca de um mês) e parece-me bem mais eficiente que a anterior, estou a pensar montar um pequeno termoacumulador elétrico para aproveitamento dos excedentes de produção da energia solar, para funcionar em paralelo com a caldeira.
Instalei também há dias, no ponto mais distante da caldeira, um sistema da www.aquareturn.com , que aproveitando a instalação da tubagem de água fria, faz recircular a água quente e só a disponibiliza quando atinge os 35º, evitando o desperdício de água.Estou ainda a avaliar os custos/poupanças.
Estas pessoas agradeceram este comentário: banaslee