Olá, gostaria de ajuda, pois tenho a possibilidade de usar um grande arsenal de lâmpadas dicroica ORIGINAL antes que houvesse os LED no mundo, ou antes que houvesse só ele.
Lembro-me de ler com uma luminaria de pé dicróica com uma luz que jamais vira antes, furta cor quase. O livro ficava uma maravilha e era uma precisão da luz que nunca mais vi.
Agora que posso usar estas lâmpadas origiais ( nao led) PRECISO COMPRAR uma luminária COMPATIVEL.
Alguém teria alguma dica de como comprar luminárias para lâmpadas Dicróica ORIGINAL que nào são led dicroica, só dicroica?
Fico mais do que agradecida, realmente muito agradecida.
Renée... O seu texto é confuso, presumo que por ter sido realizado através de um tradutor automático.
As suas lâmpadas dicroicas "originais"(de halogéneo) são de que tipo? GU10 a 230V, ou GU5.3 de 12V?
Pode usar qq tipo de luminaria que suporte o casquilho correspondente, e desde que não ultrapasse a potencia máxima que da luminária. Na verdade, para a sua situação, não interessa se na luminária instala lâmpadas LED ou de HALOGÉNEO.
Que tipo de luminárias procura? de mesa, de cabeceira, de tecto, de embutir em teto falso?
PS: Há lampadas LED com grande fidelidade de cor e potencia, totalmente equivalentes ao que descreve e sente com as de halogéneo.
- Potência de lâmpada halogéneo de um candeeiro de pé alto: 150W = 0.15 kW
- Potência de lâmpada LED com luminosidade equivalente: 17.5W = 0.0175 kW
- Custo da lâmpada de halogéneo: grátis
- Custo da lâmpada LED: 15€ (cara!)
- Custo da energia: 0.23€/kWh
Calculando:
Tempo de uso para os custos se igualarem: 15/(0.23*(0.15-0.0175)) = 500 horas aprox
Sabendo que uma lâmpada de halogéneo durará umas 1000h, significa que o seu consumo em metade da vida da lâmpada já dava para pagar a lâmpada LED e TAMBÉM o seu consumo!!!
Ao fim de 1000 horas, a lâmpada de halogéneo gratuita gastou em energia 34.50€ Nas mesmas 1000 horas, a lâmpada LED gastou 15€ na compra + 4€ em energia = 19€ --> são 15.5€ de poupança
Mas uma lâmpada LED, mesmo de baixa qualidade, dura 5000 horas (5x mais que a lâmpada de halogéneo).
Em 5000 horas as lâmpadas de halogéneo gratuitas gastaram 172.5€ de energia Nas mesmas 5000 horas, a lâmpada LED gastou 15€ na compra + 20€ em energia = 35€ --> são 137.5€ de poupança
ou compara lâmpadas halogeneo de 50W com lampadas LED de 7W
Tenho diversas lampadas GU10 e E14 (par) do IKEA e são equivalentes ás halogeneo. Na escolha convem ter em atenção estes pormenores: A temperatura de cor, deverá rondar entre os 2700 a 3200k O índice de restituição de cor, convém ser >85%, idealmente >90% depois é ver a potencia luminosa (lm= Lumens) e ainda o angulo de abertura do foco.