Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos. Fiz a limpeza de uma cobertura de inverno (lona azul) que estava há muitos anos guardada, e fiz proximo a piscina. Tive a infelicidade de ainda colocar a secar a cobertura proximo a piscina também. NO dia seguinte, a piscina amanheceu com uma especie de pó azul/lilás na linha dágua, no contorno de toda a piscina. O pó azul em contato com a água ficou parecendo uma especie de tinta. O pó se soltou da cobertura, ficando no ar, quando eu a deixei secando por 2 dias proximo a piscina ( e incrivelmente ninguem notou).

    Logo que notei, comecei a esfregar as bordas com medo de manchar. O resultado foi que todo o pó ficou agarrado nas paredes e no fundo, próximo a parede. O processo de filtragem (areia) nao retem o pó, e ele volta a piscina novamente.

    Os parametros da piscina estao OK, subi um pouco o cloro, e PH Ok. Utilizei floculante liquido da CTX ( em modo recirculação por algumas horas), e drenei para o esgoto. O problema é que já tive que fazer este processo por 4 ou 5 vezes, e ainda há bastante pó na piscina. E nisso, gastei muito com a reposição da água/produtos quimicos.

    Testei o floculante/clarificante em gel da CTX, colocando no pré-filtro e deixando filtrar por 12 horas. Não tive muito resultado, pq acredito que o gel pouco se "desfez".

    Estou pensando em pegar outro bloco de GEL, bater no liquidificador com bastante água, e colocar esta solução "geleca" bem diluida no pré-filtro, de forma a ficar uma camada mais espessa no filtro, em uma tentativa de reter este pó.

    Mando uma imagem de um dos dias, onde o pó estava decantado no fundo da piscina, porém na piscina ainda existiam outras zonas com o maldito pó.


    Agradeço opiniões e orientações.

    Cumprimentos.
      20221010_131154.jpg
  2.  # 2

    não sendo um composto orgânico o floculante não vai fazer nada.

    se não sair com um aspirador acho que terá que despejar a piscina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
  3.  # 3

    aspire o máximo possivel para o esgoto (sem passar pelo filtro areia), limpe a linha de agua com um pano ...
    Outra hipotese é arranjar um robot aspirador. normalmente retêm essas partículas finas, no filtro de feltro que tem. Claro está que depois o filtro deve ser para o lixo. Custam cerca de 50 a 70€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
  4.  # 4

    normalmente o floculante liquido é aplicado no tanque. não deve fazer passar NUNCA pelo filtro ( vai colmatar).
    Depois de assegurar a mistura na agua, tem de desligar a bomba. deixar actuar.
    quando estiver no fundo, precipitado. aspira para o esgoto (mais uma vez, sem passar pelo filtro)
    depois terá de repor o nivel de água.
    Concordam com este comentário: joni
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
    • lja
    • 20 outubro 2022

     # 5

    Colocado por: leonardobbE nisso, gastei muito com a reposição da água/produtos quimicos.

    Tal como o pauloagsantos disse, quimicos (floculante, cloro, ...) não são para eliminar "lixo" mas sim materia organica (algas, bacterias, etc).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
  5.  # 6

    o floculante, por arrastamento também consegue precipitar outro tipo de particulas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
  6.  # 7

    Colocado por: leonardobbTestei o floculante/clarificante em gel da CTX, colocando no pré-filtro e deixando filtrar por 12 horas. Não tive muito resultado, pq acredito que o gel pouco se "desfez".

    Já fez o backwash ao filtro? não estará com floculante misturado na areia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
    • lja
    • 20 outubro 2022

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradaso floculante, por arrastamento também consegue precipitar outro tipo de particulas...


    Sim é verdade mas só depois de "flocular" e isso não acontece se a agua "só" tiver aquele lixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
    • joni
    • 20 outubro 2022

     # 9

    ao inves do floculante, utilize um coagulante. deverá ter melhores resultados, tal como indicado aqui, meta a recircular a agua para misturar, sem NUNCA passar no filtro, desligue a bomba e deixe repousar. no dia seguinte já deve visualizar os granulados no fundo da piscina. se tiver aspirador com saco fino, é a melhor opção, se não aspire para o filtro de areia e depois lave o mesmo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
  7.  # 10

    Pegue numa mangueira e aspire a vácuo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leonardobb
  8.  # 11

    Agradeço aos comentários. Sempre deixei o floculante liquido, no modo recirculação ( nunca filtrei). Comprei até um zodiac com duplo filtro 60/150 microns. Ele pega alguma coisa, mas acaba levantando aquela nuvem de pó, e tenho a impressão que a maior parte acaba saindo por trás do robô.

    Tentei por também dentro do robô uma lã de fibra de vidro ( mais utilizado em aquários), mas também não pega nada.

    Já fiz o backwash, tudo..

    Vejo que o floculante liquido realmente flocula o pó, mas depois de drenar água/repor, parece que volta a "brotar" o pó, o que me dá a entender que há mais pó na piscina.

    Do que sugeriram, só não testei o coagulante, e o modo manual, como o @sirruper citou acima.
  9.  # 12

    Já estou há 2 semanas com este problema, e precisei fazer filtragens de rotina. Mesmo fazendo o backwash/rinse no filtro, será que o restante do pó se agarra a areia e depois volta a piscina?
  10.  # 13

    Um detalhe importante. Nessas 2 a 3 semanas, fiz cerca de 5 vezes a floculação com CTX floculante liquido ( gastei quase 12 L de floculante). Sempre jogando para o esgoto. A piscina é de 80 m3. E testei o floculante em Gel da CTX ( modo filtração), mas teve um dia que acabei esquecendo e botei no modo recirculação. As particulas do GEL foram parar na água. Acho que realmente deve haver muito floculante ainda na piscina/areia.
 
0.0122 seg. NEW