Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: zedasilvaLuis
    Não está a querer dizer que o DT tem que ser engenheiro pois não? :))).
    O que eu quero dizer é o seguinte:
    De cada vez que há um terramoto algures e morrem milhares de pessoas, eu nem durmo bem a pensar em TODOS os prédios de que eu fui Técnico Responsável.
    Não que tenha medo de alguma coisa mal feita (EU moro num apartamento de um dos «meus» prédios - de 27 pisos! - o meu pai mora num apartamento de um prédio com uns 12.500m2, piscina na cobertura, etc., etc.).
    Mas penso na minha responsabilidade se alguma coisa correr mal... mesmo que ocorra quando eu estiver reformado e com mais de 90 anos!
    O "arq.MarcoCarriço" terá consciencia disso?

Em contrapartida, ouvi dizer que a fiscalização da obra não podia ser feita pelo arquitecto projectista. E essa eu não percebo.

Quanto ao ORÇAMENTO DO ARQUITECTO, apesar das lacunas já indicadas, é dos melhores que tenho visto.
  2.  # 22

Boas

Não conheço a lei em pormenor mas sei que há qualificações específicas para os directores de obra conforme as características da obra. Por exemplo, se envolver fundações especiais nem um eng.º técnico pode ser director de obra. E penso que basta envolver contenção periférica para não poder ser um arquitecto. Há também limitações como por exemplo para obras de edifícios a partir de uma determinada classe.

cumps
    josé Cardoso
  3.  # 23

Pois comprendo-o
    Eu já recusei fiscalizações pk apesar da minha especialidade não ser o calculo os projectos não me inspiravam confiança.
    Tb já as recusei pk conhecendo o empreiteiro sabia que bastava virar costas e as coisas não iriam correr bem.
    Os "acidentes" aconteçem e eu mais que ninguem estou habituado a eles, mas cada vez que um aconteçe pergunto-me onde é que errei e pk raio não consegui evitá-lo.
  4.  # 24

Colocado por: zedasilvaPois comprendo-o

Tb já as recusei pk conhecendo o empreiteiro sabia que bastava virar costas e as coisas não iriam correr bem.

Este é um dos motivos, pelos quais mais me preocupava andar a fazer Direcção Tecnica de Obras.. ( há 9 anos, cheguei mesmo a ser corrido de uma obra, pelo dono de obra... O empreiteiro escolhido não cumpria o projecto.. e o dono de obra também não fazia caso - ele é que paga.... não estava para aturar isto e andar a perder horas de sono... ainda para mais, com a concorrência, a oferecer DTO´s englobados em honorários de 250 contos (1250€) para todos os projectos... na altura!!!)
  5.  # 25

E mudando de assunto, já repararam na listagem de elementos (que nem sequer está completa) necessária a uma simples moradia? Começo a pensar que aquela anedota do alentejano e da sanita já está quase a deixar de ser anedota
  6.  # 26

Colocado por: susatschBom dia a todos,
    Decidi avançar com o projecto de construção de uma moradia com dois pisos, garagem e piscina, no concelho de Sintra.
    Acho o vosso fórum muito interessante e como tenho a sorte de poder pedir opiniões, vou aproveitar para lhes apresentar um orçamento que recebi da parte de um arquitecto. Conto com a vossa experiência para me indicar se há alguma coisa que não vos parece correcta, nomeadamente nas exclusões indicadas e também em relação às condições de pagamento pois confesso que não tenho qualquer experiência nesse ramo.

Desde já agradeço pelos vossos comentários

Susana
      orcamento_arquitecto.jpg

em que zona de Dona Maria vai construir?
  7.  # 27

em que zona de Dona Maria vai construir?

Perto do Largo da Igreja.
  8.  # 28

muito bem... existem por la umas moradias que se encontram em pilares já a muito tempo!! não são essas! :) estou a brincar.
    •  
      FD
    • 25 janeiro 2010

# 29

Colocado por: AugstHillE mudando de assunto, já repararam na listagem de elementos (que nem sequer está completa) necessária a uma simples moradia? Começo a pensar que aquela anedota do alentejano e da sanita já está quase a deixar de ser anedota

Portugal vai ter as melhores moradias do MUNDO! :P
  9.  # 30

Colocado por: FDPortugal vai ter as melhores moradias doMUNDO! :P

Pelo menos em papel, sim
  10.  # 31

Suponho que o sr. já está esclarecido quanto ao orçamento, já podemos descambar.
    Agora nas legalizações é que vai ser a doer. Mais vale deitar abaixo e fazer de novo. Só para amostra, a estabilidade vai ter de levar mesmo projecto. E quanto é que cobra o eng. para fazer ensaios para analisar a estrutura que lá está? E se o que lá está não cumpre o REBAP?
  11.  # 32

Colocado por: sergyiomuito bem... existem por la umas moradias que se encontram em pilares já a muito tempo!! não são essas! :) estou a brincar.

Não ... de momento só tenho o terreno !
  12.  # 33

Sou daquelas pessoas (serei a única) que acha que os orçamentos dos Arquitectos são ridiculamente baixos. Acho que se deviam valorizar mais. É uma profissão muito importante e cheia de trabalho. Vejo pessoas a reclamarem de certos orçamentos, não pensam no trabalho e dores de cabeça que tem um arquitecto.
  13.  # 34

Bom dia a todos,

Conforme os vossos comentários pelos quais agradeço mais uma vez, enviei um e-mail ao arquitecto com algumas perguntas. Abaixo passo a indicar as perguntas que lhe fiz bem como as respostas que recebi. Agradeço desde já pelos vossos comentários caso acharem que alguma coisa não está correcta ou dentro do normal.

Pergunta 1: No seu orçamento não fala nem do projecto de arranjos exteriores nem do plano de segurança e saúde em obra. Eles também estão incluídos?

Resposta do arquitecto: O projecto de arranjos exteriores não está incluído uma vez que não consta dos elementos obrigatórios ao licenciamento para o local do projecto. Se estiver interessada no mesmo poderá ser facultado orçamento específico para o efeito. O Plano de Segurança e Saúde (PSS) em obra está a cargo da empresa adjudicada para a execução da obra... O PSS em projecto está incluído de forma generalista através de um Plano pré concebido para o efeito uma vez que a sua obra não acarreta situações de grande complexidade de execução e/ou perigos específicos que devam ser levados em conta em PSS especifico da sua obra.

Pergunta 2: O que compreende exactamente o Projecto de Execução por mais 650 €?

Resposta do arquitecto: O projecto de execução é uma ferramenta que visa essencialmente a pormenorização da execução bem como a definição de materiais e acabamentos a introduzir em obra, porém um projecto de execução para uma moradia no eu sentido absoluto incorreria num valor idêntico à totalidade do processo de licenciamento. Assim e por que nos termos da Lei n.º 60/2007 e na actual redacção do RMUECS é imposto a apresentação de Projecto de execução criámos um conjunto de elementos básicos de execução que deverão ser levados em conta em obra, e por vezes descurados, porém um projecto que visa essencialmente dar resposta ao legalmente imposto. Caso seja do seu interesse um projecto de execução mais completo, com mapas de medição incluídas poderemos dar orçamento específico para o efeito.

Pergunta 3: O que compreende o projecto de arquitectura a nível de desenhos etc.?

Resposta do arquitecto: O projecto de arquitectura compreende a representação o projecto à escala 1/100 com a representação dos vários pisos, Alçados e cortes e os elementos necessários à boa compreensão do projecto por parte dos técnicos de apreciação camarária e da equipa de construção civil adjudicada para a obra. Neste projecto são indicados os elementos de cariz legal, sendo que a pormenorização e características de materiais não estão incluídos.

Pergunta 4: No orçamento poderão estipular o prazo de execução destes projectos?

Resposta do arquitecto: Os prazos de execução do trabalho poderão ser estipulados em comum acordo com excepção óbvia dos prazos de apreciação das entidades.

Pergunta 5: Em relação ao acompanhamento e à responsabilidade da obra está-se a referir à Direcção técnica ou também a fiscalização da obra?

Resposta do arquitecto: A responsabilidade de obra consiste nas acções de fiscalização e garantia do correcto seguimento do projecto. Inclui um mínimo de 1 visita à obra por mês e garante a disponibilidade para esclarecimento de qualquer duvida durante a execução da obra, no local ou remotamente.
    A direcção técnica da obra encontra-se a cargo do director técnico da empresa construtora adjudicada para o efeito ou de outra pessoa eventualmente contratada pela empresa para desempenho dessa função.

Obrigada.

Susana
  14.  # 35

Colocado por: MartaDSou daquelas pessoas (serei a única) que acha que os orçamentos dos Arquitectos são ridiculamente baixos. Acho que se deviam valorizar mais. É uma profissão muito importante e cheia de trabalho. Vejo pessoas a reclamarem de certos orçamentos, não pensam no trabalho e dores de cabeça que tem um arquitecto.

e pelos seus posts o terreno ainda não tem alvará de loteamento, certo?
  15.  # 36

Colocado por: sergyio
    Colocado por: MartaDSou daquelas pessoas (serei a única) que acha que os orçamentos dos Arquitectos são ridiculamente baixos. Acho que se deviam valorizar mais. É uma profissão muito importante e cheia de trabalho. Vejo pessoas a reclamarem de certos orçamentos, não pensam no trabalho e dores de cabeça que tem um arquitecto.

Está a falar comigo?
    Mas eu falei em algum terreno e algum alvará?
  16.  # 37

Colocado por: MartaD
    Colocado por: sergyio

Está a falar comigo?
    Mas eu falei em algum terreno e algum alvará?

ups... enganei-me... a pergunta era para "susatsch"
  17.  # 38

Colocado por: susatsch Agradeço desde já pelos vossos comentários caso acharem que alguma coisa não está correcta ou dentro do normal. Susana

1.1- arranjos exteriores.
    Uma pergunta aos Arquitectos deste Forum: o custo deste projecto não devia estar incluído no da Arquitectura?

1.2 PSS
    Concordo

2. Projecto de execução
    A resposta é um bocadinho confusa, mas... creio que é aceitável. No entanto, devia INCLUIR mapas de medições (de preferência em "Excel" e a definição de (tanto quanto possível) TODOS os materiais, sem o que, quando Você for pedir propostas aos empreiteiros, cada um vai dar preços de coisas diferentes.

3. Projecto de Arquitectura
    Não ter uns desenhos em perspectiva ou mesmo em 3D vai-LHE dificultar a visualização de alguns espaços, fachadas, etc. Alguns materiais TERÃO de estar definidos (revestimentos exteriores, etc.)

4. Prazo de execução.
    Não é «poderão ser estipulados», é «TERÃO DE estar estipulados».

5. Acompanhamento, responsabilidade, DTO.
    Concordo, parece-me aceitável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susatsch
  18.  # 39

Umapergunta aos Arquitectos deste Forum: o custo deste projecto não devia estar incluído no da Arquitectura?

Não. Só quando é exigível por lei ou a pedido do cliente.
  19.  # 40

Não, só quando é pedido ou exigido por lei... ;)
    Projecto de Arranjos Exteriores = Arquitecto Paisagista (apesar dos Arquitectos(civis) cá do gabinete terem efectuado alguns... inclusivé para encomenda publica)... torna-se complicado O arquitecto assumir este Projecto,com a redacção da Lei 31/2009.

0.0245 seg. NEW