Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos.

Tenho uma grande dúvida.

Vou comprar casa e ela tem janelas de madeira e vidro simples.

Antes de mudar para lá gostaria de trocar as janelas para janelas em PVC. As soleiras já tiveram melhores dias, pelo que as vou trocar também.

A dúvida bem agora... Uma vez que o €€ não estica, queremos colocar mais tarde sistema ETICS, mas não sei quando, e a minha grande questão é como fazer as soleiras... Deixo-as 6,7 ou até 8cm salientes para depois compensar, ou há alguma forma de ter umas soleiras que posteriormente dêem para alterar ao aplicar o sistema ETICS?

Obrigado desde já,
    Cumprimentos,
    Telmo
  2.  # 2

O mais simples e barato é deixar já as soleiras com o tamanho adequado à espessura do isolamento.

Tenha em atenção que 6 cm de isolamento ETICS na verdade tem 7 ou mesmo 8 cm de espessura no final. A parede antiga pode necessitar de reboco para regularizar a superfície, depois mais alguns milímetros das colas e restantes componentes.

Não esquecer do corte térmico da soleira. Exemplo uma sandwich com pedra 15 cm + XPS 2 cm +pedra 15 cm.
    • lja
    • 21 outubro 2022 editado

# 3

Colocado por: NostradamusNão esquecer do corte térmico da soleira. Exemplo uma sandwich com pedra 15 cm + XPS 2 cm +pedra 15 cm.

Não sei se percebi bem como se faz o corte térmico da soleira.
    Suponho que a sandwich seja na horizontal, certo?

Será p.e. assim (corte lateral):

|parede|E|
    |............|E|

p = pedra
    X = XPS
    E = EPS

Alguem tem bonecos disso?
    • lja
    • 21 outubro 2022 editado

# 4

Acho que encontrei... é isto, certo?

Mas fazendo assim, não vai na mesma haver uma ponte térmica entre a pedra exterior e a parede que tem por baixo?
      ct_sol.JPG
    • lja
    • 21 outubro 2022

# 5

Hmmm... se complementar com uma coisa assim faz mais sentido:
      ct_sol2.JPG
  3.  # 6

Sim é isso.

Vai haver sempre ali uma ponte térmica entre a parte de fora da pedra e o tijolo que fica imediatamente em baixo, mas ao menos quebra-se a ponte térmica da pedra que é uma autoestrada de transferência de calor exterior/interior.

Ao fazer ETICS ao mesmo tempo que as janelas tem a vantagem de poder cobrir toda a fachada exterior e só depois assentar a pedra logo com o corte térmico alinhado com a caixilharia.

Há que fazer conceções quando se faz por etapas.
  4.  # 7

Tenho uma pergunta: e se não levasse capoto por fora, como se resolvia essa ponte térmica sob a soleira? Ou como se tapava esse esferovite azul?

P.S: já sei que não é o caso deste user, só queria deslindar esta minha dúvida.
  5.  # 8

Colocado por: econom.pedroTenho uma pergunta: e se não levasse capoto por fora, como se resolvia essa ponte térmica sob a soleira? Ou como se tapava esse esferovite azul?

Parede dupla, onde o isolamento dos panos fica alinhado com este corte térmico da soleira e com o caixilho alinhado com esse mesmo isolamento.

A meu ver até é melhor que o sistema ETICS onde por vezes, alias, maior parte das vezes, continua a haver sempre ponte térmica entre a soleira e o tijolo inferior ou lateral. Existem peças para a parte inferior, mas nunca vi para a lateral.

Muitos instaladores só instalam o ETICS depois das janelas e pedra soleira no sitio. Pessoalmente não sei e ainda estou para ver como resolvem esta ponte térmica nesta lateral entre o tijolo e a pedra, como nessa imagem em cima.

0.0118 seg. NEW