Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal,

    Tenho uma caleira a despejar directamente no jardim. Ora essa parte (para aí 25m2), está circundada por um lancil mais alto, o que faz com que, quando a chuva é muitíssimo forte - mesmo que por alguns minutos, fique completamente inundado (+-2cm de altura de água)... A minha preocupação é se a chuva forte for de horas e não de alguns minutos; Já para não falar nos problemas que deverá provocar na relva...

    Estou a pensar fazer uma espécie de sumidouro para atenuar o problema. A ideia seria uma cisterna sem fundo, ou seja uma "caixa" enterrada, p.e. com 1m3, para onde seria direcionada a água da caleira. Esta, mal começasse a chover, começaria logo a ser absorvida pelo solo, evitando-se a aglomeração à superfície.


    O que é que acham da ideia?
    • lja
    • 23 outubro 2022 editado

     # 2

    Abrir um buraco de 1m3 ainda dá trabalho (se for à mão)...
    E depois quê? reforca esse local para que o topo da cisterna não ceda e ainda caía alguem lá dentro?
    E o mais certo até é que comece a encher de areias/terras que são levadas com a àgua.

    Sem uma foto é mais difícil dar ideias... não seria mais simples e facil abrir um buraco nesse lancil e colocar um tubo para escoar a àgua?
  2.  # 3

    Pesquise por túnel de infiltração.

    Tem equipamento para esse efeito, que não corre risco de desabar facilmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  3.  # 4

    Colocado por: ljaAbrir um buraco de 1m3 ainda dá trabalho (se for à mão)...
    E depois quê? reforca esse local para que a cisterna não ceda e ainda caía alguem lá dentro?

    Sem uma foto é mais difícil dar ideias... não seria mais simples e facil abrir um buraco nesse lancil e colocar um tubo para escoar a àgua?


    Boa tarde amigo,

    Não tenho qualquer sítio para onde escoar a água: o jardim confronta em 2 lados com os vizinhos (não convém escoar para lá a água 😂...), e dos outros 2 lados é tudo passeio até à casa, sem qualquer caixa de saneamento nas imediações.

    Estava a pensar fazer 4 paredes em tijolo de 15 e uma pequena placa em tijoleira. Ficaria tudo enterrado e com terra por cima. Sim, dará de facto trabalho... Mas sem trabalho nada sem tem...
    • Susi
    • 24 outubro 2022

     # 5

  4.  # 6

    Colocado por: SusiBom dia,

    A Graf também esse sistema:https://www.graf.info/pt/drenagem-sustentavel-da-agua.html


    Boa noite,

    Obrigado pela sugestão. Já vi o material ao vivo. O de 300L com as 2 tampas fica por +- 100€.

    Acho que vou avançar.
  5.  # 7

    Depois meta aqui fotos da aplicação disso:)
 
0.0116 seg. NEW