Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Instalámos janelas PVC da Kommerling há uns meses atrás e desde logo notámos que o resultado final ficou muito aquém das nossas expectativas no que concerne ao isolamento acústico. Esta preocupação foi levantada junto da empresa instaladora ainda durante a fase comercial, uma vez que a casa se encontra numa via com algum tráfego.
    Foram-nos dadas garantias de qualidade do material e da instalação, tendo em conta essa preocupação.
    O sistema de perfis escolhido foi o Kommerling 76 Xtrem com vidros SGG CLIMALIT PLUS 6 (18 AIR) 4 e PLANITHERM XN F2.

    Poucos tempo após a instalação decidimos avançar com uma reclamação junto da empresa instaladora que a re-encaminhou para a marca. A Kommerling fez-se representar por um técnico que realizou uma inspecção à instalação, identificado um conjunto de não conformidades.

    Após essa visita técnica, a empresa instaladora apressou-se a rever a instalação, ainda antes de receber o relatório técnico da Kommerling, dedicando-se essencialmente a ajustar as folgas entre as janelas e os perfis, corrigir o posicionamento de ferragens e calços (e instalar os que estavam em falta).

    Apesar de não ter sido referido pelo técnico da Kommerling e não ver descrito em nenhum manual técnico, a empresa instaladora decidiu (unilateralmente) fazer dois furos na aresta superior de cada um dos perfis (conforme foto em anexo). De acordo com o que nos foi dito, são obrigados a fazê-lo (apesar de não ser prática comum). No entanto, parece-nos que essa furação adicional reduz a estanquidade acústica.

    Curiosamente, uma das sugestões dadas pelo técnico da Kommerling, de colocar um cordão de silicone entre a caixa de estore e a parede exterior para melhorar o isolamento acústico (a caixa de estore é interior) não foi seguida alegadamente por ser apenas uma recomendação e não uma guideline (e não concordarem com ela).

    Apesar de sentirmos uma leve melhoria, em particular durante a noite/madrugada em que era comum acordarmos com o barulho dos carros (a folga entre as janelas e o perfil era de facto grande), continuamos com a sensação de que a performance acústica fica muito aquém da expectativa e do anunciado pela marca.

    Adicionalmente, reparei recentemente numa das janelas, que o silicone exterior está já com fissuras/buracos passados poucos meses (fotos em anexo). Ao espreitar pela fissura, não consigo identificar qualquer tipo de material isolante. Já questionei a empresa instaladora e continuo a aguardar resposta.

    Agradeço partilha de considerações / pontos de vista!

    Obrigado,
    Pedro
      IMG-57852.jpg
      IMG-57862.jpg
  2.  # 2

    Interessa-me este tópico, vou colocar precisamente essas janelas no próximo mês de novembro na minha habitação. 76 xtrm, 6-20-6, um baixo emissivo no vidro de dentro. O feedback que tenho destes perfis é bastante positivo. O seu instalador era oficial da kommerling?
  3.  # 3

    Olá FabCardoso,

    As críticas que lemos na altura eram bastante positivas também. Razão pela qual decidimos avançar com esta marca, ao invés da Cortizo, a qual nos deixou bastante satisfeitos (do ponto de vista acústico e térmico) numa remodelação de apartamento em Lisboa.

    A configuração 6-18-4 foi-nos recomendada pela empresa instaladora, precisamente para reduzir a propagação acústica. Foi-nos explicado que ao colocar vidros de espessura diferente conseguiriamos melhorar o desempenho acústico.

    Respondendo à sua questão, é sim um instalador oficial Kommerling.
  4.  # 4

    Esses furos de "ventilação" praticamente todas as caixilharias em PVC têm é normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocrs
  5.  # 5

    Colocado por: pedrocrsa caixa de estore é interior


    não ajuda nada, nem o isolamento térmico, nem o isolamento sonoro.


    mas esse silicone da segunda foto revele algum desleixo e falta de brio do instalador.
  6.  # 6

    Olá pedroc,
    De todo será por razão das janelas Kommerling que por renome reconhecido, e também pela minha experiência pessoal, é material de excelência na sua gama de pvc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrocrs
  7.  # 7

    Caro CMartin,

    Tendo a concordar consigo. As pesquisas e recolha de testemunhos que antecederam a escolha do material indicam isso mesmo.

    Em todo o caso, comparativamente às janelas Cortizo que instalámos há 3 anos num apartamento em Lisboa, as da Kommerling deixam mesmo muito a desejar no que diz respeito ao isolamento acústico e térmico (com a devida ressalva de que o PVC da caixilharia não é certamente o único factor a influenciar o isolamento). No entanto, é no mínimo de estranhar que umas janelas de gama consideravelmente inferior colocadas num apartamento construído na década de 70 (com pelo menos mais 20 anos do que a casa que acabámos de remodelar) e naturalmente com isolamento termico-acústico bastante inferior apresente uma diferença de eficiência tão notória (para melhor).

    Antecipando a questão, deixo abaixo a especificação das janelas instaladas em Lisboa:
    - Janela vidro triplo planistar one 4mm/ cx.14mm warm edge / planiclear 4mm temperado / cx. 14 mm warm edge / planiclear 4mm da série A70; Caixa de estore compacto pvc artbox regi 205 c/term 45mm


    Colocado por: pauloagsantos

    não ajuda nada, nem o isolamento térmico, nem o isolamento sonoro.

    pauloagsantos, concordo consigo. Porém, as janelas acima descritas também têm uma caixa de estore interior e o ruído nunca foi um problema enquanto lá morámos. Com a agravante que têm enrolador com fita (que é mais uma abertura para a rua) ao contrário das da Kommerling que são estores elétricos.

    Colocado por: pauloagsantosmas esse silicone da segunda foto revele algum desleixo e falta de brio do instalador.


    Indo além do desleixo e falta de brio, será que a ausência de material selante (tal como descrito no tópico Selagem janelas com poliuretano expandido) é suficiente para penalizar assim tanto a performance acústica das janelas?

    Obrigado uma vez mais pelo feedback.
  8.  # 8

    O tópico JANELAS é tão recorrente que eu acho que JANELAS deveria ter um fórum só para elas.

    As janelas são tão importantes em uma casa. É muito triste quando pagamos um valor alto e não temos aquilo que acreditávamos estar a comprar ou aquilo que nos foi prometido com a compra. E há sempre um empurra-empurra, há dores de cabeça, momentos de raiva e frustração quando, então, mesmo com janelas novinhas em folha, continuamos ouvir os barulhos da rua ou sentir o frio e o calor entrar em casa.

    Eu estou a procura de janelas para meu apartamento e não consigo tomar uma decisão. Os valores pedidos são, na maioria dos orçamentos, ALTISSIMOS e fico a pensar se valem o que pedem. Também acho que, devido a situação atual, há também muito oportunismo em relação a preços. Outra coisa - os instaladores. Creio que existam bons, maus e péssimos. E isso afunda mesmo a reputação de algumas marcas. Mas como não cair nas mãos dos maus e dos péssimos?????????

    Não sei.
    •  
      CMartin
    • 25 outubro 2022 editado

     # 9

    Colocado por: pedrocrsEm todo o caso, comparativamente às janelas Cortizo que instalámos há 3 anos num apartamento em Lisboa, as da Kommerling deixam mesmo muito a desejar no que diz respeito ao isolamento acústico e térmico (com a devida ressalva de que o PVC da caixilharia não é certamente o único factor a influenciar o isolamento).

    Estou claramente de acordo consigo, entre as janelas Cortizo e as da Kommerling, em pvc, haverá diferença, e a mais valia, de acordo com o meu conhecimento, e experiência, vai para a Kommerling.
    Veja que tenho Kommerling (e outra solução) na minha casa ao nível da estrada, que fica numa espécie de centro histórico, num cruzamento, cheio de trânsito, inclusivamente pesado, e estou sossegada.

    Colocado por: pedrocrsNo entanto, é no mínimo de estranhar que umas janelas de gama consideravelmente inferior colocadas num apartamento construído na década de 70 (com pelo menos mais 20 anos do que a casa que acabámos de remodelar) e naturalmente com isolamento termico-acústico bastante inferior apresente uma diferença de eficiência tão notória (para melhor).

    Sim. Embora, como diz acima e bem, o material e gama da caixilharia não sustenta, por si só, a sua eficiência. Há o vidro adequado a cada casa e caso, e, de facto, a instalação. E as condições existentes e físicas, de instalação (como estores). Tudo isto, em conjunto, perfaz o todo da eficácia da solução.

    No entanto, custa-me a querer que o vidro aqui mencionado seja culpado único pelo diferencial que sente entre as da Cortizo e as Kommerling (que não sendo nada más, não são melhores que a Kommerling em pvc).
    É estranho.
    A instalação retirando como mencionam algum desleixo e brio, pelas imagens, não me parece ser de tal ordem que afecte a performance.
    A selagem das janelas com poliuterano tal como não foi necessário nas suas Cortizo, não seria necessário aqui. Na minha opinião, excesso de zelo - quando e importante salientar, a instalação cumpre os requisitos, o material de caixilharia é bom, o vidro é o adequado.
    Desculpe a pergunta mas os instaladores e os representantes que aí foram avaliar sentiram o ruído e concordam, ou estão a basear-se na insatisfação que o pedroc lhes transmitiu ? E, assim, não detectando, na percepção deles esse ruído, não estão absolutamente cientes da sua resolução. Não sei se estou a ser confusa na explicação.
  9.  # 10

    Colocado por: Eugenia MatosEu estou a procura de janelas para meu apartamento e não consigo tomar uma decisão. Os valores pedidos são, na maioria dos orçamentos, ALTISSIMOS e fico a pensar se valem o que pedem.

    Olá Eugénia,
    Compreendo o que diz, e, pelo que de vez em quando vejo no fórum, a Eugénia anda nesta indecisão há algum tempo.
    Sabe o que lhe digo, tem mesmo que ter gente de confiança a trabalhar, de preferência, alguém com referências e que a Eugénia, visitando e falando com, sente que falam a mesma língua, que fazem esse "clique" de entendimento. HÁ muita gente boa por aí.
    Tal como há muito material bom por aí, e esse é conhecido, tem nome, as marcas são fidedignas.
    De resto, em termos de preços, tem havido aumentos, mais nos materiais de obra, do que propriamente nos elementos de decoração, direi que desde o covid. E faltas de material e atrasos.
    Há que gerir tudo isto, e como cliente que é, fazer por obter a melhor resposta que o mercado tem para lhe dar.
    Não conte de forma fidedigna com o forum, porque, por vezes, acha o cliente que pode precisar de tudo isto que aqui vem discutido, e no seu caso não precisa de todo, e toca a pagar por "desnecessidades" que leu no forum serem importantes. Enfim, há que analisar, beber daqui um pouco do que interessa de informação, mas adaptá-la ao caso de cada um.
    Há casos em que as instalações correm mal, mas perante um instalador com "honradez", e demore o que for preciso, vai querer um cliente satisfeito.
    É preciso também o cliente saber gerir a relação, de forma a não torná-la insustentável, essa relação de fornecedor - cliente de boa fé, em que ambos querem sair satisfeitos.
    •  
      CMartin
    • 25 outubro 2022 editado

     # 11

    Colocado por: pedrocrsCuriosamente, uma das sugestões dadas pelo técnico da Kommerling, de colocar um cordão de silicone entre a caixa de estore e a parede exterior para melhorar o isolamento acústico (a caixa de estore é interior) não foi seguida alegadamente por ser apenas uma recomendação e não uma guideline (e não concordarem com ela).

    Os estores são novos também ?
    Edito : Já vi que sim.
  10.  # 12

    Cara Carla, obrigado pelo seu feedback e pelas suas questões.

    Colocado por: CMartinA instalação retirando como mencionam algum desleixo e brio, pelas imagens, não me parece ser de tal ordem que afecte a performance.
    A selagem das janelas com poliuterano tal como não foi necessário nas suas Cortizo, não seria necessário aqui. Na minha opinião, excesso de zelo - quando e importante salientar, a instalação cumpre os requisitos, o material de caixilharia é bom, o vidro é o adequado.
    Desculpe a pergunta mas os instaladores e os representantes que aí foram avaliar sentiram o ruído e concordam, ou estão a basear-se na insatisfação que o pedroc lhes transmitiu ? E, assim, não detectando, na percepção deles esse ruído, não estão absolutamente cientes da sua resolução. Não sei se estou a ser confusa na explicação.


    Apesar de não termos uma concordância formal/oficial por parte do instalador e/ou marca, tanto o técnico da Kommerling como o representante reconheceram a possibilidade (anómala no meu entender) de compreender uma conversa entre duas pessoas que estão a passar a 5m da sala (ao nível do R/C) com as janelas fechadas. Creio que a medição acústica (amadora) realizada por mim com recurso a aplicações no telemóvel, que puderam traduzir em números (dB) a diferença de atenuação acústica entre o anunciado pela marca e o medido no local, não deixaram grande espaço para dúvidas.

    Após essa verificação empírica (sem recurso a medidores acústicos) por parte do técnico da Kommerling, o mesmo procedeu à vistoria da instalação, identificando um conjunto de inconformidades, conforme referido no primeiro post - folgas excessivas entre os vidros e a caixilharia, posicionamento errado dos calços dos vidros, ferragens em falta ou incorretamente instaladas, etc. Foi referido pelo próprio técnico que todas estas inconformidades poderiam estar a prejudicar a eficiência acústica das janelas.
    Reiterando,
    apesar de sentirmos uma leve melhoria, em particular durante a noite/madrugada em que era comum acordarmos com o barulho dos carros (a folga entre as janelas e o perfil era de facto grande), continuamos com a sensação de que a performance acústica fica muito aquém da expectativa e do anunciado pela marca.


    Creio que o próximo passo será realizar uma nova medição acústica, desta vez recorrendo a equipamento especializado, de modo a poder ter uma comparação mensurável entre o anunciado pela marca, e a performance real em cada uma das janelas (com e sem caixa de estore).

    Obrigado.
    •  
      CMartin
    • 26 outubro 2022 editado

     # 13

    Colocado por: pedrocrsApesar de não termos uma concordância formal/oficial por parte do instalador e/ou marca, tanto o técnico da Kommerling como o representante reconheceram a possibilidade (anómala no meu entender) de compreender uma conversa entre duas pessoas que estão a passar a 5m da sala (ao nível do R/C) com as janelas fechadas. Creio que a medição acústica (amadora) realizada por mim com recurso a aplicações no telemóvel, que puderam traduzir em números (dB) a diferença de atenuação acústica entre o anunciado pela marca e o medido no local, não deixaram grande espaço para dúvidas.

    Veja se não será motivada antes ou pelo menos também pela construção, no sentido de que o som está a passar pelas paredes e não propriamente pelas janelas.

    Colocado por: pedrocrsApós essa verificação empírica (sem recurso a medidores acústicos) por parte do técnico da Kommerling, o mesmo procedeu à vistoria da instalação, identificando um conjunto de inconformidades, conforme referido no primeiro post - folgas excessivas entre os vidros e a caixilharia, posicionamento errado dos calços dos vidros, ferragens em falta ou incorretamente instaladas, etc. Foi referido pelo próprio técnico que todas estas inconformidades poderiam estar a prejudicar a eficiência acústica das janelas.

    É fazer essa optimização, para garantir a boa instalação, conforme estipulado pelos requisitos/regras da Kommerling.

    Colocado por: pedrocrsCreio que o próximo passo será realizar uma nova medição acústica, desta vez recorrendo a equipamento especializado, de modo a poder ter uma comparação mensurável entre o anunciado pela marca, e a performance real em cada uma das janelas (com e sem caixa de estore).

    Nessa equação que vai fazer, não ponha de parte como disse acima, o som ser audível por motivos da construção, o que apenas deixará de haver isolando as paredes, com pladur por exemplo. Se for pelas paredes, não há janelas que lhe garanta o isolamento sonoro do que passa pelas paredes. Tire a limpo essa possibilidade.

    Tudo a correr bem. E dê notícias !
    Cumprimentos
  11.  # 14

    Colocado por: CMartin
    Olá Eugénia,
    Compreendo o que diz, e, pelo que de vez em quando vejo no fórum, a Eugénia anda nesta indecisão há algum tempo.
    Sabe o que lhe digo, tem mesmo que ter gente de confiança a trabalhar, de preferência, alguém com referências e que a Eugénia, visitando e falando com, sente que falam a mesma língua, que fazem esse "clique" de entendimento. HÁ muita gente boa por aí.
    Tal como há muito material bom por aí, e esse é conhecido, tem nome, as marcas são fidedignas.
    De resto, em termos de preços, tem havido aumentos, mais nos materiais de obra, do que propriamente nos elementos de decoração, direi que desde o covid. E faltas de material e atrasos.
    Há que gerir tudo isto, e como cliente que é, fazer por obter a melhor resposta que o mercado tem para lhe dar.
    Não conte de forma fidedigna com o forum, porque, por vezes, acha o cliente que pode precisar de tudo isto que aqui vem discutido, e no seu caso não precisa de todo, e toca a pagar por "desnecessidades" que leu no forum serem importantes. Enfim, há que analisar, beber daqui um pouco do que interessa de informação, mas adaptá-la ao caso de cada um.
    Há casos em que as instalações correm mal, mas perante um instalador com "honradez", e demore o que for preciso, vai querer um cliente satisfeito.
    É preciso também o cliente saber gerir a relação, de forma a não torná-la insustentável, essa relação de fornecedor - cliente de boa fé, em que ambos querem sair satisfeitos.


    Ola senhora Carla,

    Faz alguns meses que procuro janelas sim.

    Já instalei janelas em outros apartamentos e optei por REHAU COM FERRAGENS GU. E não me decepcionaram.Eu estava na zona das Amoreiras com aviões a passar pela cabeça. Mas a estética e a localização deste atual imóvel é diferente e são muitas janelas. Quero mais vidro e menos perfil. Por isso a indecisão. Sim, já faz alguns meses que procuro e peço orçamentos...
    Quanto ao preço...eu já disse...é a minha visão de consumidora, há um pouco de oportunismo.

    Obrigada pelas dicas. É o que tento fazer - adequar toda informação à minha real necessidade.
    •  
      CMartin
    • 26 outubro 2022 editado

     # 15

    .
    •  
      CMartin
    • 26 outubro 2022 editado

     # 16

    Colocado por: Eugenia MatosJá instalei janelas em outros apartamentos e optei por REHAU COM FERRAGENS GU.

    Rehau, outra marca de caixilhos que merecem a sua boa fama. Escolheu bem.
    Colocado por: Eugenia MatosQuero mais vidro e menos perfil. Por isso a indecisão. Sim, já faz alguns meses que procuro e peço orçamentos..

    Nesse caso, se vê, no seu entender que precisa de um perfil fino, terá que equacionar o alumínio. Penso que virá também daí a questão dos valores, o alumínio com ruptura é sempre mais caro do que o pvc, para a mesma eficiência. E, sim, ambos terão subido de preço.
    Penso que existe uma série minimalista de pvc, mas não chegará ao minimalismo do alumínio.
    Veja a Eugénia se averigua isso junto dos fornecedores, pvc com perfil minimalista ou pelo menos mais fino do que o standard. Sei que numa das marcas existe - mas, lá está, é minimalista para pvc. Também existirá qualquer coisa na linha do oculto, em pvc.
    Não me trate por senhora, só sou velha um pouco ;o)
    • BRav
    • 13 outubro 2023

     # 17

    Boa noite Carla,

    Desculpe incomodá-la mas estou a pensar colocar caixilharia com perfis da Kommerling , tenho um orçamento interessante e também se trata de um instalador autorizado.

    No entanto, a experiência que relatou e que é extremamente desagradável deixou-me reticente.

    Poderia partilhar se o instalador em questão se trata da Litigoncalves?

    Obrigado!
    •  
      CMartin
    • 22 outubro 2023 editado

     # 18

    Boa noite,
    Não incomoda nada, mas não fui eu que relatei a má experiência com o instalador, foi pedrocrs.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRav
    • BRav
    • 22 outubro 2023

     # 19

    Colocado por: CMartinBoa noite,
    Não incomoda nada, mas não fui eu que relatei a má experiência com o instalador, foi pedrocrs.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRav


    Tens toda a razão Carla! Obrigado pelo esclarecimento! :)
    • BRav
    • 22 outubro 2023

     # 20

    Colocado por: pedrocrsBoa tarde a todos,

    Instalámos janelas PVC da Kommerling há uns meses atrás e desde logo notámos que o resultado final ficou muito aquém das nossas expectativas no que concerne ao isolamento acústico. Esta preocupação foi levantada junto da empresa instaladora ainda durante a fase comercial, uma vez que a casa se encontra numa via com algum tráfego.
    Foram-nos dadas garantias de qualidade do material e da instalação, tendo em conta essa preocupação.
    O sistema de perfis escolhido foi o Kommerling 76 Xtrem com vidros SGG CLIMALIT PLUS 6 (18 AIR) 4 e PLANITHERM XN F2.

    Poucos tempo após a instalação decidimos avançar com uma reclamação junto da empresa instaladora que a re-encaminhou para a marca. A Kommerling fez-se representar por um técnico que realizou uma inspecção à instalação, identificado um conjunto de não conformidades.

    Após essa visita técnica, a empresa instaladora apressou-se a rever a instalação, ainda antes de receber o relatório técnico da Kommerling, dedicando-se essencialmente a ajustar as folgas entre as janelas e os perfis, corrigir o posicionamento de ferragens e calços (e instalar os que estavam em falta).

    Apesar de não ter sido referido pelo técnico da Kommerling e não ver descrito em nenhum manual técnico, a empresa instaladora decidiu (unilateralmente) fazer dois furos na aresta superior de cada um dos perfis (conforme foto em anexo). De acordo com o que nos foi dito, são obrigados a fazê-lo (apesar de não ser prática comum). No entanto, parece-nos que essa furação adicional reduz a estanquidade acústica.

    Curiosamente, uma das sugestões dadas pelo técnico da Kommerling, de colocar um cordão de silicone entre a caixa de estore e a parede exterior para melhorar o isolamento acústico (a caixa de estore é interior) não foi seguida alegadamente por ser apenas uma recomendação e não uma guideline (e não concordarem com ela).

    Apesar de sentirmos uma leve melhoria, em particular durante a noite/madrugada em que era comum acordarmos com o barulho dos carros (a folga entre as janelas e o perfil era de facto grande), continuamos com a sensação de que a performance acústica fica muito aquém da expectativa e do anunciado pela marca.

    Adicionalmente, reparei recentemente numa das janelas, que o silicone exterior está já com fissuras/buracos passados poucos meses (fotos em anexo). Ao espreitar pela fissura, não consigo identificar qualquer tipo de material isolante. Já questionei a empresa instaladora e continuo a aguardar resposta.

    Agradeço partilha de considerações / pontos de vista!

    Obrigado,
    Pedro
      IMG-57852.jpg
      IMG-57862.jpg


    Boa noite Pedro,

    Desculpe incomodá-lo mas estou a pensar colocar caixilharia com perfis da Kommerling , tenho um orçamento interessante e também se trata de um instalador autorizado.

    No entanto, a experiência que relatou e que é extremamente desagradável deixou-me reticente.

    Poderia partilhar se o instalador em questão se trata da Litigoncalves?

    Não tenho referências muito concretas sobre a empresa em questão.

    Obrigado!
 
0.0268 seg. NEW