Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos...
    Comprei um apartamento com recuperador de calor...os anteriores donos disseram que poucas vezes o ligaram...o vidro estava completamente preto ...eu desmontei e coloquei cordas novas tal como as que la estavam..a toda a volta do vidro...este fim de semana,ligamos pela primeira vez...em pouco mais de meia hora o vidro ficou preto de tal maneira que nao se conseguia ver as chamas...hoje fui ao leroy merlin ver se meconseguiam explicar o que poderia ser...a primeira pergunta que o funcionário me fez foi se tinha corda a toda a volta do vidro...pois em cima nao deveria ter,por usso o vidro fica todo oreto,e mostrou me os recuperadores de exposição, e tealmente em cima nao tinham...
    Entao cheguei a casa ,limpei novamente o vidro e liguei o recuperador...ja o liguri novamente por diaa vezes e realmente esta limpo...agora o que me aconteceu desta segunda vez,foi que quando mexi no registo da saida de ar,começou a sair imenso fumo pelo vidro..fiquei com a casa com imenso fumo..nao sei se foi isso...mas da primeira vez que acendi,isso nao aconteceu...alguem me da umas dicas por favor?Obrigado
    • D'eu
    • 24 outubro 2022

     # 2

    Bom dia Pedro,

    Vou-lhe contar o que sei pela minha experiência com recuperadores de calor, nomeadamente o meu.

    O meu recuperador de calor, nas instruções de utilização, refere a possibilidade de montar o cordão todo inteiro ou então, deixando uma abertura na parte inferior. A segunda opção de montagem do cordão vem com a indicação para ser seguido pelos usuários que denotam que o vidro fica usualmente muito sujo contudo também adverte que haverá uma redução do rendimento; refere ainda que tem como objetivo promover a circulação de ar pela parte interior do vidro e assim evitar que o fumo entre em contato com o mesmo tão facilmente.

    Nas primeiras vezes de utilização do recuperador de calor fiquei com o vidro idêntico ao seu. Pensei em seguir a ideia do corte no cordão mas essa ideia não me fazia sentido pelo que andei a testar outra opções. Durante as várias experiências que fui fazendo, reparei que se gerisse melhor o encerramento do ar - ou seja, só começo a fechar o ar quando o recuperador de calor está bem quente e nunca o encerro completamente - a sujidade do vidro reduzia bastante. Com esta estratégia deixei de ter o vidro preto, há sempre alguma sujidade que se cola no vidro mas nunca ao ponto de deixar de ver o interior.

    Outra situação que é bastante importante é o estado da lenha. Quando mais seca, menor fumo faz, melhor rendimento calórico tem e menos deixa o vidro preto. Isto para dizer, que se conseguir armazenar a lenha de um ano para o outro num local seco vai ver que é muito melhor.

    Relativamente à casa com fumo ... se corta o cordão passa a haver a possibilidade de passagem de ar do interior do recuperador de calor para o exterior. Toda a restante parte é uma questão de pressões ... tenho conhecimento que existem recuperadores em que o cordão não circunda completamente a porta, mas no meu entender trata-se de uma questão de desenho próprio do equipamento - ou seja, o fabricante opta por esta solução tendo em conta o desenho / especificações do equipamento que concebe. É feito de propósito.

    Espero ter ajudado.

    Eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_nelson
  2.  # 3

    Acho que vou voltar a colocar cordao por todo o vidro...se slguem me soubesse dizer qusl o modelo deste recuperador psra eu tentar arranjar o manual isso era optimo...pois ja pesquisei com a lente e encontrei algumas fotos iguais e outra muito parecidas,mas de marcas completamente diferentes...em relação ao meu,nso vejo informacao em lado nenhum
  3.  # 4

    Acabei agora mesmo de retirar umas grelhas frontais...com umas ventoinhas....isso serve para quê? Mao tem nada para as ligar....obrigado
  4.  # 5

    Servem para ser ligadas quando o recuperador está em funcionamento e melhor o rendimento do mesmo. Basicamente faz circular o ar em volta do recuperador para aproveitar o calor da envolvente

    Colocado por: Pedro_nelsonAcabei agora mesmo de retirar umas grelhas frontais...com umas ventoinhas....isso serve para quê? Mao tem nada para as ligar....obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_nelson
  5.  # 6

    Colocado por: BigmouseServem para ser ligadas quando o recuperador está em funcionamento e melhor o rendimento do mesmo. Basicamente faz circular o ar em volta do recuperador para aproveitar o calor da envolvente

    o problema é que nao faço a minima ideia de onde elas se ligam....😀😀😀ja andei de lanterna à procura de algum botao,e nao encontro em lado nenhum
  6.  # 7

    Alguns não tem botão. O comando on/off é feito por um termostato, que deve está junto aos ventiladores.

    Ou então tem como eu tinha no meu antigo recuperador. Tinha um regulador, que ligava e desligava e ainda controlava a velocidade.

    Colocado por: Pedro_nelsono problema é que nao faço a minima ideia de onde elas se ligam....😀😀😀ja andei de lanterna à procura de algum botao,e nao encontro em lado nenhum
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_nelson
  7.  # 8

    Colocado por: BigmouseAlguns não tem botão. O comando on/off é feito por um termostato, que deve está junto aos ventiladores.

    Ou então tem como eu tinha no meu antigo recuperador. Tinha um regulador, que ligava e desligava e ainda controlava a velocidade.

    amanha vou voltar a colocar um cordão novo e vou ligar novamente...vou estar atento a ver se elas ligam...obrigado
  8.  # 9

    Ler a "bíblia" do aquecimento a lenha: http://sitiodaslareiras.com/perguntas_instalacoes_existentes.htm
    Concordam com este comentário: cesarl
 
0.0152 seg. NEW