Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a iniciar o projeto de construção da minha futura moradia.
    Solicitei ao arquiteto:
    Serão 5 quartos (todos em suite) e um escritório.
    Um dos quartos no andar rés do chão com acesso de mobilidade reduzida.
    Lavandaria no andar dos quartos.
    Elevador.
    Cozinha com parede de correr (para evitar barulhos e cheiros de forma regular). Estamos a ponderar a melhor alternativa.
    Depois de ter visto as vossas sugestões em vários tópicos e considera-se muito pertinentes, peço assim a V/ opinião sobre esta planta.

    Antecipadamente grato,
      received_1155920275332607.jpeg
      received_498711772179719.jpeg
      received_808420653694810.jpeg
  2.  # 2

    Creio que os experts foristas poderão dar melhor contribuição com plantas cotadas.
    Sem dimensões será sempre um pouco menos objetiva qualquer dica.

    Tb é muito útil dar a orientação (N-S) e o enquadramento (estrada? Vistas? Paisagem? Cidade ou campo? Declive do terreno? Porque este formato longo? Limitações do terreno?...)

    A casa não tem janelas😉!

    Por curiosidade: qual é o teto orçamental estimado/desejado?
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  3.  # 3

    Boas Tiago.
    Presumo que isso seja assim um rabisco do arquitecto a tentar alguma coisa.
    Com esses requisitos o tecto orçamental deverá ser alto 500k+ (+ivas), espero que não lhe tenha adjudicado um projecto de 3000€… se não vai gastar uma pipa de massa e o arq. não vai estar com tempo “para o aturar”.

    Em relação a este estudo (presumo estudo) sem janelas, insípido… acho que tem de ser mastigado.
    Chega a casa se quer ir ao quarto ainda tem de ter folgo.
    Portas das IS no meio das paredes dos quartos não são grande ideia.
    Estou com alguma dificuldade em encaixar aquela cave no resto do projecto. Não alinha com nada ou há ali um erro.
    De resto é uma casa “descomunal” de grande.
    Se precisa de 5 quartos mais escritório seja mas o seu arq. tem de puxar mais pela imaginação, assumindo que esteja a ser pago para isso. ;)

    Abr. Vá pondo updates.
    Cheira-me que ainda vai dar mts voltas isso…
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  4.  # 4

    Vai ter piano de cauda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  5.  # 5

    Para o tipo de programa apresentado, incluindo inclusive uma plataforma vertical.. Acho , mesmo em sede de Estudo prévio, um projeto fraquito.
    O Gil já descreveu o básico.
    Os espaços na generalidade apresentam-se sem conteúdo. As IS mal equipadas/ distribuídas, sem grandes cuidados os cesso entre a suite master. Q. vestir a Is. muito mal bolado.
    A "entrada" da casa, sem qualquer tipo de nobreza...parece a caixa de escadas de serviço... todo o percurso entre esta e as zonas sociais, um mero corredor.

    Onde é o Norte?

    Penso que isso está muito embrionário. como estudo para o arquiteto, é um excicio...eu nem teria coragem de enviar isso assim para os clientes.

    PS: as escadas e elevador no piso da cave estão em local diferente dos restantes pisos.
    Se calhar a caixa de escadas poderia ir para onde tem a despensa da cozinha, numa zona mais central...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  6.  # 6

    Bom dia,

    Antes de mais, obrigado pelo V/ feedback.
    Sobre janelas, sim, ainda não estão previstas.

    A casa é longa, porque para a frente tem vista oceano e para trás tem casas, daí a procura para privilegiar a vista oceano (a vista frontal muito dificilmente será tapada).

    A casa terá +/-400m2.

    O ponto de ligação nos andares passa pelo elevador.

    O arquiteto é mais custoso. E o orçamento ficará pelos valores mencionados 500k+ iva
    Sobre exteriores, como já tem árvores de frutos, pretendo manter, ao invés de jardins. Também não quero varandas, sei que dá estética, mas não tem utilidade. A ter varandas, serão as mínimas indispensáveis.

    No respeitante às portas de casa de banho, estou plenamente de acordo, há que mudar contudo, era com o intuito de ter entrada privada para a cada de banho.

    É para ficar na Madeira, tem um desnível de 5 metros (por isso a baixa probabilidade de taparem a vista), o terreno é rectangular. E terá de largura +/- 20 metros.
    O norte, fica para a parte de trás da casa (na zona da lavandaria).

    Nota: o elevador está junto às escadas.
    Obrigado pelos V/ comentários
  7.  # 7

    Faltou ainda:
    Imagem 1 - rés do chão
    Imagem 2 - cave
    Imagem 3 - 1. andar

    Obrigado
  8.  # 8

    Vai ter piano de cauda?


    Que ainda por cima está mal desenhado; está ao contrário.
    E uma base de chuveiro com uns 2 metros ao lado de uma banheira aí com 1,6m....
    Como é que essa cave corresponde ao resto do projeto??? tem de se rodar a escadaria e o elevador.
    Portas sem arranque de parede lateral, a porta abre até bate ro puxador na parede, mas não abre a 90°
    O espaço dentro do closet é ridículo.
    Mil e um sanitários, e nenhum é acessível...

    Demasiados amadorismos num só estudo. Isso foi mesmo feito por arquiteto?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  9.  # 9

    Bom dia a todos.

    Obrigado pelos vossos comentários.

    Sobre parte do piano de cauda se será de cauda ou não, não sei, mas irá ter piano seguramente.
    Aquela área é para ser área lúdica, espectávelmente irá ter mesa de jogos tipo xadrez, tenho uma mesa de jogos com mais de 100 anos que gostaria de colocar ali, tem como objetivo ser uma parte mais artística.

    Também prefiro casa de piso único, mas na Madeira é muito difícil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  10.  # 10

    Mas, pela orientação da cave (escadas + elevador), parece que a casa faz um "L", certo? Parece que a cave arranca perpendicularmente à planta do piso de cima.
    Se bem que, até o alinhamento entre as escadas e a posição do elevador não é a mesma da cave para os outros pisos.
    Também fica difícil perceber o que é varanda do que são palas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  11.  # 11

    Olá,

    É tudo paralelo e sobreposto.
    A casa é em L sendo que no cruzamento dos pontos | e - ficarão os pontos de ligação dos vários andares.
    As janelas estão em discussão, pois pretendemos fazer paredes de vidro, mas estamos a nos debater com a exposição solar que é alta...

    Por isso a ausência de janelas..
  12.  # 12

    Tem noção que, ao fazer placas que não vão servir de piso para cima (porque essa placa da cave terá jardim por cima), e terá de ter outra placa que será o chão da casa, estará a duplicar as suas despesas em betão e ferro, certo?...é só um alerta, com os preços como estão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  13.  # 13

    Boa tarde,

    Logo adicionarei um esboço imagem da casa que ajudará a clarificar algumas questões.
    Sobre as placas, estarei atento para excluir placas desnecessarias. Obrigado
  14.  # 14

    olhando para a planta da cave precisamente para as escadas e o elevador, não consigo relacionar esta planta com as outras
    é um L ?
    embora seja um estudo embrionário, acho que está ai uma casa um pouco enfadonha.
    outra coisa é que isso construtivamente ou será mesmo tudo muito básico ou vai-lhe custar o dobro ou perto disso.
    de resto não se percebendo nada do terreno, da envolvente, pouco ou nada adianta dizer. Neste momento para quem olha vê apenas um somatório de divisões mais ou menos organizado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, gil.alves
  15.  # 15

    Marco, tens de rodar a escadaria e o elevador dentro daquele espaço, e já dá.
    Devem ser duas versões misturadas.
    Concordam com este comentário: TiagoNobrega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  16.  # 16

    Olá Nuno,

    é exatamente isso, o arquiteto atualizou mas eu usei uma versão errada.
    Peço desculpa
  17.  # 17

    Eu não sou arquitecto, apenas um curioso.

    Já reparou que quando entra em casa depara-se com as escadas e o elevador?

    Imagine, se trocar a entrada com cozinha, cria um ponto central (a entrada) onde a distribuição dos espaços é muito mais simples?

    Até o corredor do andar dos quartos passaria a tet um 'hall' a meio que quebraria aquele corredor imenso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  18.  # 18

    Ou em vez de trocar, já pensou se a entrada podia ser ao lado daquela despensa da cozinha, quase que ficava com aquele quadradinho de hall de entrada, que depois ligava ao corredor e seguia para os compartimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
  19.  # 19

    Boa tarde,

    Eu tinha pensado num hall de entrada com duplo pé direito.

    Relativamente à localização da cozinha, se percebi bem, a cozinha ficaria afastada da sala de jantar, e já não poderia fazer plano aberto quando fizesse uma festa.
    Percebi mal?

    Obrigado
  20.  # 20

    Tiago, peço desculpa

    O que eu queria dizer era colocar trocar:
    - Escadas para o local da cozinha
    - Escritório para o local das escadas
    - Cozinha para o local do escritório

    Eventualmente até na zona da "nova" entrada poderia haver 2 "halls" onde poderia "ficar o escritório (mas sem medidas não é fácil)

    Isto estou a supor que o Oceano fica na "parte de baixo da sua planta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TiagoNobrega
 
0.0219 seg. NEW