Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Falei com um instalador de capoto (barbotherm) que me disse que não usa a calha de arranque porque ganha ferrugem etc.
    Vai até ao chão com o próprio EPS, não usa XPS porque segundo ele dilata mais com as temperaturas.
    O que acham deste método? Preocupa-me a água que escorre na parede

    Obrigado
  2.  # 2

    A calha enferruja por duas razões
    1 não são tratadas as zonas de corte
    2 não é garantido que a mesma não fica protegida da água.

    Levar o XPS ou EPS até á base não é uma má solução mas a zona de arranque deve ser protegida quer da humidade quer mesmo de animais
    •  
      SEEING
    • 26 outubro 2022 editado

     # 3

    Colocado por: peasmFalei com um instalador de capoto (barbotherm) que me disse que não usa a calha de arranque porque ganha ferrugem etc.

    Sendo algo metálico tenho que partilhar a mesma preocupação.
    Por essa razão existem soluções de arranque em PVC.

    Colocado por: peasmVai até ao chão com o próprio EPS, não usa XPS porque segundo ele dilata mais com as temperaturas.

    Dependo o que é o "chão"!!
    Os procedimentos de arranque quando em contacto com o solo têm como objetivo diminuir a migração por capilaridade da água do terreno ou mesmo das fundações.
    Quando no arranque abaixo da linha de solo ou coincidindo com o que será a linha de solo, deve utilizar um material (placa de isolamento) que possua menor absorção de água. Por essa razão se aconselha o XPS (sem pele) ou ainda um EPS200...possuem valores de absorção de água muito semelhantes.
    Importa ainda que esta primeira fiada de placas fique impermeabiliza em U. Na parte da frente a impermeabilização coincidirá com a linha de solo (encosta depois a tela pitonada), no caso de arranque abaixo da linha de solo. No caso de coincidir com a linha de solo bastam um U com 15cm por trás e pela frente.
    No produto de impermeabilização (de preferência de base cimentícia) incorporar rede em fibra de vidro.

    Colocado por: peasmPreocupa-me a água que escorre na parede

    Neste caso deveria preocupar-se com a água proveniente do terreno quando o sistema ETICS está em contacto com o solo.
      26.10.2022.1.png
  3.  # 4

    Então mas os perfis de arranque não são em alumínio? 🤔
  4.  # 5

    Colocado por: Vítor MagalhãesEntão mas os perfis de arranque não são em alumínio? 🤔

    Pois...
      26.10.2022.2.png
  5.  # 6

    Alternativas...
      26.10.2022.3.png
  6.  # 7

    Obrigado pelas respostas 👍
  7.  # 8

    Outra dúvida que surgiu, as buchas devem ficar centradas ou nas juntas?
  8.  # 9

    Colocado por: peasmOutra dúvida que surgiu, as buchas devem ficar centradas ou nas juntas?

    Sendo uma moradia com 1 ou 2 pisos diria que esta configuração será suficiente.
      27.10.2022.png
 
0.0134 seg. NEW