Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Preciso de fazer uma base para um recuperador hidráulico. Quero também colocar lenheiro por baixo. O recuperador será dos que tem cerca de 1m de largura. Estimo que o peso do recuperador mais água possa chegar aos 300kg.

Se esta base for feita em cimento e ferro qual deverá ser a espessura mínima para aguentar?

A ideia é não ter um espelho muito grosso entre o recuperador e o lenheiro.

Alguma outra alternativa melhor?
    Também pensei em usar uma pedra de granito assente em blocos mas laterais e atrás mas não sei se aguentará nem a espessura que teria de ter a pedra.

A ideia é o lenheiro ser da mesma largura do recuperador para ter a mesma leitura de frente.

Obrigado desde já pelas respostas e qualquer ajuda.
  2.  # 2

10cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmscosta
  3.  # 3

Pode fazer com 50mm se usar cantoneira de ferro
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesPode fazer com 50mm se usar cantoneira de ferro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nmscosta

Não entendi, a cantoneira dentro do betão?
  5.  # 5

Colocado por: RicardoPorto10cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nmscosta

Diz isso por experiência? É que essa espessura é demasiados e teria de optar por outra solução.
    Se considerarmos que a altura normal da lareira são 40cm.. isso deixava apenas 30cm de altura para o lenheiro.
  6.  # 6

a lenha que irá guardar ai será sempre residual. um cesto para a lenha do dia é suficiente e enche o cesto todos os dias, ou de dois em dois dias.
  7.  # 7

Descukpe roubar o topico mas, por acaso tenho ideia de fazer uma coisa semelhante, mas colocaria o lenheiro (tipo nicho) ao lado do recuperador.
    Este lenhwiro seria fwito em chapa termolacada a preto mate.
    Esrou a pensar em colocar o recuperador nos 50cm de altura.
    Basta pousar o recuperador em cima de blocos de cimento? Esses blocos devem estar colados à betonilha?
    Que espessura devo deixar nas laterais do recuperador? Mais tarde anexo esquema.
  8.  # 8

Colocado por: nmscosta

Não entendi, a cantoneira dentro do betão?
    faz 2 laterais na altura que desejar com tijolos ou blocos e simplesmente atravessa 2 cantoneiras a ligar sendo esta a opção mais fina.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmscosta, snob
  9.  # 9

Colocado por: chris50ddBasta pousar o recuperador em cima de blocos de cimento? Esses blocos devem estar colados à betonilha?
    Que espessura devo deixar nas laterais do recuperador? Mais tarde anexo esquema.
    tijolos de 15 chega e sobra, não precisa de agarrar a lado nenhum pois derivado ao peso não vai para lado nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  10.  # 10

Colocado por: pauloagsantosa lenha que irá guardar ai será sempre residual. um cesto para a lenha do dia é suficiente e enche o cesto todos os dias, ou de dois em dois dias.

Depende... Se conseguir um lenheiro que leve um cesto... 1m de Largo por 40 de altura parece-me maior que um cesto "normal"

Independentemente, procuro soluções para o problema tal como sugerido pelo Sr. Alves e não tanto que me façam abandonar a ideia.

Obrigado de qualquer forma pela atenção
  11.  # 11

No meu fui ao pedreiro e mandei cortar 2 blocos de granito de 10cm x profundidade do recuperador x altura pretendida. 195kg + água.
    Faz uns 6 anos ficou por 50€

0.0126 seg. NEW