Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, sei que este é um tópico muito recorrente neste fórum e já estive a rever várias discussões antigas, não tendo ficado ainda assim totalmente esclarecida.
    Comprámos um terreno com uma casa na zona do Mondego com cerca de 50 anos, piso térreo, algo deteriorada e atualmente inabitável. Pretendemos reabilitar a casa e aproveitar muitas das paredes, contudo deparamo-nos com um caso grave de salitre.
    Estivemos a estudar as várias causas e soluções, contudo algumas pessoas explicaram-nos que a areia utilizada na construção terá sido areia da praia, o que agrava ainda mais o problema (não sei se esta informação será mesmo correta).
    Assim valerá a pena experimentar alguma das soluções como Instalação de uma barreira de impermeabilização ou Revestimento com rebocos de drenagem ou mais vale não investir e apenas tentar esconder o problema com as paredes falsas em pladur/gesso?

    Anexo abaixo fotografias do problema.
    Obrigada ! :)
      IMG_0384.jpg
      IMG_0123.jpg
  2.  # 2

    Existem várias soluções
    Dependendo do tipo de intervenção que pretendem fazer no imediato, algumas podem ser mais indicadas que outras
    Concordam com este comentário: fabianacpim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabianacpim
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaExistem várias soluções
    Dependendo do tipo de intervenção que pretendem fazer no imediato, algumas podem ser mais indicadas que outras


    Queremos tentar resolver o probema e não apenas encobri-lo.
    Entre a barreira de impermeabilização ou os rebocos de drenagem, o que sugere?
  4.  # 4

    @antonylemos
    antonylemos:

    pode ajudar?
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaExistem várias soluções
    Dependendo do tipo de intervenção que pretendem fazer no imediato, algumas podem ser mais indicadas que outras
    Concordam com este comentário:fabianacpim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabianacpim


    Queremos fazer uma renovação em grande escala, não sei se não ficará mais em conta até uma construção nova.
    O que é que aconselha?
  6.  # 6

    Colocado por: fabianacpimAssim valerá a pena experimentar alguma das soluções como Instalação de uma barreira de impermeabilização ou Revestimento com rebocos de drenagem ou mais vale não investir e apenas tentar esconder o problema com as paredes falsas em pladur/gesso?
    só vendo no local.. posso estar enganad o mas pelas fortos quase nem parece salitre mas sim problemas de humidade por falta de manutenção ao longo dos anos de abandono...

    Colocado por: fabianacpim
    Queremos fazer uma renovação em grande escala, não sei se não ficará mais em conta até uma construção nova.
    O que é que aconselha?
    mais uma vez, só visitand oo local para ver de perto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabianacpim
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemossó vendo no local.. posso estar enganad o mas pelas fortos quase nem parece salitre mas sim problemas de humidade por falta de manutenção ao longo dos anos de abandono...

    mais uma vez, só visitand oo local para ver de perto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fabianacpim


    Na verdade muitas das paredes vão ser mandadas abaixo, tal será a remodelação :/ ainda assim anexo mais fotografias do problemas das paredes e anexo também a planta de remodelação.
    As paredes que vão ficar de origem são as que aparecem a cinzento nesta planta a cores.
      Captura de ecrã 2022-11-05 165524.png
      IMG_5926.jpg
      IMG_5924.jpg
  8.  # 8

    Com esse grau de intervenção e com o estado em que estão as paredes, parece me uma muito má solução estar a aproveitar o quer que seja
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabianacpim
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaCom esse grau de intervenção e com o estado em que estão as paredes, parece me uma muito má solução estar a aproveitar o quer que seja
    concordo.. para manter meia dúzia de paredes dá mais trabalho do que mandar tudo abaixo e fazer bem de uma vez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabianacpim
    •  
      taunus
    • 5 novembro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: fabianacpim

    Na verdade muitas das paredes vão ser mandadas abaixo, tal será a remodelação :/ ainda assim anexo mais fotografias do problemas das paredes e anexo também a planta de remodelação.
    As paredes que vão ficar de origem são as que aparecem a cinzento nesta planta a cores.
      Captura de ecrã 2022-11-05 165524.png
      IMG_5926.jpg
      IMG_5924.jpg


    A cinzento? De certeza? Então mais vale abater tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabianacpim
  10.  # 11

    Colocado por: fabianacpimQueremos fazer uma renovação em grande escala, não sei se não ficará mais em conta até uma construção nova.
    O que é que aconselha?

    Do que me é permitido observar a casa parece estar localizada numa região (zona) relativamente húmida.
    Acho que é muito importante pedir a opinião de técnicos (avalizados) sobre a decisão a tomar, antes de assumir qualquer compromisso.

    Por mim, se fosse a dona, não aproveitaria qualquer parede. Construiria de raiz. E mais: não aproveitaria nenhum do entulho porque, estando este com salitre e humidade, ficaria com um enorme problema na moradia. O salitre subiria às novas paredes e era pior a emenda do que o soneto.

    Não falo de cor: conheço uma moradia que padece de salitre desde o início da reconstrução (aproveitou-se o entulho para fazer a base) e por mais tentativas de recuperação que se tenha feito, jamais se eliminou o salitre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabianacpim
  11.  # 12

    Muito obrigada a todos!!!
    A hipótese de demolir e construir de raiz esteve em cima da mesa (ainda está!), no entanto assim deixaria de ser uma reabilitação e deixaríamos de ter alguns beneficios fiscais como o IVA a 6% na aquisição de alguns materiais de construção e o apoio em alguns concursos abertos pelo estado para o melhoramento da eficiência energética da habitação.
    Ainda assim não sei o que ficará mais em conta...
    Qual a vossa opinião?
  12.  # 13

    Colocado por: fabianacpimno entanto assim deixaria de ser uma reabilitação
    isso que tem já não é (para mim) uma reabilitação.

    Colocado por: fabianacpimdeixaríamos de ter alguns beneficios fiscais como o IVA a 6% na aquisiçã
    veja isso melhor pois basta estar em zona ARU para ter esses benefícios

    Colocado por: fabianacpimAinda assim não sei o que ficará mais em conta...
    mais em conta seria eliminar qq problema com humidades ascendentes. se nao o conseguir fazer q adianta teres iva a 6% se vai passar o resto da vida a ser sangrada aos poucos a tentar remediar um problema sem solução?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabianacpim
 
0.0192 seg. NEW