Iniciar sessão ou registar-se
    • dom123
    • 30 outubro 2022 editado

     # 1

    Bom dia foristas
    Tenho um esquentador sensor ventilado que está em apoio a um TA de 150L onde a água é aquecida com os excedentes fotovoltaicos.
    A minha questão prendesse com o seguinte, quando a temperatura da água no TA é inferior a 40° entra automaticamente em ação o esquentador, mas o problema é que a água sai muito quente e ele não consegue reduzir mais a chama aparecendo no ecrã o símbolo para aumentar o caudal de água.
    Existe alguma fórmula de diminuir o caudal mínimo do gás para que o esquentador não aqueça tanto a água?
    De salientar que de verão quando a água está também mais quente tinha o mesmo problema
      Screenshot_20221030_134522.jpg
  1.  # 2

    Em principio esse esquentador já tem chama modulante e está preparado para solar (mas isto tem de ser confirmado com o modelo especifico do esquentador).
    Se de facto esse esquentador cumprir as premissas acima, então o problema que relata é pq ele mesmo no minimo aquece em demasiado a água e a única solução é mesmo aumentar o caudal de água. Está a usar algum tipo de torneira que limite o consumo de água? Por vezes está aí o problema pq limitam muito o fluxo de água (7-9L/min) e depois o esquentador, mesmo no minimo, aquece em demasia.
    Solução - Aumenta o caudal de água ou troca por um esquentador que tenha menos "litros", logo menos potência.
  2.  # 3

    E colocar apenas acima 45 por exemplo?
  3.  # 4

    Colocado por: ivreisEm principio esse esquentador já tem chama modulante e está preparado para solar (mas isto tem de ser confirmado com o modelo especifico do esquentador).
    Se de facto esse esquentador cumprir as premissas acima, então o problema que relata é pq ele mesmo no minimo aquece em demasiado a água e a única solução é mesmo aumentar o caudal de água. Está a usar algum tipo de torneira que limite o consumo de água? Por vezes está aí o problema pq limitam muito o fluxo de água (7-9L/min) e depois o esquentador, mesmo no minimo, aquece em demasia.
    Solução - Aumenta o caudal de água ou troca por um esquentador que tenha menos "litros", logo menos potência.

    É um esquentador com chama modulante e está preparado para solar pois com a temperatura da água acima de 40º ele não liga o gás e aparece o símbolo solar
    o Modelo é WTD 11 KME 31 da Vulcano
    As torneiras são as normais.
    • dom123
    • 30 outubro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: RicardoPortoE colocar apenas acima 45 por exemplo?

    Era pior a emenda que o soneto, se a 40 graus a água já sai a ferver imagino se ele ligasse com a água a 45
    • dom123
    • 30 outubro 2022 editado

     # 6

    Neste momento com a temperatura da água no TA a uns 45º ele não liga, aparece o símbolo solar
      20221030_204710.jpg
  4.  # 7

    Tenho esquentador parecido no qual tem apoio solar.

    Se por exemplo tenho a 40° o esquentador não liga a água está morna ara fazer ligar o esquentador tenho que meter a 45 e a água já são muito muito quente, mesmo com a chama piloto no mínimo... Na minha opinião o problema está na margem de erros dos sensores que são a volta dos 5°. No próximo verão vou tentar mudar os sensores a ver se melhora.


    No seu caso duvido que consiga solução. No meu caso o que faço de verão é cortar ao mínimo o caudal de água a entrar no esquentador de forma que tenha força para fazer o arranque do esquentador e depois no banho tempero... Gastando muito menos água.... Ignoro o sinal de mais caudal do esquentador
  5.  # 8

    Assim em vez de teres muito caudal de água quente q sair da torneira e depois ser preciso um exagero de água fria para temperar. Limitando o caudal de entrada sai muito menos água na torneira precisando muito menos água para temperar.


    Espero ter esclarecido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
    • dom123
    • 31 outubro 2022 editado

     # 9

    Estive aqui a pensar com os meus botões e se colocar um passador a seguir ao redutor e fechar um bocado o gás, será que tenho algum sucesso?

    Algo tipo isto mas com dois porta borracha
      2339883.jpeg
  6.  # 10

    ....
  7.  # 11

    Boas

    Vou usar este mesmo tópico para a minha questão

    Tenho apoio solar do condomínio e em dias de algum sol o esquentador não arranca por exemplo nos 44º mas a água não sai a essa temperatura em dias mais encobertos os 44 onde o solar não é usado e a chama é usada noto que a temperatura de saída de água é bem diferente..

    Será os sensores?

    O prédio migrou para gás natural no início do mês anteriormente era propano canalizado e não sentia essa diferença

    O que poderá ser?
 
0.0156 seg. NEW