Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa noite a todos os participantes
    Tenho vindo a tomar em atenção as diversas intervenções dos participantes, algumas com interesse geral mas outras, que me desculpem mas nem mereciam respostas, e isto porque por mais que lhes expliquem a forma de proceder não aceitam, porquê? Porque não vão ao encontro das suas ideias e isso, penso eu, demonstra o tipo de cidadania que existe neste país.
    E por isso, se me permitem, gostaria de expor neste fórum a situação em que me encontro, e ao mesmo tempo pedir a quem tiver mais conhecimentos e souber de outros caminhos que eu possa correr agradeço que me indiquem quais.
    Ora o que se passa é o seguinte, já há um ano que luto para que me paguem os prejuízos causados pelas infiltrações relacionadas por deficiências no telhado do prédio onde habito.
    Logo de inicio denunciei o problema à administração condomínio não querendo assumir a responsabilidade de resolver o problema, mesmo em relação à assembleia de condomínios também a maioria dos proprietários se recusaram em aceitar pagar os prejuízos.
    Arranjei a minha habitação e levantei um processo judicial (Julgados Paz Pedroso V.N.G.) contra a administração do condomínio, demorando bastante tempo a que o processo fosse elaborado vindo a ser marcada a primeira audiência (mediação) para 12 de Agosto 2009, optou a administração por pedir apoio judicial a CDSS porto, sem a aprovação da assembleia de condóminos.
    Pedi uma vistoria à C. M. Gaia, a fim de se pronunciarem em relação ao problema no telhado, apesar de a administração ter feito uma reparação.
    Decidiram os fiscais da C. M. Gaia que tinham os administradores (condomínio) de levantar o telhado e repara-lo todo porque a obra de reparação estava mal feita entre outras situações que detectaram.
    Resolveram os administradores contestar a peritagem dos fiscais.
    Enviei a administração do condomínio, durante este processo, diversas cartas que se recusaram a receber.
    Em Outubro de 2009 decidiram os administradores deixar a administração do condomínio obrigando (forçando) a maioria dos condóminos (também com o interesse desta maioria) que se entregasse a gestão do condomínio a uma empresa.
    Entre outros problemas apresentados como contas erradas mencionando em acta que tinham sido votadas sem ter havido votação, valores não declarados verbas finais que não se entendem, menciona a administração anterior uma verba no relatório de contas e menciona o administrador da empresa outra, no momento em que a empresa foi nomeada para administrar o condomínio, a 9 de Novembro de 2009, e por eu já ter detectado novamente problemas de infiltrações na minha habitação transmiti no momento ao representante da empresa que iria administrar o condomínio.
    No inicio de Dezembro começaram a cair gotas de agua pelos tectos da minha casa, mais propriamente nas casas de banho, exactamente como tinha sido no inicio do ano de 2009, posteriormente a aparecerem manchas de humidade nos quartos, tudo como tinha acontecido, ou seja voltava a repetir-se toda a situação.
    Comuniquei com o proprietário que vive por cima da minha habitação e juntos verifica-mos que o problema voltava a ser do telhado, pois também tinha este graves problemas na habitação, em todas as divisões.
    Comuniquei com o administrador diversas vezes, foi novamente à C. M. Gaia, ao Tribunal (Julgados Paz) comuniquei com a CDSS Porto por estar e atrasar o primeiro processo, pedi uma vistoria ao delegado saúde de V. N. Gaia (já efectuada) aguardo só a informação da conclusão da mesma mas a informação já obtida pelos técnicos e que deve a administração proceder com urgência as devidas reparações, já voltei a comunicar com a administração e até hoje ainda obtive uma resposta concreta para se resolver o problema.
  2.  # 2

    Caro (a) clemente,

    Vai ver que no final, a empresa contratada fará o mesmo que o administrador anterior fazia, isto é, executar as deliberações da assembleia de condóminos.

    A administração não tem que assumir nada, tem apenas que executar as deliberações.

    Quanto aos administradores terem pedido apoio jurídico, desde que não haja gastos para o condominio, penso que fizeram bem, não iam ficar à espera da bomba arrebentar.

    Ja agora uma pergunta, porque voce nao se candidata à administração do seu condomínio ?
  3.  # 3

    Esses problemas são quase sempre complicados e difíceis de resolver.
    Vivo fora do país e aqui também há problemas semelhantes.
    Quando comprei o apartamento aonde vivo, já a administração estava em “luta” com um dos proprietários que reclamava o reembolso de obras na casa de banho dele, originadas por uma infiltração.
    Um dizia que a infiltração tinha sido originada pelas obras na casa do vizinho e o outro dizia que não era nada disso.
    Foram chamados técnicos, e não lhe sei dizer o que disseram, o facto é que não se entendiam. Como não lhe pagavam, também deixou de pagar o “condomínio”, acabou por vender a casa e meteu a administração em tribunal.
    Nunca recebeu o dinheiro que pretendia.
    A administração contratou um advogado que levou um dinheirão.
    Finalmente, o advogado dele acabou por encontrar erros nas contas dos encargos e nós ainda hoje estamos a pagar um dinheiro em encargos, sem saber bem donde vêm, mas eu desconfio donde vêm.
    O administrador, que também tem um apartamento no prédio, é quem põe e dispõe. Escuta a opinião dos outros, mas acaba sempre por fazer aquilo que quer.
    Liga pouco ao que os outros dizem. Eu tenho um duplo defeito, para além de ser mulher, sou estrangeira. Fazem uma reunião anualmente e só lá vou quando há qualquer coisa de importante a decidir, no entanto, recebo sempre as actas das reuniões.
  4.  # 4

    boa noite aos dois, nielski e matilde
    o problema não e candidatar-me a administrador do condominio, porque por lá já passei, a questão prende-se com o facto de existirem 5 condominos que condicionam sempre a assembleia, e quando digo condicionar é votar conforme o que lhes convem, levando um outro grupo com eles porque ninguem quer pagar nada, somo 15 condominos 2 estão ausentes e não pagam condominio com processo em tribunal, um é a CGD e como é obvio nunca estão nas reuniões, outro é a Gaia social que tambem não aparecem Às assembleias, o que normalmente só 9 é que aparecem.
    outro episodio posso relatar, quando da passagem de adminitração da anterior para esta empresa actual, não foram vistas as despesas efectivas do ano anterior para se apurar qual o valor do orçamento, mas sim por um administrador ter levado a esta empresa num papel valores que ele proprio criou, tendo como exemplo entre outros despesas com a electricidade nunca gastamos 800 € anuais e aprovaram um orçamento para a electricidade de 1100 € para o ano de 2009/2010, num outro exemplo aceitaram que fosse eleborada a acta com a seguinte decisão, a qual nunca foi discutida dessa forma na assembleia " o fundo comum de reserva (FCR) conta poupança condominio só será aberta quando for opurtuno, por ultimo realço esta questão não menos importante é que foi indicado que irião mudar de banco, para a CGD só que foi dito que enviarião o numero da conta bancaria ora o que aconteceu foi que no primeiro recibo de aviso de débito enviaram um numero e no segundo recibo de aviso de débito enviaram outro, ora aqui entendi eu que deveria dirrigirma a CGD e perguntar o que se passava com esta conta o que me foi dito e que era de um predio em avintes e o meu e em vilar de andorinho, como sobe que a conta no outro banco ainda estava aberta por segurança se é que se pode dizer tenho lá efectuado o deposito da quota do condominio, enfim poderia relatar-lhe situações das mais descabidas e impensaveis que alguem poderá imaginar, só para terminar até agressões fisicas, com deslocações ao hospital, entre casais já existiram.
    cordiais cumprimentos, caro nielski e matilde
  5.  # 5

    Bem,
    por esta ultima só me apetece é dizer.
    mudem de administração !!
    trocar os pes pelas mãos uma vez por outra pode acontecer, mas muitas vezes ja é demais.

    Em relação ao orçamento, é preciso um valor de referencia. Se a anterior administração nao passou as contas como deve de ser, cabe à actual administração pedir junto ao administrador residente uma copia da apresentação de contas e a partir daí elaborar um orçamento.

    Voltando ao grande problema das infiltraçoes, por minhas palavras mas utilizando a ideia do membro Luis num outro post, "pegue num balde cheio de água e deite em cima de quem acha que as infiltraçoes não sao grandes problemas", só assim poderão pensar em reparar a infiltração.
  6.  # 6

    boa noite,
    gostaria de colocar uma pergunta no ar um tanto ao quanto pertinente, relacionada com o seguinte:
    se num predio, e refiro-me ao meu, é mais que provado que o administrador foi negligente na forma como propos a assembleia de condominos a necessidade de efectuar-se uma obra no telhado em que quando propôs que fosse o condominio a realizar a obra apresentou um orçamento, orçamento, vindo a descubrir-se que esse orçamento não era senão uma venda a dinheiro ou seja já tinha comprado o material quando apresentou o orçamento mas o valor do orçamento era um e o valor da venda a dinheiro era outro, afirmando que por ali, pelo zona de reparação, não entrava mais agua,as indicações dadas pela vistoria feita pela camara municipal foi de que teria de levantar todo o telhado e fazer a obra como devia ser pois a obra que tinham feito estava mal feita,nada fez e no inverno seguinte volta a entrar agua pelo mesmo local causando novamente estragos nas habitações mais proximas do telhado sem nunca ter querido levar esta situação a assembleia de condominos para que fosse discutida a situação sobre a obra no telhado que era urgente de se fazer, com esta situação pergunta-se se tudo leva a crer, com todos os documentos existentes, que houve uma intenção clara por parte da administração com o apoio de um grupo de condominos em não quererem assumir a obra no telhado e as devidas reparações nas habitações afactadas, não deveria-se imputar responsabilidades a quem não assumio as responsabilidades devidas levando ao caos existente no condominio, isto porque é a obra no telhado é a reparação no setimo andar direito praticamente toda a casa e foi esta neste verão toda restaurada, mas toda mesmo, sendo o proprietario a CGD, é tambem o oitavo recuado, e como já referenciei a minha habitação tambem foi afectada.
    gostaria de receber algumas sugestões sobre este assunto, e desculpem se insisto nesta materia mas por vezes uma pequena ideia faz toda a diferença.
    cumprimentos para todos,
  7.  # 7

    Caro clemente,

    Orçamentos deveriam ser apresentados pelo menos 3.
    Qualquer obra tem garantia, e essa garantia tem de ser por escrito por quem faz as obras.
    Agora cabe aos condóminos do seu predio zelarem pelo bem estar de todos ( o que raramente acontece ).
    Se a administração nao fez as obras determinadas em assembleia procure um advogado e avance para o contencioso.
  8.  # 8

    boa noite nielski,
    é infelizmente tenho que ir por essa via não me deixam outra hipotese, mas não era necessário, isto porque já tivemos outros problemas e resolvemos a questão, mais propriamente em relação aos elevadores, inicialmente uma empresa e neste caso a GRUNOR enviou-nos um orçamento para reparar os motores dos elevadores num valor pouco mais de 6000,00€ e arranjou-se uma outra empresa que fez a mesma reparação incluindo as caixas de elevadores juntando a isso alguns permoneres que a lei já obriga que estejam implantados ficando tudo por aproximadamente 3100,00€, por isso é imcompreensivel a atitude tanto do a dministrador neste caso uma empresa como deste grupo de condominos, estando ainda em causa não só a minha habitação como a habitação da CGD, e nesta habitação estava ocupada por inclina que teve um bebe á dois meses e teve de deixar a casa por esta não ter as minimas condições de habitalidade, e neste caso dá para ver o que ai vem.
    cumprimentos.
  9.  # 9

    boa tarde
    vim aqui ao fórum porque precisava de ajuda , pois moro num 4º andar dúplex com sola-rio ,precisamente a 6 meses atrás começou e entrar agua pelo tecto da sala e fui de imediato a administração do condomínio e informei o sucedido !
    pois ainda hoje ,estamos em Fevereiro ainda não foi resolvido o meu problema , continua a entrar agua quando chove o tecto esta todo com o estuque a cair e cheio de bolor .
    por sorte encontrei o administrador hoje falei com ele e a resposta foi ,que tenho que esperar pelo bom tempo , isto já faço isto a 6 meses e o problema continua .
    gostava se saber opiniões sobre o que fazer legalmente para que isto se resolva .
    obs. falei ao administrador que se não fosse resolvido o problema a curto prazo que ia mandar reparar e que punha a conta ao condomínio , resposta- que o problema era meu !
    obrigada
  10.  # 10

    Caro Paulo,

    Que prova tem de que falou com a administração ? - Faça uma carta a expor o problema e envie registada com aviso de recepção.
    Fotografe todo o interior da sua casa para servir de prova.

    No pressuposto que a sua fracção seja um ultimo andar:

    A administração o maximo que pode fazer neste momento devido ao mau tempo é solicitar orçamentos para obras de reparação do telhado, limpeza do algeroz.

    Em relação ao seu ultimato "resolver o problema a curto prazo" convem definir o que é curto prazo, para mim pode ser 1 ano, para outros 10 anos e para si 15 dias, ou seja, é um termo muito vago. No entanto antes de fazer qualquer obra, deverá primeiro identificar o problema e só depois avançar, quando o tempo estiver bom.
  11.  # 11

    Caros IM, boa tarde. Com a vossa permissão e na qualidade de profissional de gestão de condomínios, cumpre-me informar o seguinte:
    Uma das funções do Admnisitrador, para além das que estão determinadas legalmente, é a de promover uma boa vizinhança. Ora, quando um Administrador em AG não consegue apelar para o bom senso dos condóminos no sentido de que a legislação impõe regras tendentes à vivência em comodidade/direitos de personaliadde e, pelo contrário, pactua com os interesses (monetários) de uns condóminos em prejuízo de outro(s), cujo direito legalmente o(s) assiste, mas que propicia o entrave por questão de maioria de votação e uma vez que está legalmente subordinado aos ditames legais da AG, o Administrador está a criar os seus próprios problemas pois, sendo o condomínio gerido pela Administração ( composta por Administrador e AG), este, o Admionistrador, está sujeito àquela, que não soube ou não conseguiu demonstrar legalmente a legitimidade do condómino lesado. E assim o Administrador ao invés de resolver o problema do condómino/condomínio, apenas criou problemas a si mesmo. Cumptos [email protected]
  12.  # 12

    paulo.cq

    Conforme foi dito em cima:

    1. envie carta registada com aviso de recepção à Administração de Condomínio dando um prazo curto (15 dias) para resolverem o problema, e informando que a partir daí você tratará do assunto.

    2. PEÇA 2 ou 3 orçamentos, e entregue cópias à Administração.

    3. Caso a Administração não tome nenhuma iniciativa, adjudique Você o trabalho mas, atenção! É VOCÊ quem vai pagar (quem manda fazer o trabalho é que assume a responsabilidade de o pagar).

    4. Se a Administração não lhe devolver o dinheiro, você poderá NÃO PAGAR a sua comparticipação nas despesas do condomínio até ficar ressarcido do valor que desembolsou (excluindo a SUA permilagem, claro).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikardus
  13.  # 13

    agradeço desde já a vossa ajuda , pois e verdade que não tenho nada a comprovar que o administrador já estava informado da minha situação.
    em segundo caso também temos em condomínio um grave problema penso eu ! não temos seguro de partes comuns , faz-se o pagamento mensal o recibo que o administrador passa e de computador , das varias reunioes que fui foram aceites varias repara coes extras em se tem que pagar extra a prestação do condomínio e ainda não me lembro de ver nenhum livro de atas.já me ia esquecendo o condomínio não esta registado nas finanças.
    também tenho verificado que o administrador não esta minimamente preocupado com graves problema existentes no prédio como : portas corta fogo fechadas a chave , extintores fora de validade nas garagens , letreiros de saída avariados bem grande confusão bem ...
    haverá algum local para se poder apresentar queixas destas situações ?
    agradeço a vossa ajuda
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2010

     # 14

    Colocado por: paulo.cqhaverá algum local para se poder apresentar queixas destas situações ?

    Câmara Municipal, Protecção Civil?
  14.  # 15

    Boa noite caros amigos. Gostaria de vos colocar algumas questões sobre uma infiltração ocorrida no quarto do meu apartamento. Moro no segundo andar de um prédio com três andares. No passado domingo, quando regressei do habitual passeio com a família de parei com este problema, apesar de que nesse dia nem sequer choveu. Ora como é normal comuniquei este problema à administração do condomínio mas esta deu a entender que teria que resolver este assunto com o vizinho de cima. Como devem calcular, fiquei incomodado com esta resposta porque estava convencido que uma infiltração é um problema comum a todos os condóminos...! Ora o que eu gostaria de saber é o seguinte:
    1º) Esta administração está agir conforme a lei'?
    2º) E se o vizinho de cima não quiser resolver o problema? Isto é, uma possível fuga ou dano de alguma canalização?
    3º) Haverá alguma solução de reparação da minha parte, sem que o meu vizinho de cima intervenha?

    Por favor ajudem-me com algumas ideias. Obrigado.
      IMG_0733 (2) (Small).jpg
  15.  # 16

    rikardus,
    Uma infiltração PODE ser um problema apenas entre dois condóminos (no caso de haver uma fuga num cano de um condómino que só prejudica outro condómino).

    O que existe por cima desse tecto (cozinha? casa de banho? varanda?)?

    Em princípio, se for um cano de água ou esgoto do seu vizinho de cima, ele terá de accionar - se o tiver - o seguro (multirriscos).
    Se se tratar de um problema de impermeabilização de um terraço ou varanda, é um caso para o condomínio.

    Quanto às suas perguntas:
    1. Até pode ser que não seja um problema de «Condomínio». Mas alhear-se de problemas (mesmo que entre 2 condóminos), não é a melhor maneira de administrar um condomínio.
    2. TEM DE permitir a reparação. Quanto mais tempo ele levar a permitir a reparação, mais o problema alastrará, e mais caro lhe sairá (ao seu vizinho).
    3. Só se for um esgoto que passe por cima do tecto falso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikardus
  16.  # 17

    Bom dia. Efectivamente a inundação verifica-se numa parte comum (teto de um condómino e "soalho" do de cima). Todavia a intervenção do Administrador só se justificaria se a anomalia tivesse a sua causa em equipamento comum, ou seja, neste caso, e como muito bem refere o Luís no nº 3 das respostas às perguntas a canalização do esgoto ou equivalente. Assunto, portanto, a dirimir entre vizinhos. Cumptos, [email protected]
  17.  # 18

    1º) Esta administração está agir conforme a lei'?

    A administração é responsável pelas partes comuns. Se o problema tiver origem numa parte comum, é obrigação da administração promover as necessárias diligências. Não sendo (ou pelo menos não sendo crível que seja ..), tudo ok.

    2º) E se o vizinho de cima não quiser resolver o problema? Isto é, uma possível fuga ou dano de alguma canalização?

    Tem a obrigação legal de resolver.

    Em todo o caso, o meu conselho é que, após confirmar com o seu vizinho se ele não terá deixado uma torneira aberta, o melhor até seria você recorrer ao seu seguro - e a partir daí a seguradora orienta-o na resolução do problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikardus
  18.  # 19

    Caro sr. Luis, o meu sincero agradecimento pelas dicas concedidas. Irão ajudar-me na solução do problema.
    Um abraço. Rikardus.
 
0.0194 seg. NEW