Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    1. Perante uma situação que que os esgotos entopem frequentemente (média de 4x ano), e dado que a partir das caixas visitáveis não é possível aferir a causa dos entupimentos, como se pode resolver este problema:
    a) É obrigatório que todas as caixas do sistema de esgotos sejam visitáveis ?
    b) Existe algum procedimento ou acção legal que permita entrar numa fracção no sentido de identificar se existe por parte deste
    condômino um utilização incorreta dos sistemas de esgotos ?
    2. Hoje um outro ramal que só apresentou problemas há 1 ano atrás, voltou a entupir e a causa foi a existência de vários "pensos higiénicos", neste caso a alínea b) podia ser uma hipótese ?

    O meu muito obrigado desde já a quem me possa auxiliar nesta "cruzada".
    • size
    • 31 outubro 2022 editado

     # 2

    Colocado por: fcbramos
    2. Hoje um outro ramal que só apresentou problemas há 1 ano atrás, voltou a entupir e a causa foi a existência de vários "pensos higiénicos", neste caso a alínea b) podia ser uma hipótese ?


    Está encontrado o motivo dos entupimentos, que resulta de deficiente utilização da rede de esgotos, quando se depositam elementos sólidos nas canalizações.
    Sendo impossível detectar quem o faz, pelo menos, o administrador do condomínio deve sensibilizar todos os condóminos para tal ocorrência incorreta, através de um aviso/notificação a afixar no Hall de entrada do prédio.
  2.  # 3

    A hipótese legal para accionar a alínea b) seria através de um mandato do tribunal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vulpes
  3.  # 4

    E como se vê a utilização incorreta, com um mandato vai um polícia ao wc ver os utilizadores a usarem o wc e se no fim colocam pensos higiénicos ou outra coisa qualquer na sanita?

    Só podem estar a brincar certamente.
  4.  # 5

    O melhor é usarem uma sonda com câmara e gravação de imagem. Deverá ser mais fácil perceber se é problema de concepção ou utilização. Os pensos higiénicos são para meter no caixote do lixo...
  5.  # 6

    Colocado por: CaravelleO melhor é usarem uma sonda com câmara e gravação de imagem. Deverá ser mais fácil perceber se é problema de concepção ou utilização. Os pensos higiénicos são para meter no caixote do lixo...


    vai lá dizer isso aos jovens? Jogam tudo na sanita
  6.  # 7

    Colocado por: master_chiefvai lá dizer isso aos jovens?

    Vou, com certeza. Mas cobro um valor por hora. 😁

    Colocado por: master_chiefJogam tudo na sanita

    Falta de educação em casa.
  7.  # 8

    O meu obrigado desde já pela v/colaboração mas deixem-me partilhar a minha experiência pessoal (cerca de 20 anos) neste caso face às v/respostas:
    1. Se os pensos higiênicos\toalhinhas (tipo dodot) corresponderem a um produto que é o mesmo que está a entupir ou mesmo presente na caixa de esgotos é, na minha modesta opinião, um forte indicio de que condómino está a usar incorretamente os esgotos. Presentemente é normal os produtos estarem tão diferenciados, explo; tamanhos, cores e "carimbados com marcas" que normalmente permitem isso.
    2. No prédio onde resido felizmente consegui convencer os restantes, que com duas lavagens anuais do sistemas de esgotos, caixas e tubagem entre caixas, a coisa se vá resolvendo, mas por deficiência das caixas de esgoto e porque tenho pelo menos um inquilino ainda a mandar toalhitas que não se dissolvem, existe sempre a situação de potencial entupimento.
    3. Já apresentei o caso vezes sem conta na reunião de condôminos e coloquei em formato A3 o que se estava a passar e os transtornos\despesas que está a causar, durante anos a fio, o único tema a que os restantes vizinhos são sensíveis é o dinheiro que se gasta nas limpezas\desentupimentos, no restante se alguém resolver o problema por eles está tudo perfeito.

    Já o tema das caixas não visitáveis é noutro condomínio onde tenho lugares de garagem, ai é outra realidade:
    1. Ninguém quer saber do tema de entupimentos a não ser que fica afetado pelas "piscinas" que se formam à volta das tampas das caixas de esgoto visitáveis.
    2. Das caixas visitáveis até às não visitáveis vai algumas vezes uma distância considerável 10-12 metros, e só sabemos +- que caixa está entupida quando a mangueira com jacto em pressão, chega à mesma e começa a vazar para a caixa de saída na rua.
    3. Na prática as caixas que entopem sempre são as não visitáveis. É uma realidade de +- 20 anos.
    4. O único tema recente é um novo ramal de esgotos no prédio ter entupido e perante o cheiro+baratas os inquilinos terem resolvido avançar para tornar visitáveis as caixas que entupiram com a excepção de algumas que estão tapadas pelo chão das lojas do R/C do prédio

    Conclusão:

    a) Apelar às consciências é quase tempo perdido, apenas o argumento de que "estamos a gastar muito dinheiro em esgotos" é que causa em alguns condôminos algum efeito, desde que alguém resolva ...
    b) As caixas de esgotos estarem visitáveis é o que tem feito grande diferença, pois o problema de entupimento pode ser resolvido em minutos ou horas consoante o caso

    A má utilização de esgotos é certamente comum em muitos condomínios deste pais, o problema está é na correta implementação do sistema de esgotos na construção do imóvel que é muito comum verificar-se. No meu caso são logo dois condomínios.

    Se alguém após toda esta partilha puder dar uma sugestão ou partilhar uma experiência semelhante faça o favor.

    Obrigado a todos.
 
0.0123 seg. NEW