Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Os juros sobem e o setor bancário não tem acompanhado nas ofertas para aplicações a prazo.

    Contudo as empresas já estão a sentir o dinheiro 'mais caro' e procuram alternativas mais em conta, recentemente a Mota Engil emitiu uma quantidade simpática, mas com um juro baixo para o risco que oferece.

    Entretanto, a Greenvolt tb vai emitir divida a uma tx BRUTA de 5,2%:
    A Greenvolt vai avançar com uma nova emissão de dívida junto de investidores institucionais e de retalho. A energética pretende colocar 100 milhões de euros em obrigações verdes a cinco anos, sendo que vai pagar uma taxa de juro de 5,2%.

    Será que vale a pena:
    https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/greenvolt-quer-emitir-100-milhoes-de-euros-em-divida-para-o-retalho-paga-juro-de-52
    https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/outros-produtos/analises/2022/10/obrigacoes-verdes-greenvolt-2022-2027-vale-pena-investir

    Tenham atenção à comissão de subscrição/manutenção cobrada pelo vosso banco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
  2.  # 2

    Também me chamaram a atenção estas obrigações da Greenvolt, 5,2% é bastante bom, ainda que o banco leve algum (comissão de guarda de títulos, comissão subscrição, comissão reembolso, comissão rendimentos, imposto selo, tudo + IVA), e +28% para o IRS.
    Investimento mínimo de €2.500.
  3.  # 3

    Colocado por: simaoguimTambém me chamaram a atenção estas obrigações da Greenvolt, 5,2% é bastante bom, ainda que o banco leve algum (comissão de guarda de títulos, comissão subscrição, comissão reembolso, comissão rendimentos, imposto selo, tudo + IVA), e +28% para o IRS.
    Investimento mínimo de €2.500.


    Leve algum? Eu diria que o banco e o fisco levam a fatia de leão. Comprem mas é ETF.
    • sltd
    • 4 novembro 2022

     # 4

    Mais vale investir em ações que pagam dividendos.
  4.  # 5

    Não gostam dos certificados de aforro que podem chegar a 4.5% de juro? Sem risco e sem comissões por tudo e por nada...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rjmpires, HAL_9000
  5.  # 6

    Colocado por: Casa da HortaNão gostam dos certificados de aforro que podem chegar a 4.5% de juro? Sem risco e sem comissões por tudo e por nada...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,rjmpires

    A malta gosta do risco, mas é preciso ter cuidado com os berlindes 😂
  6.  # 7

    Colocado por: Casa da HortaNão gostam dos certificados de aforro que podem chegar a 4.5% de juro? Sem risco e sem comissões por tudo e por nada...

    Quantos anos para atingir essa taxa?


    Colocado por: sltdMais vale investir em ações que pagam dividendos.

    São riscos bem diferentes, mas sim, cá na praça podemos optar por uma REN ou Navigator, ou por exemplo uma Stellantis que está a pagar perto de 9%, fora os extraordinários.
    Concordam com este comentário: simaoguim
  7.  # 8

    Colocado por: Casa da HortaNão gostam dos certificados de aforro que podem chegar a 4.5% de juro? Sem risco e sem comissões por tudo e por nada...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,rjmpires


    Calma, estão a 2,5% brutos ou seja 1,8% líquidos. Ainda falta muito para os 4,5%. E para essa taxa tem de considerar os prémios de permanência de 10 anos. Ao fim de 10 anos um ETF levou isso de bandeja.
  8.  # 9

    Colocado por: taunus
    Calma, estão a 2,5% brutos ou seja 1,8% líquidos. Ainda falta muito para os 4,5%. E para essa taxa tem de considerar os prémios de permanência de 10 anos. Ao fim de 10 anos um ETF levou isso de bandeja.

    Não pode comparar ETFs com produtos sem risco e com uma taxa de juro pré-definida, o ETF pode subir mas também pode descer.
    Alguns ETFs neste ultimo ano caíram 20%.
    Concordam com este comentário: NTORION
    •  
      taunus
    • 4 novembro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: simaoguim
    Não pode comparar ETFs com produtos sem risco e com uma taxa de juro pré-definida, o ETF pode subir mas também pode descer.
    Alguns ETFs neste ultimo ano caíram 20%.


    Para longo prazo certificados de aforro é perder dinheiro (o pessoal esquece-se da inflação). Aliás, tem de se comparar períodos semelhantes para produtos vocacionados para esses período. Um ETF é um produto de longo prazo. Certificados de aforro é de curto, ou melhor dizendo, para mim são de curto, não me passa pela cabeça ter rendibilidades mais baixas que a inflação em produtos deste tipo. Basta analisar um SP500 a 10 anos e vai ver o que são rendibilidades.
  9.  # 11

    Colocado por: NTORION
    Quantos anos para atingir essa taxa?



    São riscos bem diferentes, mas sim, cá na praça podemos optar por uma REN ou Navigator, ou por exemplo uma Stellantis que está a pagar perto de 9%, fora os extraordinários.
    Concordam com este comentário:simaoguim

    A partir do 5o ano se a Euribor a 3 meses estiver a pelo menos 2,5 %.
    4% a partir do 2o ano.
    Começa logo nos 3,5. Para mim é bom😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  10.  # 12

    Colocado por: Casa da Horta
    A partir do 5o ano se a Euribor a 3 meses estiver a pelo menos 2,5 %.
    4% a partir do 2o ano.
    Começa logo nos 3,5. Para mim é bom😉


    Desculpe, onde foi buscar esses 3,5%? A série E está a 2,5% brutos
  11.  # 13

    Colocado por: taunus
    Para longo prazo certificados de aforro é perder dinheiro (o pessoal esquece-se da inflação). Aliás, tem de se comparar períodos semelhantes para produtos vocacionados para esses período. Um ETF é um produto de longo prazo. Certificados de aforro é de curto, ou melhor dizendo, para mim são de curto, não me passa pela cabeça ter rendibilidades mais baixas que a inflação em produtos deste tipo. Basta analisar um SP500 a 10 anos e vai ver o que são rendibilidades.

    O produto da Greenvolt em questão são obrigações a 5 anos sem risco, não pode comparar com um ETF a 10 anos.
    Se com o ETF vai obter mais lucro? Talvez sim, mas sem certezas pois é um produto de risco, está a basear-se numa previsão.
    Se analisar a evolução do SP500 entre 2000 e 2010 vai ver que não foi assim tão boa.
    Concordam com este comentário: NTORION
  12.  # 14

    Colocado por: taunus

    Desculpe, onde foi buscar esses 3,5%? A série E está a 2,5% brutos

    É estar já a contar com a Euribor a 2,5 em janeiro 2023. Desculpe, tem razão.
  13.  # 15

    Colocado por: simaoguim
    O produto da Greenvolt em questão são obrigações a 5 anos sem risco, não pode comparar com um ETF a 10 anos.
    Se com o ETF vai obter mais lucro? Talvez sim, mas sem certezas pois é um produto de risco, está a basear-se numa previsão.
    Se analisar a evolução do SP500 entre 2000 e 2010 vai ver que não foi assim tão boa.


    Muito bem, não comparo. Regresso à questão original.

    Minha opinião sobre obrigações da Greenvolt, sem interesse. Muitas comissões de intermediação e finalmente o fisco tornam o produto pouco apetecível.
    Concordam com este comentário: simaoguim
  14.  # 16

    Colocado por: taunusUm ETF é um produto de longo prazo. Certificados de aforro é de curto, ou melhor dizendo, para mim são de curto

    Não é o oposto!? Já n percebo nada disto.

    Mas o objetivo do tópico é mesmo discutir as melhores opções, em ETF o q recomenda?


    Colocado por: simaoguimO produto da Greenvolt em questão são obrigações a 5 anos sem risco, não pode comparar com um ETF a 10 anos.

    Ainda n li o prospecto, mas penso que não há capital garantido? Ou há na maturidade?



    Colocado por: Casa da HortaA partir do 5o ano se a Euribor a 3 meses estiver a pelo menos 2,5 %.
    4% a partir do 2o ano.

    Para mim n é apetecível, são prazos demasiado longos para obter esse rendimento.


    Colocado por: taunusfisco tornam o produto pouco apetecível

    Mas a fiscalidade não é igual para ações, obrigações ou ETF?
 
0.0202 seg. NEW