Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Estou a pensar adquirir um Aerogerador, e até já vi alguns que me pareceram interessantes com +/- 600w, desde os IstaBreeze a uns de aliexpress etc..
    Como moro numa zona relativamente alta, a ideia seria aproveitar o vento seja dia ou noite.
    Mas tenho algumas dúvidas, que talvez me saibam ajudar.

    Em minha casa já possuo 2 painéis fotovoltaicos de 250w cada (instalados na altura pela EDP), e estão ligados ao quadro elétrico, ou seja, quando estão a produzir energia solar, ou gasto na hora, ou vai para a rede o excedente.

    Eu gostaria de instalar um aerogerador, também nesses termos, ou seja, ligado diretamente "à casa" sem baterias. Quando estiver a produzir, ou gasto na hora, ou o excedente vai pra rede.
    È possível?
    O que preciso de comprar?

    Eu estava a pensar que talvez fosse possível apanhar o cabo que sai dos painéis fotovoltaicos e vai ao quadro elétrico, e juntar a ligação do aerogerador. Daria?
    Que mudanças teria de fazer para ter tudo junto?

    No quadro elétrico tenho um disjuntor/medidor de energia da EDP solar onde vejo os volts, produção etc... e está escrito 230v 1D(100)A. (não sei se esta informação é relevante para quem esteja a ler aqui).

    A nível de contador geral que tenho, não irá haver complicações por ter mais uma fonte de energia a injetar? Terei de adicionar aos painéis que já estão registados o aerogerador?

    Estava a pensar aventurar-me a fazer esta instalação sozinho, e sei que são muitas perguntas, mas claro, precisava primeiro de umas ajudas técnicas. :-)

    Muito obrigado pela atenção.
    Atentamente.
  2.  # 2

    Passei os ultimos dias a estudar como fazer isso, porque também queria meter um aerogerador a complementar o solar, mas não vale a pena.
    Kits "plug & play" como os paineis solares não vi nada. Inversores grid-tie também poucos e os que existem são exurbitantes..
    Soluções DIY, pelo que vi, exigem sempre baterias para "amortecer" a instabilidade de funcionamento dos aerogeradores.

    Aquilo produz eletricidade trifásica, mas cheia de ruido (a frequencia é dependente da rotação, logo é instável), depois entra num retificador para converter isso para DC. Depois ou liga isso a um controlador de carga e carrega as baterias, tendo um inversor para depois usar essa energia quando faz falta, ou compra um dos poucos "grid-tie" que há para aerogeradores.

    Vi um chinês e mesmo esse custava perto de 750€ e tinha péssimo feedback na internet.

    Há quem diga que liga aos inversores solares, mas a maioria tem voltagens de arranque na casa dos 50V e são algo agressivos no ramp-up, o que num painel solar tem 0 de impacto, mas num aerogerador é como se lhe metesse os travões, chegando mesmo a parar.

    Acresce a isso tudo que ainda tem de ter um "travão", que nada mais é que uma resistência para manter o aerogerador sempre em carga, caso contrário pode entrar em free spin e desfaz-se com a rotação.

    Resumindo, não vale a pena o trabalho. É capaz de ser interessante para ter pack de baterias como "reserva de emergência", mas para investir isso mais vale meter é umas de litio no solar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    não pode ligar a turbina eolica, directo no inversor dos FV.
    Tem de ter um sistema indepndente: Aerogerador e inversor apropriado.

    Depois pode ligar à sua rede.
 
0.0092 seg. NEW