Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Por norma essa fita ou fio de cobre percorre as vigas de fundações periféricas e depois liga a um varão de terra.
    Vou procurar umas fotos para pôr aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse
  2.  # 22

Colocado por: Bigmouse
    O projecto refere algum valor de terra a atingir?
      100 Omh, o que tenho sobre o terra é o que tenho na imagem, o material não é alumínio como tinha dito mas aço galvanizado.
        Captura de ecrã 2023-12-15 204550.png
    •  # 23

Colocado por: zedasilvaVou procurar umas fotos para pôr aqui
      Agradeço porque nunca vi fazer isto em nenhuma das obras do meu pai
    •  # 24

-
    •  # 25

nesse caso espero que não isolem as fundações com plástico ou com tela.

Colocado por: zedasilvaPor norma essa fita ou fio de cobre percorre as vigas de fundações periféricas e depois liga a um varão de terra.
      Vou procurar umas fotos para pôr aqui
      Estas pessoas agradeceram este comentário:Bigmouse
    •  # 26

Colocado por: tiagodiafAgradeço porque nunca vi fazer isto em nenhuma das obras do meu pai

No tópico 1 da M_house #674 tem lá uma foto.
      Neste caso só levou mesmo a ligação da estrutura ao varão de terra.
      Vou procurar as outras fotos
    •  # 27

Colocado por: Bigmousenesse caso espero que não isolem as fundações com plástico ou com tela.

Os eletroes só passeiam no metal, no betão não.
      😁
    •  # 28

Colocado por: tiagodiafAgradeço porque nunca vi fazer isto em nenhuma das obras do meu pai
    •  # 29

sim passeiam no metal, mas o Betão não é isolante, se isolarem as fundações não irá haver contacto com a terra. Estará a criar um eléctrodo de terra isolado sistema isolado.

Colocado por: zedasilvaOs eletroes só passeiam no metal, no betão não.
    •  # 30

.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
    •  # 31

Colocado por: Bigmousesim passeiam no metal, mas o Betão não é isolante, se isolarem as fundações não irá haver contacto com a terra. Estará a criar um eléctrodo de terra isolado sistema isolado.

A estrutura está ligada ao elétrodo de terra por um fio de cobre
    •  # 32

Colocado por: Bigmousenesse caso espero que não isolem as fundações com plástico ou com tela.
      é uma das minhas questões porque a estrutura nem vai estar a tocar em terra, tem o isolamento e a tela
    •  # 33

Isso sim. mas nesse caso os elementos estruturais não contribuem em nada para o valor da resistência terra. o valor de resistência de terra é unicamente obtido pelo o eléctrodo de terra no exterior das fundações.

Colocado por: zedasilvaA estrutura está ligada ao elétrodo de terra por um fio de cobre
    •  # 34

Colocado por: BigmouseIsso sim. mas nesse caso os elementos estruturais não contribuem em nada para o valor da resistência terra. o valor de resistência de terra é unicamente obtido pelo o eléctrodo de terra no exterior das fundações.

Por isso é que a estrutura é ligada ao elétrodo.
      Se estivesse em contracto direto com a terra funcionaria como um grande eletrodo.
    •  # 35

dá a entender que o eléctrodo de terra é executado no exterior das fundações.

se assim for, se utilizarem a fita de aço galvanizado é recomendado envolver a mesma com betão pobre.

A solução apresentada, é bastante elaborada para uma moradia. Vai ter dificuldade a arranjar um eletricista que execute como o prescrito a um custo equilibrado.

Colocado por: tiagodiafé uma das minhas questões porque a estrutura nem vai estar a tocar em terra, tem o isolamento e a tela
    •  # 36

Colocado por: BigmouseA solução apresentada, é bastante elaborada para uma moradia. Vai ter dificuldade a arranjar um eletricista que execute como o prescrito a um custo equilibrado.
      O mais certo é optarmos por fazer uma rede de terras só com eletrodos.
    •  # 37

correto, unicamente está a ser feita uma ligação equipotencial da estrutura ao eléctrodo de terra.

se o eléctrodo de terra tiver 200 Ohm, quando ligado a uma estrutura isolada irá manter os mesmo 200 Ohm (em teoria).

Colocado por: zedasilva
      Por isso é que a estrutura é ligada ao elétrodo.
      Se estivesse em contracto direto com a terra funcionaria como um grande eletrodo.
      •  # 38

par uma moradia é o mais simples e econômico.

Colocado por: tiagodiafO mais certo é optarmos por fazer uma rede de terras só com eletrodos.
        Concordam com este comentário: tiagodiaf
      •  # 39

Colocado por: Bigmousepar uma moradia é o mais simples e econômico.

Concordam com este comentário:tiagodiaf

No fundo é aquilo que se fez na M_house, um pedaço de cabo de cobre que liga um dos varões da estrutura a um elétrodo de terá.
        Qualquer eletricista faz isso em 1/2h
      •  # 40

verifique é se o eletricista não perde a vontade de cavar e coloca os eletrodos de terra e condutores de cobre não isolados a uma profundidade inferior a 80cm

0.0248 seg. NEW