Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boas

Tenho a minha, feita por mim e adaptada à minha estratégia de cálculo; deu-me muito trabalho e como deve compreender é um documento pessoal que não partilho. Pode no entanto descarregar uma aqui (VERCOTERM - Download) que é de origem perfeitamente credível. Espero que tenha formação RCCTE, caso contrário é "chinês"

cumps
    José Cardoso
  2.  # 42

Em complemento ao indicado pelo José Cardoso alerto que o cálculo que envolve um Projecto de Conforto Térmico de Edifícios não se resume simplesmente a espessuras de isolamento térmico e de vidros, é mais abrangente.

Para terem uma ideia dos cálculos envolvidos, podem retirar daqui o Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE).

Cumps
  3.  # 43

4.  # 44

Colocado por: j cardosoBoas

Começemos pelo fim:

Depende da localização, orientação, arquitectura, sistemas de aquecimento / arrefecimento, etc. Em princípio o autor do projecto de comportamento térmico não usará mais que o necessário. Já tenho indicado 4 cm, já indiquei com 6 cm e tudo no mesmo concelho, pode variar assim.

Asneira da grossa: que é que você ou o empreiteiro entendem disso? Então não é chinês para si?

Então o empreiteiro deu preço sem olhar para os projectos? Prepare-se para mais problemas.

E se assinasse estava a prestar falsas declarações com a agravante de ficar sujeito a quevocêo processasse judicialmente.

Também os cálculos de betão armado devem ser chinês para si, mas espero que não lhe passe pela cabeça fazer alterações. Por serem chinês para quem não tem a devida formação é que há pessoas habilitadas a quem recorrer.

.
    E você diria o quê? Que não aceitava essa espessura? E depois, apresentaria um projecto que não cumprisse o regulamentado? E que seria chumbado obrigando à execução de outro projecto sob pena de não obter a licença de construção?

Dê uma vista de olhosnestadiscussão e leia com a atenção a parte que fala de como se deve comportar um cliente. Acredite que é na defesa dos seus interesses.

cumps
    José Cardoso

José Cardoso concordo com tudo o que diz, menos a ideia que tenta passar de que o empreiteiro é o malandro,.conheço empreiteiros sérios e outros não, tal como Eng., Arq. e clientes. Generalizar é sempre um erro que magoa os sérios e deixa os incompetentes indiferentes.

Jos
  5.  # 45

Colocado por: j cardosoBoas

Deixe ver se eu percebo o que afirma:

- O LNEC não é credível.
    - A ATEPE, ou seja uma associação de aplicadores e fabricantes do produto é credível

Portanto não devemos acreditar num laboratório de competência técnica reconhecido internacionalmente e independente dos fabricantes como o LNEC, mas devemos acreditar numa associação que reúne os principais interessados na comercialização deste produto?
    Quanto ao resto das afirmações que faz só posso dizer que o nível dos argumentos apresentados não passa de propaganda: afirmações sem comprovativo em que só acredita quem quer acreditar.

Cumps
    José Cardoso

Vou-lhe contar uma história:

Um dia na construção do piso de uma auto estrada, betonava-se o pavimento e passado poucas horas este abria fissuras com grande expressão. No dia seguinte a mesma coisa e isto aconteceu por vários dias, até que se pediu a intervenção do Instituto que inspeciona a qualidade da construção. Após vários ensaios e análises a culpa morreu solteira, ou seja o povinho pagou as reparações.
    O que toda a gente que interviu nessa obra sabe:
    A empresa que fornecia o betão e que também produz e comercializa cimento, foi contatada por uma empresa que tinha um navio a chegar ao fim do seu percurso, ou seja a precisar de carregar de novo e tinha ainda ums toneladas valentes de cimento para vender, pelo que vendia ao preço da uva mijona. Perante uma oportunidade dessas a empresa fechou negócio, o que parece ter esquecido foi de fazer testes ao cimento que acabava de adquirir, e que se conclui depois ter carateristicas para paises frios, tudo isto era passível de ser compensado com recurso a adjuvantes, mas não foi e o resultado foi o betão atingir rapidamente grandes temperaturas e abrir fissuras. Porque os ensaios desse instituto não o revelaram se os ensaios feitos pela propria empresa ( erradamente à posteriori) o revelaram?
    Claro está que isto aconteceu em áfrica , num país qualquer do terceiro mundo.
  6.  # 46

José Cardoso concordo com tudo o que diz, menos a ideia que tenta passar de que o empreiteiro é o malandro,

Não percebo onde é que faço passar essa ideia (que nem é a mina ideia sobre o assunto)

Continuo a ser de opinião que o LNEC é uma entidade credível e que a opinião de uma Associação de fabricantes de um produto (seja ele qual for) é uma opinião potencialmente tendenciosa

0.0171 seg. NEW