É normal de hoje em dia colocar um isolamento tão grosso?
ficou acordado com o construtor isolamento com placas xps de 3cm, que penso que seja o normal
que nenhum de nós tinha reparado
Já me disse que só aceita a alteração se no final se alterar o projecto acústico e térmico com os custos a isso agregados, caso contrário não assina esses projectos.
Esteve a mostrar-me com dados o que isso iria implicar na termica e acústica da casa mas para mim esses valores são "chinês".
acho que ele deveria ter-me consultado relativamente a esses detalhes.
colocado por j cardoso:
Posto isto o que aprecio no dono da obra?
1 - que saiba o que quer.
2 - que conheça e respeite a função de cada um dos intervenientes na obra
3 - que não faça alterações ao previsto inicialmente sem ouvir e pesar devidamente a opinião dos técnicos.
4 - que cumpra as suas obrigações como estipulado no(s) contrato(s).
5 - que exiga a todos os intervenientes o cumprimento rigoroso da obrigação de cada um (pode parecer estranho mas já vi muitas vezes o dono da obra tomar o partido do empreiteiro contra as indicações que lhe são dadas pelos técnicos e em prejuízo do seu interesse).
Pedi varios orçamentos, como toda a gente, daqueles que são dados por alto e com poucos elementos, para depois partir para decisões mais concretas entre 2 ou 3 orçamentos. É assim que normalmente se faz não é?
O que me leva a pensar que o normal é colocar xps de 3 ou 4 mm é que todos os orçamentos incluiam isolamento dentro dessa espessura.
Claro que a responsabilidade agora é dele mas a verdade é que se ele perder por aí vai acabar por ganhar noutros lados!
Quanto a mexer nos calculos de betão armado, porque havia eu de fazer isso???
Colocado por: Arto que nenhum de nós tinha reparado (e não sei se ele já reparou) é que o engenheiro responsável pelo projecto colocou isolamento xps de 6cm
Colocado por: ArtO que é certo é que a diferença de preço de um para o outro deve ser abismal
Colocado por: ArtBoas.
Já iniciei construção e ficou acordado com o construtor isolamento com placas xps de 3cm, que penso que seja o normal, o que nenhum de nós tinha reparado (e não sei se ele já reparou) é que o engenheiro responsável pelo projecto colocou isolamento xps de 6cm! Já me disse que só aceita a alteração se no final se alterar o projecto acústico e térmico com os custos a isso agregados, caso contrário não assina esses projectos.
Esteve a mostrar-me com dados o que isso iria implicar na termica e acústica da casa mas para mim esses valores são "chinês".
O que é certo é que a diferença de preço de um para o outro deve ser abismal e acho que ele deveria ter-me consultado relativamente a esses detalhes.
É normal de hoje em dia colocar um isolamento tão grosso?
Dado que a espuma de poliuretano tem uma capacidade isolante muito superior ao XPS, com apenas 4 cm
Colocado por: PURDado que a espuma de poliuretano tem uma capacidade isolante muito superior ao XPS
Colocado por: PUR
Já pensou em utilizar a espuma de poliuretano projectada, em substituição do XPS ? Dado que a espuma de poliuretano tem uma capacidade isolante muito superior ao XPS, com apenas 4 cm, irá obter o mesmo nível de isolamento térmico que com os 6 cm de XPS !
Colocado por: ArtObrigado pela resposta.
A questão não passa pelo projecto ser chumbado por ter menos isolamento. Aliás ele aprova mas com as devidas alterações no final, o que acho correcto como é obvio. O que acho é que, se era aconselhavel um isolamento assim deveria ter-me consultado, dado que a diferença de preços é grande.