Colocado por: ArtEstou cada vez mais confuso... O construtor deu-me a escolher entre as duas alternativas, mas como cada vez percebo menos vou manter-me fiel á minha primeira opção - XPS
Colocado por: AugstHillO que eu me referia é que, se tem um projecto térmico e Declaração de Conformidade Regulamentar, com quem tem de discutir as soluções é com o projectista e o perito e não com o empreiteiro.
Em termos de conversa [e de aspecto, da representante] era tudo muito bonito.. E com catalogo onde demonstravam que tinha um desempenho superior ao xps, algo tipo 3cm das placas deles têm desempenho a algo entre os 4/5cm de XPS...
Em termos de preços penso que eram 'um pouco mais caros, mas têm desempenho superior'...
Mas e.. certificação pelo LNEC, será que têm?
Perguntei e penso que a resposta foi 'está em fase de certificação
Colocado por: j cardosoBoasEm termos de conversa [e de aspecto, da representante] era tudo muito bonito.. E com catalogo onde demonstravam que tinha um desempenho superior ao xps, algo tipo 3cm das placas deles têm desempenho a algo entre os 4/5cm de XPS...
Em termos de preços penso que eram 'um pouco mais caros, mas têm desempenho superior'...
Mas e.. certificação pelo LNEC, será que têm?
Perguntei e penso que a resposta foi 'está em fase de certificação
Já recebi algumas visitas desse tipo. Nada tenho contra e até agradeço ... em princípio. O problema põe-se quando se faz a pergunta sacramental: estão as suas características certificadas por entidade devidamente credenciada? A resposta é, geralmente, a que Mk Pt obteve, isto é, não está mas vai estar, está quase, já falta pouco. Ao que respondo sempre: quando estiver diga e falamos no assunto, de outra maneira nem perco tempo. Por muito respeito que tenha por quem faz o seu trabalho não é possível aceitar os valores que nos indicam baseados apenas no que dizem os vendedores ou os fabricantes. Há regras a cumprir, estão estabelecidas e dizem que as características a considerar no cálculo são as indicadas no processo de certificação/ homologação. No caso de se tratarem de produtos não certificados devem ser consideradas as características indicadas pela entidade competente - neste caso o LNEC. Caso não seja seguida esta metodologia o projecto não cumpre a regulamentação em vigor e não será certificado e aceite como tal.
Para além desta questão,e num opção meramente pessoal, não tomo em consideraçãonenhummaterial ou equipamento se sobre ele não me for disponibilizada informaçãoem Português.
cumps
José Cardoso
Então depreendo que não conheça este tipo de material - placas de poliuretano rigído [tipo as da masterblock que referi]- como estando certificadas
Colocado por: PURPara justificar as minhas afirmações anteriores e facilitar o acesso a alguma informação internacional reconhecida, aqui vão alguns links
http://www.fao.org/docrep/006/y5013e/y5013e08.htm
http://www.foam-insulation.co.uk/insulation/thermal-conductivity.htm
Colocado por: PedrovskyOBS: Composição da parede: tijolo 22 + wallmate 4 cm + caixa ar 2 cm + sandwich gesso cartonado com 4 cm lã rocha no interior!
Apesar disso e, apesar do LNEC e, apesar de alguns cépticos
Colocado por: PURSobre a questão da evolução dos materiais, colocada porMoraisdd,