Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: MikeMelgaOu então isso é uma tarifa social


    A tarifa social vem descontado numa parcela distinta. Aquilo é o preço base
  2.  # 2

    0.08/KWh ???
    Claramente alguém meteu água nos updates lá na BD, não me lembra de valores desses nem nos últimos 8 anos, quanto mais atualmente.
    O mais certo terá sido algum lote de clientes que ficou pra lá esquecido nas atualizações de tarifas e só foi refletido entretanto as reduções das TAR, que são transversais a todos os tarifários.
    Eu não fazia muito alarido e deixava andar até eles darem conta por eles mesmo.
    Concordam com este comentário: eu
    • gio12
    • 9 novembro 2022 editado

     # 3

    Colocado por: MikeMelgaNão sei que raio de valores são esses.
    Na minha factura Endesa, o Kw vem facturado a 0.145373€

    0.08 nesta altura....cheira-me a erro.

    Edit: Ou então isso é uma tarifa social ou com bónus por gastar pouco. Gastar 71Kw num mês....quem me dera.


    Eu não tenho tarifa social e gasto por mês 250/300kw. o User acima já explicou a situação. Desde quando tem contrato na Endesa? O meu contrato já é de 2021



    Colocado por: b3dukes0.08/KWh ???
    Claramente alguém meteu água nos updates lá na BD, não me lembra de valores desses nem nos últimos 8 anos, quanto mais atualmente.
    O mais certo terá sido algum lote de clientes que ficou pra lá esquecido nas atualizações de tarifas e só foi refletido entretanto as reduções das TAR, que são transversais a todos os tarifários.
    Eu não fazia muito alarido e deixava andar até eles darem conta por eles mesmo.
    Concordam com este comentário:eu


    Claro que não vou questionar a Endesa. Vou continuar como se nada se passasse
  3.  # 4

    Colocado por: gio12Desde quando tem contrato na Endesa?


    Inicío de 2021.



    Colocado por: gio12Claro que não vou questionar a Endesa. Vou continuar como se nada se passasse


    Mas tem noção que, caso seja realmente erro, o vão obrigar a pagar a totalidade e com juros, certo?
  4.  # 5

    Colocado por: MikeMelgaMas tem noção que, caso seja realmente erro, o vão obrigar a pagar a totalidade e com juros, certo?


    Não podem cobrar valores com mais de 6 meses, na pior das hipóteses, podem tentar recuperar os últimos 6 , a partir do momento em que deem com o gato .
  5.  # 6

    Colocado por: MikeMelgaMas tem noção que, caso seja realmente erro, o vão obrigar a pagar a totalidade e com juros, certo?


    Se tal acontecer aconselhe se antes mas penso que só podem ir buscar até 6 meses da possível notificação que lhe façam.

    Tive problema com a Endesa há uns anos (sai de casa, dei contagem, sabiam da contagem corrente e mesmo assim queriam cobrar mais dois meses depois de ter saído) e nem quero ouvir falar deles.
    Até empresas de cobrança meteram ao barulho.
    Passaram 6 meses já não puderam levar a deles avante.
  6.  # 7

    Colocado por: Dacepa

    Tive problema com a Endesa há uns anos (sai de casa, dei contagem, sabiam da contagem corrente e mesmo assim queriam cobrar mais dois meses depois de ter saído) e nem quero ouvir falar deles.
    Até empresas de cobrança meteram ao barulho.
    Passaram 6 meses já não puderam levar a deles avante.


    Não é caso único. Também conheço um caso em que já tinham passado 6 meses, ele invocou o decreto-lei e mesmo assim continuaram a chateá-lo. Não é ilegal cobrar consumos com mais de 6 meses, logo é necessário que o consumidor expresse oposição a essa cobrança para fazer valer os seus direitos.
  7.  # 8

    Também já tive que o fazer com a alfa energia, queriam cobrar-me uma factura qualquer de há 1 ano atrás...
  8.  # 9

    Mas, esperem! Estamos a falar de tarifas simples? Não em bi-horário? Se sim, eu ficaria caladinho a ver se passa. Quem me dera tal tarifa e carregar o carro eléctrico ou usar as máquinas a qualquer hora do dia... Ainda assim considero que tenho um bom tarifário, com 9.8 cts/KWh em vazio e 19 cts em fora de vazio. Mas se fosse 8 cts e ainda desconto todo o dia era maravilhoso...
  9.  # 10

    Tarifa normal
  10.  # 11

    Isto não é o caso de cobrarem consumos com mais ou menos de 6 meses. Os consumos estão a ser cobrados, o preço é que poderá estar mal. Não se aplica esse caso.

    No meu caso, estão a cobrar 0.11€, o que tb é mais barato que o normal. Se se enganaram, corrijam. Tudo bem. Não podem é cobrar o engano para trás.
    Concordam com este comentário: Dacepa
  11.  # 12

    Colocado por: LrLisboaIsto não é o caso de cobrarem consumos com mais ou menos de 6 meses. Os consumos estão a ser cobrados, o preço é que poderá estar mal. Não se aplica esse caso.

    No meu caso, estão a cobrar 0.11€, o que tb é mais barato que o normal. Se se enganaram, corrijam. Tudo bem. Não podem é cobrar o engano para trás.
    Concordam com este comentário:Dacepa



    Provavelmente é o que vai acontecer em Janeiro, até lá ainda recebem um fundo qualquer por a facturação estar em baixa 😂
  12.  # 13

    Colocado por: manelvcA faturação às vezes é esquisita, mas vai andando +-. O preço que eu tenho é aquele...
    Esquisita porquê?

    Não dá para mandar a leitura todos os meses?

    Já agora vou usar o seu código, uma vez que foi o que vi primeiro.

    Valores atuais endesa, já com os 14% para 5.75Kva
    0,1450€/kWh
    0,3624€/dia

    Valores na EDP
    0,2377€/kWh
    0,2629€/dia

    Isto é uma desgraça para quem faz contratos agora, também queria os 0.08 cent
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  13.  # 14

    Para tarifa simples não sei, mas para bihorário olhe para a goldenergy antes de contratar Endesa.
  14.  # 15

    Colocado por: pcspinheiromas para bihorário olhe para a goldenergy antes de contratar Endesa.
    Trata-se de uma segunda habitação, acho que não ia tirar partido de um plano bifásio.
    E o valor potência dia da goldenergy, queima também.

    Mas agradeço imenso a sugestão
  15.  # 16

    Se a energia em Portugal vem da EDP, como e que os outras empresas fazem mais barato?
    Já estive na Endesa a pagar menos realmente, mas quando vi a fatura de acerto, vi logo que era treta
    Concordam com este comentário: psergio57
  16.  # 17

    Colocado por: MoradiacoimbraJá estive na Endesa a pagar menos realmente, mas quando vi a fatura de acerto, vi logo que era treta
    Por isso é que eu envio a leitura todos os meses e só pago o que gasto.
    Óbvio que se tinha "fatura certa" ou estimativa baixa, e percecionava que gastava menos, ficava mais à vontade para ir gastando mais..... depois no acerto.

    Eu sei a média que a casa gasta, e a endesa não tem o poder de alterar a contagem do contador, por isso não estou a ver como ir pagar mais
  17.  # 18

    Os gajos da Endesa são os mais chatos de todos batiam me sempre a porta a pedir me uma fatura para ver se eu ando a pagar uma taxa qualquer faziam se passar pela edp
  18.  # 19

    Colocado por: HAL_9000Trata-se de uma segunda habitação, acho que não ia tirar partido de um plano bifásio.
    E o valor potência dia da goldenergy, queima também.

    Mas agradeço imenso a sugestão


    Se é para 2ª habitação, mais vale ter um termo fixo baixo, com por exemplo na tarifa regulada. 0,2661€/dia e 0,1599€/kWh.


    Colocado por: MoradiacoimbraSe a energia em Portugal vem da EDP, como e que os outras empresas fazem mais barato?


    Não podemos dizer que a energia em Portugal vem da EDP. A EDP é de facto dona de várias centrais de produção, mas não é a única. Relembro que o mercado de energia é ibérico, logo um comercializador pode perfeitamente fazer contratos com centrais produtoras. independentes. Logo é perfeitamente normal haver preçários mais baratos do que a EDP. Agora neste período de volatilidade a estratégia de aquisição de energia tem servido para manter preços baixos mais tempo do que noutras empresas concorrentes, mas já em Fevereiro apareceu a notícia que a EDP estava a desincentivar novas adesões, pois adquiri mais energia na altura era muito caro e desvantajoso para o negócio deles.
  19.  # 20

    As pessoas tem de alterar essa ideia. a EDP é tal e qual com as outras comercializadoras. a energia em Portugal não proveem unicamente deles.

    A energia vem de produtores de energia, por exemplo, EDP, Endesa, Iberdrola,... parte dessa da energia produzida será depois comercializada em mercado de bolsa OMIE, onde será adquirida pelas varias comercializadoras do mercado, principalmente pelas que não tem produção própria, que iram posteriormente fazer contrato com os clientes.

    A energia produzida, será então transportada pela REN - Redes Energéticas Nacionais, pelas linhas de muita alta tensão >60kV.

    Abaixo de 60kV (60kV, 30kV, 15kV e 10kV) será a transportada na rede de distribuição gerida pela E-redes (antigamente designada por EDP distribuição). Esta é ainda responsável pelas leitura dos contadores de energia e enviar a informação dos consumos para os comercializadores que tem contratos com os clientes finais para procederem à faturação.

    Para a grande parte dos clientes em baixa tensão normal, a contagem de energia ainda é feita manualmente (mínimo obrigatória de 6 em 6 meses), havendo por isso lugar a estimativas entre períodos de leituras reais. essa estimativas são realizadas através de formulas previamente aprovadas e divulgadas pela ERSE. Por isso é normal que possam haver meses que hajam faturas com acertos significativos. Isso não significa que estejam a ser enganados... a final consumiram essa energia e o que é realmente relevante é o custo por kWh.

    O futuro tendo para que todas as constagem sejam feitas mensalmente, designada por tele-contagem.

    Colocado por: MoradiacoimbraSe a energia em Portugal vem da EDP, como e que os outras empresas fazem mais barato?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruicarlov, tigoncal
 
0.0261 seg. NEW