Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, li há um tempo um artigo sobre vantagens de viver em moradia ou num apartamento e óbvio que um tem vantagens em relação a outro.
    Uma das desvantagens da moradia é o custo anual do IMI e custo de manutenção.

    Para quem vive numa moradia, existe algum custo médio mensal/anual de manutenção?
    Será viável para uma família com 2000 euros por mes (sem necessidade de empréstimos)?

    Obrigado pelas sugestões
  2.  # 2

    Colocado por: JASantosPara quem vive numa moradia, existe algum custo médio mensal/anual de manutenção?
    Será viável para uma família com 2000 euros por mes (sem necessidade de empréstimos)?


    Se dispõe de 2000€, sem prestação da casa, não sei porque não seja viável. Obviamente depende do resto das suas obrigações, dos vícios e nível de vida que leva, do agregado familiar.

    Quanto ao custo da manutenção.
    Depende da propriedade em si. Do tamanho, da complexidade, da existência ou não de patologias que potenciam manutenções mais regulares... do que possa fazer ou tenha de contratar fora. Dos arranjos exteriores, igual.
    Mas os apartamentos e condomínios também têm as suas despesas... e não são poucas. e obras de conservação...

    conte com pinturas regulares a cada 8 anos. o resto depende do que é.

    O IMI... também depende, há apartamentos que pagam mais IMI que uma moradia. vocÊ não especifica nada. è tudo muito subjectivo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    2000 eur/mês de rendimento disponível mensalmente ou pode aplicar 2000 eur/mês na manutenção/gestão da moradia?
  4.  # 4

    Isto tudo depende do local que se encontra o imóvel (valor de mercado, valor que as finanças dá, valor que a câmara municipal aplica de IMI sobre o imóvel)

    Um T1 em Lisboa paga mais de IMI que uma moradia T4 na Cochinchina
  5.  # 5

    Colocado por: xiripitiUm T1 em Lisboa paga mais de IMI que uma moradia T4 na Cochinchina

    Dificilmente. O VPT é o valor de mercado não andam a par.
    • AMVP
    • 9 novembro 2022

     # 6

    Tenho um apartamento mais antigo e mais pequeno que a vivenda dos meus pais, gosto mais do termo vivenda, no mesmo concelho e o valor do IMI é o mesmo para ambos os imóveis, pelo menos para já. O que os diferencia? A localização e como tal o índice de valorização definido pelo município, o meu apartamento está na zona mais caras e a vivenda dos meus pais na mais barata, não deve ser por muitos mais anos, mas atualmente é assim.
  6.  # 7

    Basicamente já tudo foi dito, sem dados concretos não é fácil fazer comparações.
    Pode habitar uma moradia que esteja isenta de IMI como pode viver num apartamento que pague IMI equivalente ao SMN...

    A mim assusta-me mais o custo de manutenção de um apartamento (custos que não estão relacionados diretamente com o nosso fogo) do que os custos de manutenção de uma moradia que tenho mais flexibilidade de os fazer quer a nível temporal como a nível orçamental, etc...

    Sobre a vivência, vai do gosto de cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo.
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas

    Se dispõe de 2000€, sem prestação da casa, não sei porque não seja viável. Obviamente depende do resto das suas obrigações, dos vícios e nível de vida que leva, do agregado familiar.

    Quanto ao custo da manutenção.
    Depende da propriedade em si. Do tamanho, da complexidade, da existência ou não de patologias que potenciam manutenções mais regulares... do que possa fazer ou tenha de contratar fora. Dos arranjos exteriores, igual.
    Mas os apartamentos e condomínios também têm as suas despesas... e não são poucas. e obras de conservação...

    conte com pinturas regulares a cada 8 anos. o resto depende do que é.

    O IMI... também depende, há apartamentos que pagam mais IMI que uma moradia. vocÊ não especifica nada. è tudo muito subjectivo.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Moradia de 200 m2. Com piscina (dizem-me que a piscina nao tem grandes manutencoes hoje em dia) e basicamente relva artificial. Algumas plantas de lado ou arvores, mas nada demais..
  8.  # 9

    Colocado por: Belhinho2000 eur/mês de rendimento disponível mensalmente ou pode aplicar 2000 eur/mês na manutenção/gestão da moradia?


    2000 de rendimento disponivel mensalmente.
    Se pudesse gastar 2000 euros para manutencoes mensais deveria ser uma mansao digo eu hehe
  9.  # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesBasicamente já tudo foi dito, sem dados concretos não é fácil fazer comparações.
    Pode habitar uma moradia que esteja isenta de IMI como pode viver num apartamento que pague IMI equivalente ao SMN...

    A mim assusta-me mais o custo de manutenção de um apartamento (custos que não estão relacionados diretamente com o nosso fogo) do que os custos de manutenção de uma moradia que tenho mais flexibilidade de os fazer quer a nível temporal como a nível orçamental, etc...

    Sobre a vivência, vai do gosto de cada um.


    Sim tem razao, pelo menos na moradia estamos nós conscientes do que podemos fazer e quando.
    Em relacao ao IMI já se sabe, é sempre a pagar, mas a questao nem era o IMI, mas sim despesas inerentes de moradia. Exemplo: pintura, etc.

    Mas obrigado!
    • AMVP
    • 9 novembro 2022

     # 11

    Mas tb lhe digo, com os milhares que custa uma habitação, seja lá qual for o tipo, penso que não será o IMI que fará assim tanta diferença, é diferente de se gostar de pagar pois isso ninguém gosta.
    Quanto a despesas de manutenção/trabalho na manutenção/execução da própria manutenção eu prefiro apartamentos, mas claro se comprar um cheio de problemas e uma vivenda sem problemas irá gastar mais no apartamento, mas se compararmos ambos em igualdade de circunstâncias a despesa em vivendas é superior à dos apartamentos. Sim, nos apartamentos há condomínio, nas vivendas tb os há não têm é valor definido em ata nem normalmente é apurado.
    Quanto ao tempo para fazer as intervenções nas partes comuns vs intervencionar numa vivenda, sim é um facto é suposto os condóminos organizarem-se para resolver problemas estruturais para não danificar o prédio enquanto na vivenda olhe se cair só afeta o dono.
  10.  # 12

    Há 5 anos , troquei um T3 por uma V3, os custos aumentaram sim face ao que gastava num apartamento, mas são coisas mínimas e facilmente acomodáveis no orçamento que indicou, +15€/agua , +30€/eletricidade , corto eu a relva e trato do jardim , pinturas de muros e vedações etc, tb me entretenho a fazer num fds quando necessário.
    O IMI devido a não ser na mesma zona onde era o apartamento, até é inferior cerca de -60€ .
    Optei por colocar mensalmente 100€ numa poupança, para quando for necessário pintar a moradia ter algum fundo de maneio.

    Na pratica a despesa mensal corrente que aumenta, mas é basicamente o que não se paga de condomínio.
    De resto é meter 100 euritos de lado por mês para essas eventualidades, pinturas, uma ou outra reparação que não possa fazer vc mesmo.

    Já a melhoria de qualidade de vida, nem sei que lhe diga... são dois mundos diferentes. É comparar batatas com cebolas, ou psicologicamente estar numa favela no Brasil ou numa cabana nas Maldivas. :D
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril, JASantos
  11.  # 13

    Colocado por: b3dukes

    Já a melhoria de qualidade de vida, nem sei que lhe diga... são dois mundos diferentes. É comparar batatas com cebolas, ou psicologicamente estar numa favela no Brasil ou numa cabana nas Maldivas. :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JASantos


    Faz realmente muito sentido!
    Obrigada pela sua opiniao
  12.  # 14

    Colocado por: JASantos

    Sim tem razao, pelo menos na moradia estamos nós conscientes do que podemos fazer e quando.
    Em relacao ao IMI já se sabe, é sempre a pagar, mas a questao nem era o IMI, mas sim despesas inerentes de moradia. Exemplo: pintura, etc.

    Mas obrigado!


    JASantos, se valoriza a vivência interior e exterior de uma moradia vai ter muito gosto em se entreter em pequenas reparações e manutenções feitas por si mesmo e por conhecidos, obviamente que isto também se pode aplicar a apartamentos, contudo as "áreas comuns" não serão tão relevantes.
    Sobre o IMI depende sempre do valor a pagar como é obvio, mas como referido pode até nem haver diferença ou a diferença ser favorável.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • AMVP
    • 9 novembro 2022

     # 15

    Vejo aqui comentários sobre os custos de manutenção de vivendas que penso sempre que ou as pessoas têm poucos anos a viver nas mesmas, não fizeram contas ou então não dizem a verdade toda.
    Mesmo no exemplo que é dado, o valor a mais de água e eletricidade é superior ao que pago de quota de condomínio por um T3, num prédio que até à data não teve necessidade de qualquer obra em partes comuns, sendo que assume alguns trabalhos por si. Ao valor, o user acrescenta 100€/mês para um fundo. Diria que é só fazer contas.

    Agora, se a família gosta de vivendas, isso já é outra perspetiva, cada um tem o seu gosto, e outra análise custo/benefício.
  13.  # 16

    Colocado por: AMVPVejo aqui comentários sobre os custos de manutenção de vivendas que penso sempre que ou as pessoas têm poucos anos a viver nas mesmas, não fizeram contas ou então não dizem a verdade toda.
    Mesmo no exemplo que é dado, o valor a mais de água e eletricidade é superior ao que pago de quota de condomínio por um T3, num prédio que até à data não teve necessidade de qualquer obra em partes comuns, sendo que assume alguns trabalhos por si. Ao valor, o user acrescenta 100€/mês para um fundo. Diria que é só fazer contas.

    Agora, se a família gosta de vivendas, isso já é outra perspetiva, cada um tem o seu gosto, e outra análise custo/benefício.


    Já viveu em vivenda? Edit: já viveu em termos de se já teve que arcar com os custos de viver nela.
  14.  # 17

    Colocado por: AMVPVejo aqui comentários sobre os custos de manutenção de vivendas que penso sempre que ou as pessoas têm poucos anos a viver nas mesmas, não fizeram contas ou então não dizem a verdade toda.
    Mesmo no exemplo que é dado, o valor a mais de água e eletricidade é superior ao que pago de quota de condomínio por um T3, num prédio que até à data não teve necessidade de qualquer obra em partes comuns, sendo que assume alguns trabalhos por si. Ao valor, o user acrescenta 100€/mês para um fundo. Diria que é só fazer contas.

    Agora, se a família gosta de vivendas, isso já é outra perspetiva, cada um tem o seu gosto, e outra análise custo/benefício.


    Claramente dependerá sempre da opinião pessoal de cada um, mas creio que a questão de custo/beneficio só se coloca se a pessoa assumir logo á partida que prefere viver em moradia, em vez do apartamento actual, logo o "gosto/preferência" está implícito á partida.

    No meu caso, considero que foi literalmente das melhores, senão a melhor decisão que tomei na minha vida até á data.
    Se tivesse passado dos confinamentos em teletrabalho no apartamento onde morava, era certinho que tinha aberto um CMJornal algures ali pelo meio de 2020 pelos piores motivos.
    Concordam com este comentário: AMVP
  15.  # 18

    Vivi num apartamento T2 e mudei para uma vivenda V4 com quintal no mesmo concelho.

    O IMI aumentou ligeiramente, os custos de manutenção também.

    Mas com esse orçamento, fora a prestação, em princípio não deverá ter problemas.

    Na minha opinião, vale pela qualidade de vida que se ganha.
    • AMVP
    • 9 novembro 2022

     # 19

    Colocado por: desofiapedro

    Já viveu em vivenda? Edit: já viveu em termos de se já teve que arcar com os custos de viver nela.

    vivi 23 anos numa vivenda e acompanho há muitos a manutenção da casa dos meus pais, o dinheiro não sai da minha conta mas trato do resto.
    • AMVP
    • 9 novembro 2022

     # 20

    Colocado por: b3dukes

    Claramente dependerá sempre da opinião pessoal de cada um, mas creio que a questão de custo/beneficio só se coloca se a pessoa assumir logo á partida que prefere viver em moradia, em vez do apartamento actual, logo o "gosto/preferência" está implícito á partida.

    No meu caso, considero que foi literalmente das melhores, senão a melhor decisão que tomei na minha vida até á data.
    Se tivesse passado dos confinamentos em teletrabalho no apartamento onde morava, era certinho que tinha aberto um CMJornal algures ali pelo meio de 2020 pelos piores motivos.
    Concordam com este comentário:AMVP

    Concordo consigo a 100%, são gostos.
    Eu passei o confinamento no meu apartamento, continuo em teletrabalho e continuo cá mt bem, nem me passa pela cabeça trocar para viver numa vivenda. Para mim uma vivenda é para passar alguns fins de semana, não por sistema, e férias para viver, não mt obrigada.
    Concordam com este comentário: b3dukes
 
0.0208 seg. NEW