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  1.  # 1

    Boas,
    Sei que há fóruns dedicados, mas assim como se criou um tópico para veículos elétricos, pensei em criar um para veículos a GPL.

    Eu tenho uma carrinha Opel Astra 1.4 16v de 2001 convertida há mais de 10 anos quando já tinha 190.000km. Tem agora 390.000 e continua a andar sem problemas. Já pagou o custo da instalação nos primeiros 30.000 km e agora tem um custo de utilização tão ou mais barato que um diesel poupadinho, mas com manutenções muito mais baratas, que faço eu excepto ao sistema de gás (por enquanto... estou a pensar fazer eu também porque vi hoje fazer e são 40€ facilmente poupados)

    Estou a considerar seriamente, quando este morrer ou deteriorar/avariar ao ponto de não valer a pena manter, comprar um topo de gama de entre meados dos anos 90 e meados dos 2000 e converter a GPL também. Carros na lista são um BMW série 7 com motor V8 ou Mercedes classe S também V8.

    Quem aqui tem carro a GPL e o que considerariam como próximo carro a GPL se quisessem luxo/conforto a baixo preço de aquisição? Estes que mencionei já perderam uns 80-90% do valor e estão até a tornar-se clássicos.
    Nota: gosto cada vez menos de demasiada tecnologia que só serve para reparações ou manutenções caras...

    Boas discussões!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  2.  # 2

    Ainda hoje atestei o meu Mitsubishi: 0,889/Lt na Repsol.
  3.  # 3

    Utilizador de GPL há mais de 10 anos num 2.0i atmosférico, com mais de 280.000Kms rodados, 0 problemas, 0 custos adicionais.
    Não podia estar mais contente, não fosse agora a febre do pseudo ex-futuro elétrico, e um gajo nem saber bem que pancada de regras de circulação automóvel para ai vão inventar sobre a bandeira do "somos verdes" e nem ponderaria qualquer outro combustível sem ser o GPL.

    O problema com esses carros dos anos 90, meados 2000, não vai ser depois o GPL, vai ser literalmente a ausência de peças de reposição, e acredite sei do que falo, tive o meu parado praticamente 1 mês enquanto procurava nos ferros velhos um "travão de mão", porque simplesmente já não há na marca, AC já não tem, pq o compressor deu o grito e já não fabricam a referencia... e por ai a fora.

    Diria que mais vale apostar em algo mais recente a gasolina e converter, embora reconheça que a oferta seja escassa, mas se durar mais 10/15 anos sem chatices, já se pagou .
  4.  # 4

    Colocado por: b3dukesalgo mais recente a gasolina e converter, embora reconheça que a oferta seja escassa
    É o que não falta! Por ex: um hibrido toyota a consumir 4,5 aos 100 a GPL...Já viu?
    • ljpt
    • 9 novembro 2022

     # 5

    Peugeot 208 de 2012. Entre 2013 e 2017 fez 40.000 km/ano sem qualquer problema.

    Agora anda menos pois mudei-me para mais perto do trabalho.

    Atualmente está com 249.000 km e sem chatices.

    Não hesitaria a apostar novamente no GPL!
  5.  # 6

    Colocado por: BelhinhoÉ o que não falta! Por ex: um hibrido toyota a consumir 4,5 aos 100 a GPL...Já viu?


    Nop, qdo diz hibrido, é gasolina/Gpl, ou hibrido gasolina/elétrico convertido a GPL ?
    Em que modelos se encontra essas motorizações?
  6.  # 7

    Colocado por: b3dukesgasolina/elétrico convertido a GPL
    Conheço gente que instalou em Auris, Yaris...Mas existem outras marcas e modelos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b3dukes
  7.  # 8

    Pelo que vou ouvindo o gpl da cabo das válvulas principalmente nos japoneses, é
    O que dizem, vale o que vale
  8.  # 9

    Tem válvulas macias que precisam de um lubrificante específico.
    Os instaladores tem uma lista dos motores que precisam deste lubrificante. Caso contrário é dar lume

    Eu tenho um Alfa Romeo 147 1.6 😱
  9.  # 10

    Colocado por: b3dukesDiria que mais vale apostar em algo mais recente a gasolina e converter, embora reconheça que a oferta seja escassa, mas se durar mais 10/15 anos sem chatices, já se pagou .


    Eu estou convencido que para BMW e Mercedes não devem faltar peças, nem que não seja na Alemanha... Agrada-me a ideia de um clássico/futuro clássico de alta gama mas por 5-10% do preço em novo 😁
  10.  # 11

    Colocado por: pcspinheiro

    Eu estou convencido que para BMW e Mercedes não devem faltar peças, nem que não seja na Alemanha... Agrada-me a ideia de um clássico/futuro clássico de alta gama mas por 5-10% do preço em novo 😁
    Um carro de manutenção cara será sempre manutenção cara seja ele novo pu velho
  11.  # 12

    Penso que se falarmos de reparações, há custos e custos... Manutenção, a falar estritamente de óleo, filtros, etc, fica sempre barato se for feito em casa. Já distribuição e outras coisas mais envolvidas pode ficar caro, sim.

    Eu até sou jeitoso com carros e a minha carrinha chegou aos 390.000 km comigo a fazer quase tudo desde os últimos 15 anos. Um BMW ou Mercedes será talvez mais complicado, mas tudo se aprende. E ter um amigo cujo trabalho é preparar clássicos para corridas/ralis (muito BMW) ajudará 😉
  12.  # 13

    Colocado por: pcspinheiroPenso que se falarmos de reparações, há custos e custos... Manutenção, a falar estritamente de óleo, filtros, etc, fica sempre barato se for feito em casa. Já distribuição e outras coisas mais envolvidas pode ficar caro, sim.

    Eu até sou jeitoso com carros e a minha carrinha chegou aos 390.000 km comigo a fazer quase tudo desde os últimos 15 anos. Um BMW ou Mercedes será talvez mais complicado, mas tudo se aprende. E ter um amigo cujo trabalho é preparar clássicos para corridas/ralis (muito BMW) ajudará 😉
    Provavelmente só em pneus ja notará uma grande diferença, mas nada como pesquisar antes
  13.  # 14

    Bem, isso é verdade... Pneus para a minha ex Skoda eram 140€ cada, a Opel Astra calça 50-60€ cada com pneus de marca. Mas pronto, pneus não se trocam todos os anos. A mim, que conduzo sensatamente e verifico a pressão com frequência, costumam durar 4-5 anos, ou 60-80k km
  14.  # 15

    Colocado por: pcspinheiroBem, isso é verdade... Pneus para a minha ex Skoda eram 140€ cada, a Opel Astra calça 50-60€ cada com pneus de marca. Mas pronto, pneus não se trocam todos os anos. A mim, que conduzo sensatamente e verifico a pressão com frequência, costumam durar 4-5 anos, ou 60-80k km
    Que sorte, eu mudo pneus a cerca de 15k km, michelin ps5 185 cada :(
  15.  # 16

    Só 15k km??? Anda a fazer drifting ou drag racing? Tem a direcção cronicamente desalinhada? Essa duração não me parece normal se for com condução também "normal". Os pneus de origem da minha Astra de 2001, uns michelin energy, fizeram - sente-se - 100k km! Os da Skoda troquei aos ~60k km/4 anos, mas em toda a verdade ainda faziam uns kms valentes. E se não tenho trocado logo até poupava chatices valentes, porque me estragaram as 4 jantes na norauto e foi um cabo dos trabalhos. Mas não, tinha que ser naquele dia em que lá estava um palerma qualquer... :-(
  16.  # 17

    Colocado por: pcspinheiroSó 15k km??? Anda a fazer drifting ou drag racing? Tem a direcção cronicamente desalinhada? Essa duração não me parece normal se for com condução também "normal". Os pneus de origem da minha Astra de 2001, uns michelin energy, fizeram - sente-se - 100k km! Os da Skoda troquei aos ~60k km/4 anos, mas em toda a verdade ainda faziam uns kms valentes. E se não tenho trocado logo até poupava chatices valentes, porque me estragaram as 4 jantes na norauto e foi um cabo dos trabalhos. Mas não, tinha que ser naquele dia em que lá estava um palerma qualquer... :-(
    Diga-mos que tenho um ritmo apressado :) acho que nunca fiz mais de 20k com um jogo de pneus :S
  17.  # 18

    Colocado por: BelhinhoÉ o que não falta! Por ex: um hibrido toyota a consumir 4,5 aos 100 a GPL...Já viu?


    Essa até foi uma opção que considerei, mas os híbridos tem um prémio grande no preço. Em toda a honestidade, entre pagar €18k por um Auris e ainda converter a GPL, ou pagar €9-10k por um classe S ou série 7, converter e ficar com quase outro tanto no bolso para "torrar" em combustível numa mansão sobre rodas, penso que não hesitaria. Aqui a idade também joga; já estou a ficar velho, pelo menos mentalmente :-))
    Eu estou só à espera que a Astra morra (de causas naturais, não vou acelerar o processo e vou mantê-la o melhor possível) para ver se convenço a esposa a ir nessa direcção. Acho que, desde que tenha caixa auto e a consiga fazer experimentar o luxo desses carros, é possível :-) Além de que, como já são carros poupadinhos, seria preciso muito km para recuperar a conversão

    Hoje fui fazer a revisão do sistema de gás e foram 40€ (em vez dos menos de 30 que costumava pagar...). Estou aqui estou a comprar filtros e o cabo de ligar ao computador numa loja online e faço eu, que aquilo não tem nada que saber. Aproveitei e perguntei ao sr. que a fez e que me disse que a conversão de um V8 desses é coisa para 2000€. Isso paga-se em pouco mais de 1 ano.
  18.  # 19

    Desculpem, citei em vez de editar...
  19.  # 20

    Colocado por: b3dukes

    Nop, qdo diz hibrido, é gasolina/Gpl, ou hibrido gasolina/elétrico convertido a GPL ?
    Em que modelos se encontra essas motorizações?

    Toyota Prius
 
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