Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho Mitsubishi 169 mil km, Gpl desde os 13 mil km.
  2.  # 2

    A mim, o que mais me chateia com o carro actual, é não poder estacionar em parques fechados. Aliás, pior: parques que nem são fechados mas que têm a placa de "proibido GPL". Como o do hospital pediátrico de Coimbra, que nem é fechado nem subterrâneo, mas lá está a placa. OK, é abaixo da superfície se considerarmos a entrada do hospital, mas fica no lado oposto, na colina, e é todo aberto para fora. Pode-se até considerar que é um parque em altura, se olharmos para ele do lado de baixo :-)
  3.  # 3

    Se o kit der, faz nova inspeção b e coloca selo verde
  4.  # 4

    Encontro info contraditória quanto a isto... Já li algures que não pode por ser anterior à lei. Mas há onde digam que sim:

    "Os veículos mais antigos continuam a não poder estacionar em locais situados abaixo do nível do solo, nem parques de estacionamento fechados, mas se quiserem passar a estacionar nos parques subterrâneos (como será possível para os carros novos) têm que demonstrar o cumprimento dos requisitos técnicos do regulamento ECE/ONU nº67 ou do regulamento nº 110, através de uma inspeção extraordinária".
  5.  # 5

    Colocado por: pcspinheiroBoas,
    Sei que há fóruns dedicados, mas assim como se criou um tópico para veículos elétricos, pensei em criar um para veículos a GPL.

    Eu tenho uma carrinha Opel Astra 1.4 16v de 2001 convertida há mais de 10 anos quando já tinha 190.000km. Tem agora 390.000 e continua a andar sem problemas. Já pagou o custo da instalação nos primeiros 30.000 km e agora tem um custo de utilização tão ou mais barato que um diesel poupadinho, mas com manutenções muito mais baratas, que faço eu excepto ao sistema de gás (por enquanto... estou a pensar fazer eu também porque vi hoje fazer e são 40€ facilmente poupados)

    Estou a considerar seriamente, quando este morrer ou deteriorar/avariar ao ponto de não valer a pena manter, comprar um topo de gama de entre meados dos anos 90 e meados dos 2000 e converter a GPL também. Carros na lista são um BMW série 7 com motor V8 ou Mercedes classe S também V8.

    Quem aqui tem carro a GPL e o que considerariam como próximo carro a GPL se quisessem luxo/conforto a baixo preço de aquisição? Estes que mencionei já perderam uns 80-90% do valor e estão até a tornar-se clássicos.
    Nota: gosto cada vez menos de demasiada tecnologia que só serve para reparações ou manutenções caras...

    Boas discussões!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart


    Também já tive carros a GPL: primeiro um carro Vectra 1.6 que fiz aprox. uns 100.000km, e que acabou na sucata devido a um acidente sem culpa, e posteriomente uma carrinha Vectra 1.6, em que aproveitei o mesmo sistema do carro salvado, e que ainda fez uns 70.000km antes de vender. Somando tudo, fiz uns 170.000km com o mesmo sistema GPL, mas instalado em 2 carros diferentes (mas na realidade com motores idênticos). Poupei imenso dinheiro com esta solução GPL.

    Sobre a solução que falas, isso tem um grande problema: esses carros topo de gama não eram muito vendidos em Portugal, os motores carecem de manutenção normalmente onerosa, e qualquer problema mecânico ou eléctrico que venha a ocorrer pode significar carro na sucata por ser impossível a reparação ou encontrar peças de substituição ou essas peças serem demasiado caras.

    Procura carros mais consensuais, tipo BMW série 5 E39, Mercedes Classe C W203 (os classe E são difíceis de encontrar em bom estado e com poucos km), Audi A6, etc...
    Já são bastante confortáveis, com boa qualidade de construção, manutenção não tão cara, com muitas peças de substituição e podem durar muitos km
  6.  # 6

    Caro MLopes_,
    São bons argumentos os que levanta e, efectivamente, a alternativa poderiam ser os classe C W204 antes de terem injeção direta, ou os classe E mais ou menos contemporâneos. Confesso que não tinha considerado os E39.

    Alguma razão para ter abandonado o GPL?
  7.  # 7

    Colocado por: pcspinheiroConfesso que não tinha considerado os E39
    Eu tive um (a Diesel) até Maio passado.
    É, sem dúvida, outro nível de carro.
    O problema é que tinha demasiados extras para um carro de 1997 que originavam também paragens regulares no mecânico.

    Vendi-o e comprei outro Mitsubishi (Outlander) para, quando estiver a terminar a garantia converter para GPL.
    Fiquei com dois mitsus...
  8.  # 8

    Colocado por: pcspinheiroEncontro info contraditória quanto a isto... Já li algures que não pode por ser anterior à lei. Mas há onde digam que sim:

    "Os veículos mais antigos continuam a não poder estacionar em locais situados abaixo do nível do solo, nem parques de estacionamento fechados, mas se quiserem passar a estacionar nos parques subterrâneos (como será possível para os carros novos) têm que demonstrar o cumprimento dos requisitos técnicos do regulamento ECE/ONU nº67 ou do regulamento nº 110, através de uma inspeção extraordinária".


    O meu foi um desses casos, foi instalado antes da entrada em vigor da lei, depois quando a norma entrou, fui só fazer um IPO B e deram-me o dístico pequenino e passei a estacionar em todo o lado.
  9.  # 9

    pcspinheiro, não considera Volvo?
  10.  # 10

    Colocado por: BelhinhoEu tive um (a Diesel) até Maio passado.
    É, sem dúvida, outro nível de carro.
    O problema é que tinha demasiados extras para um carro de 1997 que originavam também paragens regulares no mecânico.

    Vendi-o e comprei outro Mitsubishi (Outlander) para, quando estiver a terminar a garantia converter para GPL.
    Fiquei com dois mitsus...


    Pois, a minha ideia de ir para alta gama mas mais antigos era precisamente para ter carro a sério e evitar muitos extra inúteis que acabam por dar reparações caras. Como disse ao meu filho há uns tempos, a vantagem dos vidros manuais atrás na Astra é que o motor não avaria :-))) Por outro lado, coisas como travão de mão eléctrico são depois uma seca para trocar as pastilhas. Como disse, e não estava a brincar, basta ter rádio e ar condicionado como "extras".

    Daí eu gostar bastante dos BMW série 7 E38, de meados dos anos 90: lindos (sempre discutível), um belo V8 à frente (se bem que nada de muito potente, mas não precisa), e muito simples por dentro, mas com um belo aspecto de poltronas de luxo sobre rodas.
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor Magalhãespcspinheiro, não considera Volvo?


    Nim... Até gosto das carrinhas V70, mas a estética da volvo nunca foi muito a minha praia. E boa sorte a encontrar uma V70 a gasolina que não tenha 400.000 km ou não seja cara como tudo...
    • smart
    • 10 novembro 2022 editado

     # 12

    Hum
    E o Volvo S80 2002
    Já se arranjam em bom estado por 4 mil oiros...
    Iuc simbólico
    Estradista
    Caixa manual, menos um problema
    A gasolina, terá menos kms em relação aos fumarentos...
    Tradicionalmente que os comprou são meia idade pelo que muitos existirão por aí estimados
    Carros após jun 2007, com cilindradas 2.5 ou 3, levam tombos no iuc de 500/600 ano.
    A ter em conta
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 13

    Não me lembrava dessa S80, também não está mal não senhor. E penso que aguentam bem as conversões. O importante, segundo ainda ontem me disseram, é o motor estar em perfeito funcionamento a gasolina, depois a GPL é pacífico. Mas as S80 a gasolina também são uma raridade. Há exactamente UMA à venda no standvirtual, e tem quase 300k km... V70 a gasolina só 4, todas com resmas de km. XC70 (na verdade era nesta que estava a pensar), ZERO a gasolina...
  13.  # 14

    Os volvos sao muito bons, motores t5 então tem muito potencial mas bebem bem
    A parte deles, mesmo a gpl podem nao ser propriamente economicos
  14.  # 15

    Pois, mas por outro lado, se forem carros bons de mais alta gama e beberem 12-13L a GPL, como custa metade da gasolina é um custo aceitável. A minha Astra faz à volta de 8.5-9.5 (não é muito poupado este 1.4, é verdade...), que em termos de custo é como ter um diesel bem poupadinho. Claro que se for, por exemplo, um Classe C com motor 1.8 que gasta menos de 8L/100 a gasolina e ficará a gastar uns 10L/100 a gás, ou o equivalente ao custo de 5L/100 de gasóleo. Para quem faz muitos km parece continuar a ser uma boa solução, o truque é encontrar carro bom e barato para a conversão.
    • RCF
    • 10 novembro 2022

     # 16

    Colocado por: pcspinheiroum topo de gama de entre meados dos anos 90 e meados dos 2000 e converter a GPL também. Carros na lista são um BMW série 7 com motor V8 ou Mercedes classe S também V8.


    Colocado por: pcspinheiroluxo/conforto a baixo preço de aquisição


    Esses carros eram de luxo e eram confortáveis há 20 anos atrás...
    Até percebo a sua ideia, mas com mais de 20 anos muito dificilmente encontra um carro confortável. Em termos de mecânica não será muito difícil encontrar um carro desses em bom estado e ainda capaz de fazer muitos Km, mas e o resto...? Tudo o que são plásticos e borrachas, como estão com mais de 20 anos de uso...? E as suspensões? Até pode colocar novo, mas e os bancos, será que ainda se mantêm confortáveis depois de tanto uso...?

    Portanto, até pode ser uma solução interessante, mas não se iluda demasiado...
  15.  # 17

    Sim, percebo. Mas também é uma questão de gostar de clássicos... Mas infelizmente não t€nho vida para ter um carro só para passeio de fds. Um dia! Mas nesse caso nem considerava GPL nenhum, como é óbvio. Neste momento, com contratos a prazo de 5-6 anos que nunca efectivam (obrigado ciência em Portugal), o mote é poupar.
    Concordam com este comentário: RCF
  16.  # 18

    Colocado por: pcspinheiroSim, percebo. Mas também é uma questão de gostar de clássicos... Mas infelizmente não t€nho vida para ter um carro só para passeio de fds. Um dia! Mas nesse caso nem considerava GPL nenhum, como é óbvio. Neste momento, com contratos a prazo de 5-6 anos que nunca efectivam (obrigado ciência em Portugal), o mote é poupar.
    Concordam com este comentário:RCF
    Tenha atenção que ha clássicos e ha carros velhos.
    Para valorizar a sério terá de ser um RS, AMG, M, etc etc
  17.  # 19

    O meu pai tem o "carro dos pobre" 190E de 1992. Um MB acessível que com 30 anos tem uma suspensão que filtra melhor que muitos carros atuais de media gama. Tem um igualmente um conforto acústico que mete inveja a muitos carros nos dias de hoje, tem mecânica simples e não faltam peças de substituição, é pastelão e bebe quanto gasolina lhe meterem no depósito, mas só tem 150K km pelo que ainda faltam 350k km para terminar a rodagem 😎
  18.  # 20

    Colocado por: Vítor MagalhãesO meu pai tem o "carro dos pobre" 190E de 1992. Um MB acessível que com 30 anos tem uma suspensão que filtra melhor que muitos carros atuais de media gama. Tem um igualmente um conforto acústico que mete inveja a muitos carros nos dias de hoje, tem mecânica simples e não faltam peças de substituição, é pastelão e bebe quanto gasolina lhe meterem no depósito, mas só tem 150K km pelo que ainda faltam 350k km para terminar a rodagem 😎


    Isto. E é um 190. Acredito que um classe S ou série 7 dos 90 seja vários passos acima da minha astra de 2001😅
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0267 seg. NEW