Iniciar sessão ou registar-se
    • cld
    • 23 janeiro 2010

     # 1

    Boas!

    Sou leitora assídua deste fórum desde que decidi mudar de casa... para o andar de cima. (Já pesquisei tardes inteiras, mas ainda não obtive resposta ás minhas dúvidas e assim passo a explicar a minha situação na esperança que me possam ajudar...)

    Passo a explicar a situação: vou casar em breve e como tenho um sotão amplo com 150m2, vou aproveitar o espaço, obtendo também alguma privacidade.

    O projecto já está concluído, estamos agora na fase dos orçamentos e das dúvidas que crescem de dia para dia :(

    Como a casa se situa numa zona histórica (Coimbra), não posso alterar a estrutura exterior da casa (deste modo, não posso mudar as janelas de sítio), de modo que vou vingar-me no interior... As paredes serão em pladur, assim como os tectos. Uma vez que o sotão parece o polo norte (cada vez que lá vou visto um casaco como se fosse para a rua), decidimos apostar nos isolamentos, sendo que nos aconselharam a lã de rocha/vidro nas paredes que fazem o perímetro da casa, nas interiores e nos tectos... Primeira dúvida: trata-se do mesmo material ou são coisas diferentes? Pela pesquisa que fiz, verifiquei que se trata de materiais diferentes, porém o construtor que veio ver a casa ontem diz que é tudo igual... Sinto-me confusa!

    Outra dúvida... no andar de baixo e de noite, consigo ouvir a minha vizinha a ressonar. O chão é em madeira, assim como no sotão. Aconselharam-nos a colocar cortiça por baixo do flutuante. Será uma boa opção em termos de isolamento térmico e acústico? O mesmo construtor diz que é dispensável, uma vez que a madeira já é um bom isolante... mas se fosse eu não ouviria a vizinha, certo? Sinto-me mais confusa ainda!!!

    Mais uma dúvida... Queriamos instalar um recuperador de calor, mas até isso nos está a provocar dores de cabeça. O chão é madeira, as vigas e o suporte das telhas também. Parece que o interior das paredes exteriores também tem madeira (é uma casa com mais de 100 anos)... enfim... Será uma boa ideia esta do recuperador? Se sim, a estrutura pode ser em pladur devidamente isolado ou tem que ser em tijolo e tal? O mesmo sr disse que nunca poderia ser em pladur...

    Desde já agradeço a quem me puder ajudar e prometo que vou partilhando por aqui as novidades e resultados...

    Cumprimentos,

    Cld
  1.  # 2

    Colocado por: cldPrimeira dúvida: trata-se do mesmo material ou são coisas diferentes? Pela pesquisa que fiz, verifiquei que se trata de materiais diferentes, porém o construtor que veio ver a casa ontem diz que é tudo igual... Sinto-me confusa!

    são basicamente iguais na função, logo poderemos dizer que sim são semelhantes pode utilizar um ou outro

    Colocado por: cldOutra dúvida... no andar de baixo e de noite, consigo ouvir a minha vizinha a ressonar. O chão é em madeira, assim como no sotão. Aconselharam-nos a colocar cortiça por baixo do flutuante. Será uma boa opção em termos de isolamento térmico e acústico? O mesmo construtor diz que é dispensável, uma vez que a madeira já é um bom isolante... mas se fosse eu não ouviria a vizinha, certo? Sinto-me mais confusa ainda!!!

    sim pode colocar, melhorará um pouco em termos de ruido mas não vai isolar completamente, para isso teria de fazer mais obras.


    Colocado por: cldMais uma dúvida... Queriamos instalar um recuperador de calor, mas até isso nos está a provocar dores de cabeça. O chão é madeira, as vigas e o suporte das telhas também. Parece que o interior das paredes exteriores também tem madeira (é uma casa com mais de 100 anos)... enfim... Será uma boa ideia esta do recuperador? Se sim, a estrutura pode ser em pladur devidamente isolado ou tem que ser em tijolo e tal? O mesmo sr disse que nunca poderia ser em pladur...

    sim exacto é isolar o tubo de extracção assim como o recuperador depois é recobrir com pladur.
    •  
      alv
    • 23 janeiro 2010 editado

     # 3

    Vivam!
    Pladur...Coimbra...remodelação de sótãos...ainda por cima na zona alta....quase vizinhos..... e eu aqui!!!

    Agora mais a sério. Claro que se é uma daquelas casas da alta, os Sistemas Construtivos com Placas de Gesso Laminado são a solução. O problema é que têm de ser bem projectados e melhor construídos para que sejam eficientes.
    Sem falsas modéstias, deverá procurar apoio em alguém que domine o assunto. Quanto mais não seja para que tenha conhecimento do que deve ou não fazer. Deve ter a certeza que o projectista também domina o assunto, porque infelizmente, o que mais vejo são sistemas mal dimensionados.
    Quanto ás dúvidas:
    1ª MLV/MLR não são a mesma coisa. Têm um processo semelhante de produção, um coeficiente de transmissão térmico muito semelhante, mas têm de ser usadas com parcimónia, porque uma é eficiente em determinadas situações e a outra noutras. Mas já por aí há muita discussão sobre o assunto.
    2ª Deve isolar o pavimento. Pode ser por cima e pode ser com um "simples" tecto falso por baixo, sendo a cas de baixo sua. Vai beneficiar as duas.
    3ª Pode fazer tudo em pladur, masclaro que não pode fazer fogo em cima dele. É por isso que hexistem os recuperadores de calor, que não são mais que umas caixas de ferro em que se fazem fogueiras lá dentro e já agora aproveitam o calor gerado para aquecimento do ar ou de água. Todo o resto, inclusivé o WC e Cozinha podem e devem ser em Pladur® ou outra marca de SCPGL.
    O que tem de se certificar é que a empresa é competente para bem fazer. O resto é "fácil".
    Vá colocando as suas dúvidas.
    "fassam" parte.
  2.  # 4

    Colocado por: alv2ª Deve isolar o pavimento. Pode ser por cima e pode ser com um "simples" tecto falso por baixo, sendo a cas de baixo sua. Vai beneficiar as duas.

    o problema é que a casa da user é por cima da senhora que ressona e não por baixo.

    Colocado por: cldOutra dúvida... no andar de baixo e de noite, consigo ouvir a minha vizinha a ressonar.
    •  
      alv
    • 24 janeiro 2010

     # 5

    Vivam!
    se é assim, nada feito, terá de isolatr por cima, mas o que me pareceu é que vive no ultimo andar que é dela ou dos pais e que vai subir para o sótão, pelo que o andar imediatamente abaixo do sótão é dela??? será assim??
    "Fassa-nos" parte.
 
0.0124 seg. NEW