Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos. Gostava de saber a v/ opinião sobre o aproveitamento de um poço existente com diâmetro de 1,20m e 7m de altura para aproveitamento de águas pluviais.

    Isto implicava colocar um fundo no poço e serzitar um pouco o mesmo mas penso que compensaria a longo prazo para regas e abastecimento de rede de autoclismo em rede independente.

    Justifica ao preço que temos a água de rede? A meu ver penso que sim mas gostava de saber a v/opinião.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Se pensar apenas no ponto de vista econômico demora algum tempo a compensar o custo de aquisição das bombas
  3.  # 3

    Eu creio que depende da tarifa de água, se for em Santo Tirso (entre outros mais caros) acho que o ROI é bem mais célere que noutros concelhos…
  4.  # 4

    Não é apenas do ponto de vista econômico mas também.

    Claro que o retorno será demorado mas penso que irá existir.
  5.  # 5

    Acho que faz muito bem em pensar nessa solução, uma bomba de balão por uma centena de euros fará a festa.
    Visto que já tem o poço praticamente feito, o maior custo/complexidade será a separação da canalização para as sanitas.
    Está a construir/reconstruir?

    Mesmo que a água da companhia fosse de borla a meu ver é de fa
  6.  # 6

    Neste momento o custo e residual pois é uma reconstrução quase total. Logo por aí e só mais uns metros de tubo e um passador de 3 via só para garantir que nunca falta.
  7.  # 7

    Não pode meter na mesma rede água de poço e água da companhia.
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaNão pode meter na mesma rede água de poço e água da companhia.

    A coisa não fica resolvida com umas válvulas anti-retorno? (E legal, fica?)

    Colocado por: sergioemsNeste momento o custo e residual pois é uma reconstrução quase total. Logo por aí e só mais uns metros de tubo e um passador de 3 via só para garantir que nunca falta.

    Eu só acho que o tamanho do "depósito" é pequeno... Sendo maior, daria para aproveitar para outras coisas... Mas compreendo que isso implicaria outra despesa, essa sim difícil de justificar...
  9.  # 9

    Sim efectivamente não e muito. Dará uma razão de 8m3. Mas se não for para aproveitar o já existente não justifica
  10.  # 10

    Para ser legal tem que ser redes 100% independentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • SrR
    • 11 novembro 2022

     # 11

    Redes com pontos de consumo humano e preparação de alimentos agua da companhia com rede própria, o restante rede independente sem ligação entre elas, embora se n estou em erro há locais onde admitem usar ambas as redes com recurso a valvulas anti poluição
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 12

    E colocar contador de água do poço para efeitos de faturação de saneamento..
  12.  # 13

    Pois essa não sabia.
  13.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoE colocar contador de água do poço para efeitos de faturação de saneamento..
    Nem todos os municípios obrigam, o OP deve informar-se junto dos respectivos serviços.
  14.  # 15

    Não é contador de água do poço.

    Pode é se for possível, pedir um contador para só para rega aos SMAS, o preço do M3 é igual mas não paga por motivos óbvios para o saneamento que deve rondar os 90% do valor do M3 água potável.
  15.  # 16

    Colocado por: VarejoteNão é contador de água do poço.

    Pode é se for possível, pedir um contador para só para rega aos SMAS, o preço do M3 é igual mas não paga por motivos óbvios para o saneamento que deve rondar os 90% do valor do M3 água potável.

    Muitos municípios obrigam à colação de contador da água que vai do poço para o interior da habitação, para controlar a água que é descarregada na rede de saneamento.

    Mas sim, a água da rega e lavagem de passeios não é contabilizada (faz-se uma derivação antes do contador).
  16.  # 17

    Então acho que fica só mesmo para esse efeito. Rega e lavagem.
 
0.0206 seg. NEW