Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola a todos.

    Estou a pensar comprar um apartamento que neste momento ainda está na fase inicial de construção e por isso precisava de ajuda acerca do que pedir ao empreiteiro.

    Gostava de ter uma rede RJ45 espalhada pela casa para poder passar serviços por IP (neste momento apenas tenho interesse em passar um sinal de HDMI por IP com caixas mais discretas e sem aluguer para poder ver um telecine ou outro canal qualquer em todas as divisoes...)
    Basicamente queria ter uma tomada RJ45 nas divisoes, cada uma ligada a um switch que vai estar na caixa na entrada do apartamento onde vao estar as ligações dos cabos de televisao.
    Pelo que li por aqui ainda me faz alguma confusão o conceito ITED e as caixas ATI mas é algo como isso que procuro.

    A minha questão é: o que é que tenho que pedir ao empreiteiro para lhe explicar que é isto que quero (existe algum termo tecnico que dá nome a este tipo de rede?) e que custos adicionais é que me poderá pedir?

    Obrigado.
    Carlos Lima
  2.  # 2

    Tem que pedir o que escreveu no seu Post, instalação ITED.

    Edit: Se a contrução é recente, este já deve instalação ited.
    • eu
    • 23 janeiro 2010

     # 3

    Instale uma caixa ATI Quitérios 16, que já tem espaço para colocar um switch Ethernet...
  3.  # 4

    @eu

    Instale uma caixa ATI Quitérios 16, que já tem espaço para colocar um switch Ethernet...


    Será que é uma destas?


    Mas não vejo espaço para colocar os equipamentos activos....
  4.  # 5

    Deixem-se lá de caixas Quitérios.. quem tem o minímo de preocupações com rede estruturada e flexibilidade futura, coloca um bastidor embutido. Ver as fotos que coloquei em
    https://forumdacasa.com/discussion/6455/ited-as-caixas-ati-sao-obrigatorias/
  5.  # 6

    @aeglos

    Já agora, como obteve o certificado ITED para essa instalação?

    Obrigado
  6.  # 7

    Como? Veio cá o fiscal viu e emitiu. não costuma ser assim? :)
    • eu
    • 24 janeiro 2010 editado

     # 8

    Colocado por: electraoMas não vejo espaço para colocar os equipamentos activos....

    Eu tenho um desses ATI por isso confirmo que tem mesmo a ranhura para embutir um miniswitch próprio.

    Veja nesta página: http://quiterios.pt/produtos.php?categoria=7&class_pt=45 (procure pela palavra switch)
  7.  # 9

    Colocado por: eu
    Colocado por: electraoMas não vejo espaço para colocar os equipamentos activos....

    Eu tenho um desses ATI por isso confirmo que tem mesmo a ranhura para embutir um miniswitch próprio.

    Veja nesta página:http://quiterios.pt/produtos.php?categoria=7&class_pt=45(procure pela palavra switch)


    Também tenho um ATI da Quitérios e instalei posteriormente o switch e 5*!

    Como não sei se o projecto ITED dessa construção se guiou pelo regulamento ITED1 (2005->2009/10), que é o mais provável, ou pelo ITED2 (entra em vigor este ano, mas alguns projectistas já se guiam por ele) aconselho a que fale com o empreiteiro para no lugar da "ligação futura" prevista pelo ITED1, instale um segundo armário ATI (vazio) para instalar os activos (modem/router/switch/ONT) contemplando as respectivas alimentações eléctricas.

    Por outro lado, subscrevo o conselho do "aeglos" para se optar um mini bastidor, é mais "future proof"!

    Infelizmente no meu caso, não tenho espaço suficiente (profundidade) para o instalar e fora da parede a "cara metade" estabeleceu logo que era um "no way!" e lá tive que recorrer á solução que apresentei.

    Fiquem bem!

    Sikora
    • MJR
    • 24 janeiro 2010

     # 10

    Eu acabei de me mudar. A minha nova casa esteve abrangida pelo projecto ITED, obviamente. Portanto, no corredor de entrada tenho uma caixa ATI que suponho seja essa "Quitérios".
    Como tinha definido com a minha esposa que íamos colocar uma tapeçaria na parece a tapar as diversas caixas, acabei por cometer uma "barbaridade", bastante inestética mas funcional.
    Deparei-me com o problema de ter um Modem Router Asus (Wireless) suficientemente volumoso para não caber dentro da caixa ATI pois esta tem um ponto de fixação de um switch que desconheço mas que tem que ser pequeníssimo. Das duas uma: ou deitava o meu router fora e tentava encontrar o tal pequenote (e arriscava-me a descer de qualidade, ou ficar sem o wireless para o portátil), ou então inventava. Optei pela 2ª. Aumentei os furos na porta da caixa ATI e passei os 4 cabos de rede + sinal de telefone + alimentação, pendurando o router na própria porta, tapando parcialmente os cabos. Está um bocado esquisito, mas relativamente discreto. O melhor, é que funciona como queria, ou seja, tenho sinal de Internet em 4 tomadas à escolha e telefone nas restantes, sendo que a qualquer momento posso trocar as saídas de rede para outras tomadas, trocando a linha onde ligo o cabo e rodando o selector que existe no painel para "1" se quiser encaminhar o sinal de telefone (linha 1), ou "off" se tiver a saída de rede ligada nessa linha.
    Tapando depois com uma tapeçaria, não se vai ver nada. O router está pendurado ao alto, com a antena na vertical, e por isso o perfil é reduzido. E assim tenho Internet por cabo no escritório, e no quarto do filho. Fico ainda com rede no meu quarto (para usar quando necessário) e na sala, para onde planeio comprar um home cinema que tem entrada de rede.
    Não encontrei outra solução imediata e também não teria espaço na parede para colocar uma caixa tipo bastidor. Se fosse hoje, sabendo agora como funciona as caixas ATI, tinha pedido para o projecto contemplar uma 2ª caixa, mas só percebi tudo depois de a obrar estar em conclusão e não era permitido alterar o projecto (sem ter que fazer e pagar por um novo).
  8.  # 11

    Obrigado a todos pelos comentários.

    No meu caso um bastidor não deve dar porque a parede não tem profundidade suficiente embora fosse a solução que mais me agrada...

    O predio, como referi, ainda está em construção e o mediador imobiliario não sabia na altura da visita se tinha ITED ou não... ficou de me dizer posteriormente...

    De qualquer modo tirei uma serie de fotos numa visita que fiz este sábado e parece-me que pelo elevado numero de tubagens possa ser uma realidade mas vocês talvez me possam esclarecer melhor.

    PS: O iogurte serve de referência para medidas.... ehhehe
      DSC_0308.jpg
    • MJR
    • 31 janeiro 2010

     # 12

    Bem, a caixa maior, da direita, é do quadro eléctrico. Exactamente igual à minha. A da esquerda, deve ser a outra componente do ITED, mas tenho dúvidas se a minha não será um pouco maior e mais profunda. Pode ser ilusão de óptica, mas talvez dependa do nº de tomadas de telefone / rede / TV necessárias. No meu caso, são em nº considerável porque tenho uma vivenda com um anexo.
    De qualquer forma, também me parece ter o mesmo problema de espaço para conseguir colocar alguns equipamentos. Por exemplo, cheguei à conclusão que para além de montar o router e ligar o respectivo transformador dentro da caixa, também necessitava de colocar um amplificador para os canais de TV (não tenho TV por cabo). O cabo que vinha da antena no telhado estava ligado ao spliter de 8 saídas e como é obvio, a sinal chegava às caixas muito fraquinho. Como o amplificador é pequeno, consegui colocá-lo dentro da caixa, por detrás do painel aparafusado.
    Aconselho 2 coisas: verificar se tem espaço na caixa para colocar os equipamentos que necessita, e certificar-se que fica lá dentro uma tomada eléctrica para poder alimentar os dispositivos necessários. No meu caso, o electricista fez entrar um cabo de alimentação vindo do quadro eléctrico, entrando pela lateral onde está esse copo de iogurte, e que no caso desta foto vejo que as entradas laterais estão todas tapadas, só tem tubos a entrar por baixo.
    • eu
    • 1 fevereiro 2010 editado

     # 13

    Essas fotos... Meu Deus... é suposto os tubos encaixarem nas caixas nuns furos pré-marcados, através de boquilhas.

    Quem é que fez esse trabalho miserável?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., aprendiz2
  9.  # 14

    eu tenho um quadro como esse na remodelação da minha casa,e ja cheguei a conclusão que vai ser pequeno :S

    espero conseguir meter tudo la dentro!!
  10.  # 15

    Colocado por: euEssas fotos... Meu Deus... é suposto os tubos encaixarem nas caixas nuns furos pré-marcados, através de boquilhas.

    Quem é que fez esse trabalho miserável?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:aprendiz2



    Calma, provavelmente falta ali um "painel" onde são montadas as boquilhas e consequentemente os tubos ;-)

    Se não foi feito, é bem mais grave não terem protegido as condutas contra a entrada de detritos... mesmo soprando com ar comprimido, por vezes é complicado fazer os enfiamentos.
  11.  # 16

    será q alguem me pode ajudar?

    tenho umas caixas de derivação e pretendia colocar algo parecido com um miniswitch p fazer as ligações rj45 ... existe algo no mercado à venda ? se sim aonde?
  12.  # 17

    a NETGEAR tem uns miniswitchs....mas não cabem dentro de uma caixa de derivação e necessita sempre de alimentação electrica.

    Eu tenho um prosafe5 Gigabit (GS105), é pequenito...
    ver aqui:
    http://www.netgear.com/Products/Switches/DesktopSwitches/GS105.aspx
  13.  # 18

    a outra alternativa era integrar dentro da caixa uns módulos DDS/DDE mas n sei se isso funciona ...
  14.  # 19

    Eventualmente Módulos DDE HIGHBAND... mas isto não é nenhum switch.
  15.  # 20

    esntão servem p q?
 
0.0212 seg. NEW