Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia Fórum. Tenho uma dúvida que apesar de pesquisar não consigo esclarecer.

    O meu companheiro comprou um apartamento, único proponente, para habitação própria por 70 000€.
    Vendeu o mesmo apartamento por 210 000€. Agora, vamos os 2 comprar um novo apartamento por 275 000€, mas em conjunto.
    Ele quer investir o lucro total que teve no apartamento, ou seja, 140 000€, existem mais valias a pagar por sermos dois proponentes?
    • RCF
    • 10 novembro 2022

     # 2

    O seu companheiro vendeu uma casa e agora vai comprar metade de uma casa.
    Portanto, salvo melhor opinião, no máximo ele vai poder reinvestir o correspondente ao valor de metade do valor de aquisição da casa que vão comprar juntos.
    Assim, no máximo, ele poderá reinvestir metade desses 275k, ou seja, 137.500. E isto, desde que não faça qualquer empréstimo à habitação.
    Concordam com este comentário: rui.fern
  2.  # 3

    Colocado por: TeresaBexistem mais valias a pagar por sermos dois proponentes?


    Por serem dois proponentes não. Mas para o seu companheiro sim, há, e poderá significar um imposto a pagar de uns 6mil€, mas depende de vários fatores. O que podem é fazer o irs em conjunto e eventualmente abater um pouco o valor a pagar.
    Já agora, embora o titulo mencione "casal", presumi que não estivessem casados na altura da compra da primeira casa, certo?
  3.  # 4

    Colocado por: RCFO seu companheiro vendeu uma casa e agora vai comprar metade de uma casa.
    Portanto, salvo melhor opinião, no máximo ele vai poder reinvestir o correspondente ao valor de metade do valor de aquisição da casa que vão comprar juntos.
    Assim, no máximo, ele poderá reinvestir metade desses 275k, ou seja, 137.500. E isto, desde que não faça qualquer empréstimo à habitação.
    Concordam com este comentário:rui.fern


    Ele irá pedir crédito a habitação, daí a minha dúvida.. se ele investir a totalidade do dinheiro e pedir crédito comigo se paga mais valias
  4.  # 5

    Colocado por: rui.fern

    Por serem dois proponentes não. Mas para o seu companheiro sim, há, e poderá significar um imposto a pagar de uns 6mil€, mas depende de vários fatores. O que podem é fazer o irs em conjunto e eventualmente abater um pouco o valor a pagar.
    Já agora, embora o titulo mencione "casal", presumi que não estivessem casados na altura da compra da primeira casa, certo?


    Nós estávamos juntos na altura da compra da primeira casa e apesar de pagarmos tudo a meias a casa ficou em nome dele para eu ficar "liberta" caso houvesse outra oportunidade no mercado.
    Ou seja, ao vender este apartamento o dinheiro que lucrarmos seria para comprar um apartamento maior, mas visto que os valores estão elevados iremos recorrer ao crédito os 2.
    Daí a minha questão, se ele vender o apartamento e aplicar o lucro total no novo apartamento e pedir o crédito comigo, tem mais valias a pagar?
  5.  # 6

    Ele tem que investir a totalidade do valor da venda e não do lucro, retirando algum pagamento de divida ao Banco. Para não pagar mais valias o melhor é ajustarem a nova compra a esse valor.
  6.  # 7

    Seja como for, comprando em conjunto, ele só vai poder colocar metade do imóvel, porque o que gera a mais valia é a venda e não a compra, ele comprou sozinho, vendeu sozinho.
  7.  # 8

    Colocado por: VarejoteSeja como for, comprando em conjunto, ele só vai poder colocar metade do imóvel, porque o que gera a mais valia é a venda e não a compra, ele comprou sozinho, vendeu sozinho.


    A minha questão não é essa. Vou explicar por partes:

    Ele comprou sozinho um apartamento de 70 000€.
    Vendeu por 200 000€.
    Retirou a divida que tinha ao banco, ficando com 137 000 de lucro.

    Agora, queremos comprar em conjunto um apartamento de 275 000 e dar de entrada os 137 000 de lucro dele.
    Quer dizer que ele ia dar a sua metade na totalidade, mas é possível o crédito da outra restante metade ficar em nome dos 2? E ele não pagar mais valias porque investiu a totalidade do lucro na sua metade.
    • RCF
    • 10 novembro 2022 editado

     # 9

    Colocado por: TeresaBEle irá pedir crédito a habitação, daí a minha dúvida.. se ele investir a totalidade do dinheiro e pedir crédito comigo se paga mais valias

    o que ele pedir de crédito à habitação, desconta no reinvestimento dele

    No máximo, ele pode reinvestir 137.500€, porque é esse o valor de metade da casa, isto é, é o que ele vai comprar.
    Depois, se, por exemplo, ele pedir 100.000€ ao Banco, quer dizer que apenas reinveste 37.500K e pagará mais valia do restante que (teoricamente) não reinvestiu
    Concordam com este comentário: rui.fern
  8.  # 10

    Colocado por: TeresaBNós estávamos juntos na altura da compra da primeira casa e apesar de pagarmos tudo a meias a casa ficou em nome dele para eu ficar "liberta" caso houvesse outra oportunidade no mercado.
    Ou seja, ao vender este apartamento o dinheiro que lucrarmos seria para comprar um apartamento maior, mas visto que os valores estão elevados iremos recorrer ao crédito os 2.


    Acho que pode haver aqui alguma confusão. Faz toda a diferença se estavam ou não casados (e o regime de casamento) nas datas de compras e vendas. O facto de um imóvel estar em nome de apenas 1 (o mesmo se aplica ao credito, apesar de os bancos por norma obrigarem os 2 conjuges a entrar) não interessa para nada se forem casados em comunhão de adquiridos por exemplo, pois é na mesma dos 2.
    O re-investimento das mais valias, está directamente ligado a quem é dono e de que parte, e num casal (casado em regime de comunhão) cada um é dono de metade do que é comprado. No caso solteiros a comprar em conjunto, cada um compra metade, o re-investimento faz-se com cada um a re-investir a sua parte que vendeu, na metade que compra.
    Concordam com este comentário: RCF
  9.  # 11

    No limite, até pode compensar comprar só ele (caso não sejam casados) e fazer uma doação de metade a si (ou casar em regime de comunhão geral possa ficar mais barato), para ele poder fazer o reinvestimento da totalidade das mais valias. Mas depende muito se (e como) estão casados e do aval do banco, etc.
  10.  # 12

    Teresa, passou-me o mesmo comigo no passado (4 anos atrás).

    Namorado comprou apartamento sozinho.
    Namorado vendeu apartamento sozinho.
    Teve mais valias de 60.000€.

    Compramos os dois apartamento.
    Investimos os 60.000€ de entrada.
    Finanças viu 30.000 de entrada do meu namorado e 30.000€ da minha parte.

    Namorado pagou mais valias de 30.000€.
 
0.0125 seg. NEW