Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    O meu pai fechou atividade e contratou um empreiteiro para fazer obras dele, 4 casas para venda, com projetos, técnicos e afins tudo direito, simplesmente faturou o material todo e pouca coisa de mão -de-obra para poupar. Vendeu as casas e agora nas mais valias as finanças vieram falar com ele, dizendo que ele não pode construir para vender porque não tem empresa, no entanto quem construiu, tem... Agora segundo eles, as faturas não servem, por ele não ter empresa, isso está certo? Tudo bem, pode não ter estado bem e pagar as mais valias num escalão superior como penalização ou assim, mas se não entra nenhuma fatura vai dar um tombo gigante de mais valias! Como é que é possível as faturas não servirem?
  2.  # 2

    Pois, não sei. O que é que o advogado e o contabilista dizem?
  3.  # 3

    Se bem percebi o problema está nas faturas que o seu pai passou e como fechou a atividade não são consideradas por não ter o alvará necessário para que assim possa ser considerado?
  4.  # 4

    Colocado por: Diogo10sAgora segundo eles, as faturas não servem, por ele não ter empresa, isso está certo?

    Está certo, só as empresas registadas no IMPIC podem construir imóveis para vender, e tem que comunicar semestralmente ao IMPIC as compras e vendas de imóveis.
  5.  # 5

    De outro modo, viveríamos na República das Bananas.
  6.  # 6

    Colocado por: Diogo10sAgora segundo eles, as faturas não servem, por ele não ter empresa, isso está certo?

    Quais faturas?
  7.  # 7

    Mas quem construiu tem empresa registrada no impic, seguros e alvarás. O meu pai só investiu e vendeu... Mais valia é para efeitos de tributação de lucro perante o investimento, daí que não entendo, as faturas são o investimento.

    Isso de poder ou não construir, seria outra situação à parte das mais valias que poderia por exemplo implicar numa multa.
  8.  # 8

    O problema é ter faturas de matériais e não de empreitada e isso não vale para as Finanças. Vai pagar um estouro em irs..
  9.  # 9

    Ainda não ouvi falar nem de advogado nem de contabilista. Já se colocaram numa situação de **** a tentar poupar trocos, vão continuar com a mesma filosofia daqui para a frente?
  10.  # 10

    Colocado por: zemvpferreiraAinda não ouvi falar nem de advogado nem de contabilista. Já se colocaram numa situação de **** a tentar poupar trocos, vão continuar com a mesma filosofia daqui para a frente?

    Têm solicitadora e contabilista. A contabilista meteu o IRS considerando a casa como reinvestimento, sendo que nem habitação primária é. Acho que se tinha alguma forma de não repararem, aí acabou tudo. 😅
  11.  # 11

    Colocado por: Diogo10sMas quem construiu tem empresa registrada no impic, seguros e alvarás. O meu pai só investiu e vendeu...

    É obvio que o construtor tem um alvará emitido pelo impic, sem isso a câmara municipal não dava a licença de construção.
    O que você ainda não percebeu, ou não quer perceber, é que quem investe em imobiliário, compra e vende, tem que estar registado no impic, e comunicar semestralmente as compras e vendas efetuadas.
  12.  # 12

    Colocado por: Pickaxe
    É obvio que o construtor tem um alvará emitido pelo impic, sem isso a câmara municipal não dava a licença de construção.
    O que você ainda não percebeu, ou não quer perceber, é que quem investe em imobiliário, compra e vende, tem que estar registado no impic, e comunicar semestralmente as compras e vendas efetuadas.


    E o que você não percebeu foi a minha dúvida. Até aí eu já tinha chegado, que ele não pode exercer uma atividade económica sem o cae. Até aí está entendido, que pode pagar coima e etc.

    O que não está entendido é: ok, ele cometeu uma infração, vai pagar a coima, mas relativamente às casas qual é a solução agora? Porque é que as faturas não dão, sendo que tem faturas de tudo? Segundo a contabilista nem as da imobiliária vão dar, isso é que para mim não faz sentido.
  13.  # 13

    Independentemente de não poder exercer atividade económica, ele sempre pagou tudo o que as finanças pediram, não andou a fugir aos impostos. Simplesmente não quis abrir atividade porque achou que não era necessário, e pelos vistos a contabilista/solicitadora nem soube recomendar.
  14.  # 14

    Colocado por: Diogo10sE o que você não percebeu foi a minha dúvida.

    Isso é certo, não percebi nada.
  15.  # 15

    Colocado por: Diogo10sAté aí eu já tinha chegado, que ele não pode exercer uma atividade económica sem o cae.

    Eu nunca falei em CAE
  16.  # 16

    O reinvestimento dAs mais valias só se aplicam no caso de vender a habitação principal e comprar/vender/obras para outra habitação principal.

    No seu caso penso que vai ser tributado sobre o valor total... E com um bocado de sorte ainda vai levar no lombo por faltarem faturas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo10s
  17.  # 17

    Colocado por: Diogo10s
    Têm solicitadora e contabilista. A contabilista meteu o IRS considerando a casa como reinvestimento, sendo que nem habitação primária é. Acho que se tinha alguma forma de não repararem, aí acabou tudo. 😅


    Já é alguma coisa mas ou mete essa dupla a trabalhar ou, se como suspeito não valem nada, gasta dinheiro numa dupla especializada.

    No mínimo arranje recomendações de um advogado ou contabilista especializado em imobiliário na sua região e pague 500€ por uma consulta a fundo. Estes problemas não se resolvem de borla.
  18.  # 18

    Colocado por: zemvpferreira

    Já é alguma coisa mas ou mete essa dupla a trabalhar ou, se como suspeito não valem nada, gasta dinheiro numa dupla especializada.

    No mínimo arranje recomendações de um advogado ou contabilista especializado em imobiliário na sua região e pague 500€ por uma consulta a fundo. Estes problemas não se resolvem de borla.

    Sim, vão começar mesmo por aí, pelo advogado...
  19.  # 19

    Colocado por: manelvcO reinvestimento dAs mais valias só se aplicam no caso de vender a habitação principal e comprar/vender/obras para outra habitação principal.

    No seu caso penso que vai ser tributado sobre o valor total... E com um bocado de sorte ainda vai levar no lombo por faltarem faturas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo10s

    Nunca é tributado sobre o valor total e sim sobre 50% da mais valia apurada.
  20.  # 20

    No caso dessas 3 do ano passado penso não haver solução, é pagar o que der... A última casa foi um restauro,escriturado no mês passado, penso que quanto a essa talvez se abrir empresa agora ainda se consiga safar. Ele andou sempre com empresa, fechou um ano que esteve parado, e quando voltou a contabilista disse-lhe que não havia problema, que era só pedir as faturas de material 🤦
    Agora com o chefe das finanças a frente já diz que o meu pai fez tudo mal, quando ele lhe paga 150€/mês para supostamente tratar dessa parte ou no mínimo aconselhar. É ver no que dá agora, nada a fazer
    Concordam com este comentário: argo
 
0.0212 seg. NEW