Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: VarejoteDepende, eu mandei fazer a tradicional à medida, porque tinha espaço(com telheiro) e voltaria a fazer igual.

Agora se tivesse pouco espaço e a churrasqueira fixa fosse roubar espaço útil, eventualmente iria ponderar numa opção portátil.

Varejote... como disse ou descohecimento ou preconceito ;)
    Ja experimentou um portatil a carvao Weber?
  2.  # 2

Colocado por: dmanteigas

Varejote... como disse ou descohecimento ou preconceito ;)
    Ja experimentou um portatil a carvao Weber?

Já, em casa de amigos, que não tinham espaço para uma churrasqueira tradicional/fixa. 😏
  3.  # 3

Eu tenho uma tradicional e uma a gás. E se fosse agora fazer de novo, mantinha a de gás e trocava a tradicional por um Kamado.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  4.  # 4

Aproveitando aqui o tópico...
    Vivo à beira mar e tenho uma churrasqueira de tijolo, queria comprar um grelhador novo 60x40cm. No entanto, queria o mais resistente à corrosão possível devido ao ambiente. Que me propõem? Inox ou galvanizado/zincado? Onde comprar?
  5.  # 5

Colocado por: diana_pereira92Aproveitando aqui o tópico...
    Vivo à beira mar e tenho uma churrasqueira de tijolo, queria comprar um grelhador novo 60x40cm. No entanto, queria o mais resistente à corrosão possível devido ao ambiente. Que me propõem? Inox ou galvanizado/zincado? Onde comprar?

No Leroy tem promoção em catálogo em inox nessas medidas, 119€ salvo erro.
  6.  # 6

Colocado por: rjmpires
    Material comprado na Mauser.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NGC
      Screenshot_20250429_022758_Outlook.jpg

Há uma foto disso aplicado?
  7.  # 7

Colocado por: NTORION
    Há uma foto disso aplicado?

Fixei o casquilho de porcelana a um pedaço de pedra de uma soleira que tinha pra lá, e a mesma está pousada no rebordo interior da churrasqueira, o fio elétrico está ligado ao circuito da luz do anexo (quando ligo a luz do anexo liga a da churrasqueira) e fiz um buraco na chaminé por onde o fio passa e desce pela conduta de fumos (preenchi o buraco com poliuretano resistente a temperatura)
    Não tirei muitas fotos, mas ainda tenho mais esta aqui no telemóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: argo, NTORION
      IMG-20250424-WA0006.jpg
    • CJo
    • há 2 dias

# 8

Colocado por: dmanteigas

E porque nao haveria de fazer sentido?
    Devolvo-lhe a pergunta... nao faz sentido ter tudo eletrico numa casa que tenha instalacao de gas canalizado?

Claro que sim. Faz todo o sentido ter tudo elétrico em casa... até que... há um apagão e vemos o quão dependente estamos da luz....
    Tenho churrasqueira tradicional a lenha no meu apartamento, mas quando houve o apagão não tinha lenha nem carvão e não consegui cozinhar para a familia....
    No mínimo, a gás
  8.  # 9

Colocado por: CJo
    Claro que sim. Faz todo o sentido ter tudo elétrico em casa... até que... há um apagão e vemos o quão dependente estamos da luz....
    Tenho churrasqueira tradicional a lenha no meu apartamento, mas quando houve o apagão não tinha lenha nem carvão e não consegui cozinhar para a familia....
    No mínimo, a gás

No apagão tinha churrasqueira a carvão, compro sacos de 15kg, tinha um saco cheio, não chegou a ser necessário, a eletricidade voltou às 20h30, sensivelmente.
  9.  # 10

IMG-20250424-WA0006.jpg
    Esta no apagão também não dava!
  10.  # 11

Colocado por: argoIMG-20250424-WA0006.jpg

O lume dá luz...
  11.  # 12

Colocado por: argoIMG-20250424-WA0006.jpg

No dia do apagão assou 4-5 kgs de carne ao som do rádio a pilhas 😅
  12.  # 13

Colocado por: CJoClaro que sim. Faz todo o sentido ter tudo elétrico em casa... até que... há um apagão e vemos o quão dependente estamos da luz....

Essa até nem é a questão principal. Cozinhar com elétrico ou cozinhar com gás (ou outras formas, como a lenha e carvão no casso dos churrascos) é diferente. As duas formas geram calor? sim. Os tachos e as panelas aquecem igual, cozinhando o que está no seu interior? sim. Mas existem outras propriedades a ser analisadas, questões que fazem a diferença.
    Mas isso é assunto para outro tipo de fórum, por aqui o foco é outro.
  13.  # 14

Colocado por: rjmpires
    Fixei o casquilho de porcelana a um pedaço de pedra de uma soleira que tinha pra lá, e a mesma está pousada no rebordo interior da churrasqueira, o fio elétrico está ligado ao circuito da luz do anexo (quando ligo a luz do anexo liga a da churrasqueira) e fiz um buraco na chaminé por onde o fio passa e desce pela conduta de fumos (preenchi o buraco com poliuretano resistente a temperatura)
    Não tirei muitas fotos, mas ainda tenho mais esta aqui no telemóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:argo,NTORION
      IMG-20250424-WA0006.jpg

Obrigado Pires,
    Tenho de arranjar uma solução idêntica, até posso colocar a lâmpada mais alta.
    Só uma questão, com o fumo a lâmpada n fica negra?
  14.  # 15

Obrigado Pires,

Ainda nem tive curiosidade para olhar para o estado dela.
    Quando estiver em casa, se me lembrar, vejo como está e vou tentar limpar a ver se é de fácil limpeza.
    De qualquer das formas a lâmpada custa menos de 4€ comprei logo duas para quando for preciso substituir.
  15.  # 16

Obrigado Pires,

A resposta à questão é, sim fica negra 😁
    Nada que uma esponja com fairy e 20 segundos não limpem, saiu muito facilmente.
    A lâmpada está a cerca de 40-50 cm da grelha, mais outros 15-20cm até ao lume.
      Screenshot_20250622_223101_Gallery.jpg
      Screenshot_20250622_223109_Gallery.jpg
      Screenshot_20250622_223120_Gallery.jpg
  16.  # 17

O fio continua impecável, e o casquilho também está bom, apenas um bocadinho tisnado.
      Screenshot_20250622_223131_Gallery.jpg
      Screenshot_20250622_223205_Gallery.jpg
      Screenshot_20250622_223153_Gallery.jpg

0.0232 seg. NEW