Brevemente irei colocar no mercado de arrendamento um apartamento recém construído bastante luxuoso e que como óbvio tenho receio do tipo de tratamento que irá receber dos futuros arrendatários. Nesse sentido pretendo pedir uma caução mais elevada e incluir no contrato de arrendamento um anexo com uma listagem de todos os eletrodomésticos com menção do seu preço de referência. Para além destas medidas que outros cuidados ou até cláusulas no contrato de arrendamento me aconselham a ter ?
Um contrato de arrendamento muito bem feitinho pouco ou nada vale. Se apanhar um inquilino vigarista isso em tribunal 2 ou 3 anos depois de pouco vale. Se for alguém cumpridor esses pormenores são irrelevantes. Se quiser dormir descansado e não estiver disponível a diminuir eventuais lucros existem empresas especializadas no arrendamento a estrangeiros que garantem tudo. Tipo theblueground.com. Cauções altas ou rendas adiantadas não garantem nada, apenas adiam problemas. Garantia bancária é bom (pesquisar por aqui) mas nem todos os bancos fazem e para estrangeiros é difícil.
Estas pessoas agradeceram este comentário: amcsilva
Bem sei que chatices nunca evitamos a 100% mas um contrato com salvaguardas e uma caução generosa do lado de cá sempre servem de alguma coisa.
Estava a pensar incluir no contrato de arrendamento a possibilidade de o proprietário, mediante um aviso prévio de x dias, visitar o imóvel de modo a avaliar o estado de conservação do mesmo, estando dependente da sua boa condição a continuação do arrendamento. Penso ser viável.
ora bem ainda tás na fase de apaixonado pelo apartamento e com medo do que vai acontecer e pensas que uma folha A4 te vai salvar de uns inquilinos daqueles que viveriam bem numa pocilga? É melhor ires colocando esse amor pelo apartmento numa gaveta para não doer tanto quando eles saírem do apartamento e encontres situações que nem te passava pela cabeça que poderiam existir e alguém as praticar
Tudo tem a jogar com a escolha do inquilino, um inquilino que garanta a nivel salarial/irs da sempre mais garantia, é caso para dizer quanto mais as condições salariais mais dificilmente ira encontrar a sua casa danificada ou problemas de pagamentos (existem variantes a regra)
Numas pesquisas no google descobri que o proprietário tem direito, mediante aviso prévio, a examinar periodicamente o imóvel para verificar o seu estado de conservação e se surgiu alguma situação extraordinária. Isto se estiver previsto no contrato de arrendamento.
Alguém tem conhecimento disto e pode partilhar a dita claúsula caso a possua ?
Contrate um advogado, se é assim luxuoso, é preferível pagar , e estar tranquila caso ocorram incumprimentos. No meu caso , graças à um contrato muito bem feito , estou a colocar o inquilino problemático fora de casa . Tudo na base da Lei.