Sou estudante de engenharia Civil e preciso de saber vantagens e desvantagens das argamassas tradicionais face às pré-doseadas. Infelizmente não tenho nada nas sebentas.
Para desvantagens encontrei: -Mão de obra desqualificada resulta na má preparação da argamassa tradicional (traços, quantidade de água); -Ocupação de espaço no estaleiro para preparação da argamassa; -Maior tempo de preparação em comparação com a pré doseada. Não encontrei nada em relação ao comportamento da argamassa.
Vantagens só encontrei o preço, e não tenho a certeza que a tradicional seja mais barata E em relação ao comportamento da argamassas (resistência à compressão, impermeabilização, fissuração, aderência ao suporte, durabilidade, etc), alguém me pode ajudar.
basta fazer uma procura por " argamassa vantagem " ou " argamassa desvantagem " e depois verificar cada link que aparece. em pouco mais de 15 minutos encontrei muita informação, que acredito que vá de encontro ao que pretende.
Existe alguma vantagem na utilização de argamassa tradicional em vez de argamassa pré-doseada?
Só conheço uma: o preço.
Não encontrei nada em relação ao comportamento da argamassa.
A experiência diz-me que as argamassas tradicionais têm tendência a apresentar mais fissuras com o decorrer do tempo. Penso que terá a ver com a falta de rigor na dosagem dos componentes, feita a olho ou a balde.
Por exemplo no Algarve a areia é pouca e de má qualidade sendo quase sempre misturada com terra, por isso prefiro utilizar sacos de reboco para rebocos areados.