Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sou estudante de engenharia Civil e preciso de saber vantagens e desvantagens das argamassas tradicionais face às pré-doseadas.
    Infelizmente não tenho nada nas sebentas.

Para desvantagens encontrei:
    -Mão de obra desqualificada resulta na má preparação da argamassa tradicional (traços, quantidade de água);
    -Ocupação de espaço no estaleiro para preparação da argamassa;
    -Maior tempo de preparação em comparação com a pré doseada.
    Não encontrei nada em relação ao comportamento da argamassa.

Vantagens só encontrei o preço, e não tenho a certeza que a tradicional seja mais barata
    E em relação ao comportamento da argamassas (resistência à compressão, impermeabilização, fissuração, aderência ao suporte, durabilidade, etc), alguém me pode ajudar.

Cumprimentos,
    Nuno
  2.  # 2

Alguem me pode ajudar?
    • naar
    • 23 janeiro 2010

# 3

Boas!

Ainda só esperou uma horita!

Não se importa aguarda mais um pouco que eu vou chamar os senhores Engenheiros, devem ter ido de fim de semana!

Agradecido pela atenção e desculpe o incómodo desta espera lamentável! :)
  3.  # 4

"Google is your friend"

basta fazer uma procura por " argamassa vantagem " ou " argamassa desvantagem " e depois verificar cada link que aparece.
    em pouco mais de 15 minutos encontrei muita informação, que acredito que vá de encontro ao que pretende.

edit:

leia as monografias
    http://www.apfac.pt/
  4.  # 5

Colocado por: nunogra
    Infelizmente não tenho nada nas sebentas.

;-)
  5.  # 6

Naar obrigado pela atenção.

Nielsky agradeço a sua ajuda mas já tinha visto o site da APFAC, nenhuma monografia tem aquilo que pretendo.

Vou reformular a minha pergunta:

Existe alguma vantagem na utilização de argamassa tradicional em vez de argamassa pré-doseada?
  6.  # 7

Boas

Existe alguma vantagem na utilização de argamassa tradicional em vez de argamassa pré-doseada?

Só conheço uma: o preço.

Não encontrei nada em relação ao comportamento da argamassa.

A experiência diz-me que as argamassas tradicionais têm tendência a apresentar mais fissuras com o decorrer do tempo. Penso que terá a ver com a falta de rigor na dosagem dos componentes, feita a olho ou a balde.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

Boas

não sei se o ajuda mas veja este link.
    Procure em " Textos " - " Argamassas e rebocos "

cumps
    José Cardoso
  8.  # 9

A vantagem é o preço sem dúvida.

Por exemplo no Algarve a areia é pouca e de má qualidade sendo quase sempre misturada com terra, por isso prefiro utilizar sacos de reboco para rebocos areados.
  9.  # 10

Pronto estou estou esclarecido neste assunto.
    Obrigado a todos.

0.0118 seg. NEW