Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Comprei e instalei uma bomba de calor no início de julho deste ano. No fim de setembro, notei que estava a pingar água e contactei o instalador para informar-lhe da situação. Ele veio verificar e disse que se trata de um defeito de fábrica e que a bomba devia ser substituída, mas que um representante da marca precisava de vir primeiro de modo a ativar a garantia.

    O representante da marca disse logo que se trata de um problema de instalação: que faltava um conjunto de coisas, uma delas sendo o vaso de expansão.

    Neste momentos estão os dois a sacudir a água do capote: um alega anomalia no equipamento, o outro alega uma má instalação.

    Alguém me pode explicar se este vaso de expansão é uma peça necessária e, se sim, a sua falta pode causar uma avaria do equipamento?

    Se o instalador e a marca não chegarem a um acordo, a que entidade posso recorrer para fazer queixa?

    Desde já obrigado!
  2.  # 2

    bem, pela conversa o instalador, não deve ser um instalador certificado pela marca


    o equipamento até podia ter uma anomalia, mas se o instalador não respeitou os procedimentos de instalação da marca e andou a inventar, então tem um problema para resolver. ou melhor, tem você um problema para resolver, porque esse instalador vai-se por ao fresco de nunca mais o vai ver.

    pergunte na marca, por uma lista de instaladores certificados, e peça a eles um orçamento parta resolver a situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaovieira2022
  3.  # 3

    Muito obrigado pela resposta.

    Não consigo especificar se ele é um instalador certificado pela marca, mas na verdade é que foi ele quem tratou de tudo: contactei a empresa (recomendado por um conhecido que não teve problemas, mas que instalou uma solução diferente para aquecimento de água) a solicitar um orçamento para a instalação de uma bomba de calor e ele tratou de tudo (escolha da bomba, compra, transporte, instalação).

    No caso dele realmente "desaparecer", existe alguma entidade à qual eu possa recorrer para denunciar a situação?

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: joaovieira2022uma delas sendo o vaso de expansão
    que é essencial e fundamento para anulação da garantia.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaovieira2022
  5.  # 5

    Tendo eu contratado um instalador (que eu julgava ser) profissional, não posso fazer nada para o responsabilizar por uma má instalação? É que estamos a falar de valores na ordem dos 3 mil euros (bomba de calor + instalação).

    Colocado por: jorgealvesque é essencial e fundamento para anulação da garantia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaovieira2022
  6.  # 6

    Colocado por: joaovieira2022não posso fazer nada para o responsabilizar por uma má instalação?
    somente pela via judicial, sabendo como é a nossa justiça....
  7.  # 7

    Qual é a marca e modelo da bomba de calor?

    Está a pingar por onde?
  8.  # 8

    Colocado por: VarejoteQual é a marca e modelo da bomba de calor?

    É uma Giatsu modelo GIA-ATS-O-300VAW.

    Colocado por: VarejoteEstá a pingar por onde?

    Começou a pingar numa saída marcada como "drenagem" e agora está a pingar também na "entrada de água" e noutra marcada como "tomada de água solar".

    Não percebo mesmo nada do assunto, mas dá a ideia de que é um problema que está a alastrar-se
    • SrR
    • 16 novembro 2022

     # 9

    Se sai agua pela drenagem é normal, deve ser agua dos condensados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaovieira2022
  9.  # 10

    Se calhar é melhor colocar umas fotos, para ver onde estão essas pingas e como está instalada a BC.
  10.  # 11

    Colocado por: joaovieira2022agora está a pingar também na "entrada de água" e noutra marcada como "tomada de água solar".

    Não percebo mesmo nada do assunto, mas dá a ideia de que é um problema que está a alastrar-se
    por enquanto creio que é somente um problema de más conecções podendo ser resolvido refazendo as mesmas, mas o vaso de expansão assim como um grupo de segurança são essenciais.

    todas as bombas de calor têm drenagem de condensados
    Concordam com este comentário: Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaovieira2022
  11.  # 12

    Colocado por: VarejoteSe calhar é melhor colocar umas fotos, para ver onde estão essas pingas e como está instalada a BC.


    Estou com dificuldades em fazer upload de imagens. Vou tentar novamente mais tarde.


    Colocado por: SrRSe sai agua pela drenagem é normal, deve ser agua dos condensados

    Existe uma saída própria para os condensados, essa parece estar bem
  12.  # 13

    Ainda estou com dificuldade em fazer upload de imagens, no entanto consegui partilhar num serviço externo:

    drenagem

    tomada de agua solar
  13.  # 14

    Por alguma razão nem assim funciona. Mas se tentar abrir a imagem num novo separador a mesma consegue ser visualizada sem problema.
  14.  # 15

    Nova atualização:

    Tentei contactar diretamente o fabricante, na Espanha, e a resposta do Departamento Técnico é que o vaso de expansão não é fundamental, apenas pode ser recomendável dependendo da instalação, mas que é algo que tem de ser decidido pelo instalador.

    Isto significa que se for falha de fábrica do equipamento posso ainda mandar para a garantia?
 
0.0187 seg. NEW