Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estou aqui com um dilema. A minha casa tem uma viga que atravessa a cave toda. Devido a obras de remodelação dos WC e instalação hidráulica necessito de passar um tubo de água quente e outro de fria de um ponto para o outro nas identificado nas fotos. Qual a melhor forma de o fazer? Por cima da viga? Mas aí deverá ter as vigotas, certo?
      IMG_20221124_234305.jpg
      IMG_20221124_234245.jpg
  2.  # 2

    Os tubos vão ficar vistos?
    Pode passar por cima para isso tem q tentar passar a o mais recto possivel ,menos possiblidade de apanhar vigas.
    Se forar a viga se for para passar tubo de 20mm
    A casa nao vai cair.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgandOs tubos vão ficar vistos?
    Pode passar por cima para isso tem q tentar passar a o mais recto possivel ,menos possiblidade de apanhar vigas.
    Se forar a viga se for para passar tubo de 20mm
    A casa nao vai cair.


    Provavelmente vão ficar à vista pois para arranjar pessoal competente está difícil e hoje calhou-me um a mim na rifa. Foi lá um picheleiro para fazer uma reparação num sifão da casa de banho. Entretanto começou a picar, arrancou a sanita refez ali um troço novo e continua a sair água. Entretanto ele apontava para um sítio (no tecto do hall de entrada) e eu dizia-lhe que fisicamente era impossível esse tubo estar aí pois já tinha andado a tirar medidas. Como o tecto tem de ser refeito e em cima na casa de banho já estava o buraco feito disse-lhe para espetar um ferro ou uma broca e ver onde saía. Foi sair exactamente onde eu tinha dito a mais de meio metro de onde ele estava a dizer. Depois de meia dúzia de burrices, e eu sem ver solução à vista, despachei-o acertamos preço de ter andado ali e mandei-o dar uma volta. Nunca me aconteceu isto, andei a perder tempo e dinheiro com um tipo que não acertava uma.

    Entretanto digam-me uma coisa, para ver se é assim mesmo. Os tubos de PVC das águas residuais têm uma borracha nos emboques. Esses emboques é só encaixar e pronto ou isso leva uma cola que depois de secar fica branca? Esclareçam-me por favor
  4.  # 4

    Sim e so de encaixar com a borracha bem posta.
    Para entrar melhor um pouco de oleo o similar.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgandSim e so de encaixar com a borracha bem posta.
    Para entrar melhor um pouco de oleo o similar.


    OK, bem me parecia. O burro andou a meter uma cola que fica branca e tipo borracha. Apanho cada um...
    • SrR
    • 25 novembro 2022

     # 6

    Eu uso uma massa branca para essas borrachas
  6.  # 7

    Colocado por: SrREu uso uma massa branca para essas borrachas


    Tipo isto?:
    https://www.cansiltra.pt/produto/eco-lubrificante-tubo-pvc/0976.286
    • SrR
    • 25 novembro 2022

     # 8

    Sim, tinha pra li uns boiões de blue gel da griffon tb é porreiro.
  7.  # 9

    Colocado por: manelvc

    Tipo isto?:
    https://www.cansiltra.pt/produto/eco-lubrificante-tubo-pvc/0976.286


    Sim, mas isso está certo, é um lubrificante que permite encaixar mais facilmente os tubos. O sapateiro que lá andou meteu por fora uma cola que deita muito cheiro e que depois de secar fica tipo elástica. Mas a eficácia daquilo por fora deve ser nula ou muito próxima.
  8.  # 10

    Colocado por: taunus

    OK, bem me parecia. O burro andou a meter uma cola que fica branca e tipo borracha. Apanho cada um...
    Em França sempre fiz assim, as borrachas saltavam fora e levava uma cola branca, eram umas latas com um pincel na tampa
  9.  # 11

    Colocado por: DR1982Em França sempre fiz assim, as borrachas saltavam fora e levava uma cola branca, eram umas latas com um pincel na tampa


    Só por fora, certo?
  10.  # 12

    Existe PVC de colar e de encaixe...
  11.  # 13

    Colocado por: taunus

    Só por fora, certo?
    Nao, colava na ponta que entra dentro do encaixe, mas as vezes sai um pouco pra fora... bem ou mal ou que la faziamos era borrachas pretas pro lixo e cola a volta da parte que entra dentro da outra
  12.  # 14

    Colocado por: manelvcExiste PVC de colar e de encaixe...
    Estou a falar de PVC de encaixe daquele que tem borracha por dentro.
    • SrR
    • 25 novembro 2022

     # 15

    Colocado por: DR1982Em França sempre fiz assim, as borrachas saltavam fora e levava uma cola branca, eram umas latas com um pincel na tampa
    tinha que limpar bem o encaixes do oring, isso tb me acontece.
  13.  # 16

    Colocado por: SrRtinha que limpar bem o encaixes do oring, isso tb me acontece.
    Nos tirávamos logo o oring, ficava apenas com a cola
    • SrR
    • 25 novembro 2022

     # 17

    O problema do oring saltar era por ter lubrificante por detrás do oring e ao encaixar o tubo ele salta fora
  14.  # 18

    Como ja foi dito atrás existe pvc para esgoto abocardado para colagem e também através de o ring. No caso do o ring se ele salta ou é por falta de lubrificante ou é por falta de jeito na sua aplicação evidenciado no post anterior pelo SrR.

    Quando se opta pelo sistema de colagem das duas uma, ou passa-se previamente uma lixa fina nas zonas a colar (macho e fêmea) para retirar o brilho ou entao, com o mesmo objectivo, aplica-se um líquido de limpeza que tem um componente à base acetona ou da familia desta, que produz o mesmo efeito e é muito mais pratico e rápido, do meu ponto de vista. E de seguida procede-se à sua colagem.

    Aplicar tubo com o ring, retirando este, e proceder à sua colagem, resulta concerteza, mas perde-se a facilidade e rapidez de montagem que este sistema permite. Mais vale a pena utilizar desde logo o tubo pronto para colar porque é mais barato e permite uma colagem mais eficaz.
  15.  # 19

    Colocado por: nocas1Como ja foi dito atrás existe pvc para esgoto abocardado para colagem e também através de o ring. No caso do o ring se ele salta ou é por falta de lubrificante ou é por falta de jeito na sua aplicação evidenciado no post anterior pelo SrR.

    Quando se opta pelo sistema de colagem das duas uma, ou passa-se previamente uma lixa fina nas zonas a colar (macho e fêmea) para retirar o brilho ou entao, com o mesmo objectivo, aplica-se um líquido de limpeza que tem um componente à base acetona ou da familia desta, que produz o mesmo efeito e é muito mais pratico e rápido, do meu ponto de vista. E de seguida procede-se à sua colagem.

    Aplicar tubo com o ring, retirando este, e proceder à sua colagem, resulta concerteza, mas perde-se a facilidade e rapidez de montagem que este sistema permite. Mais vale a pena utilizar desde logo o tubo pronto para colar porque é mais barato e permite uma colagem mais eficaz.


    Atenção que o pvc que existe abocardado não é para esgoto é para sistemas de ventilação é uma série ligeira (uni) de 2,5 kg/m2.

    E agora o pvc para esgotos e normalizado é uma serie mais grossa (mais densidade) de 8 kg/m2 e obrigatório se tiver fiscalização é o unico admissivel pode é utilizar-se ainda o antigo de 4 Kg/m2.

    É um erro colocar cola deve-se sempre utilizar o oring da marca pode acontecer é colocar orings não aconselháveis e tem forma de colocação a parte axial sempre para fora, se utilizar cola e um dia necessitar de intervenção não consegue retirar a tubagem.
    Se utilizarem cola a melhor é a Tangit o resto é ´´paisagem´´

    Eu utilizo vaselina liquida para o engate do tubo no acessório.
    • r.v
    • 27 novembro 2022

     # 20

    O famoso tubo pvc 3 kkk duro como tudo. Eu uso vedox para meter nas borrachas, mas a vaselina é melhor.
 
0.0198 seg. NEW