Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Peço desculpa se estou a ser preconceituoso, mas é impressão minha ou a malta da construção civil tem um fetiche qualquer por furar vigas?!
    Na obra de minha casa, a ideia dos picheleiros era rebentar o chão e furar parte da viga para sairem com o saneamento. Depois de várias discussões lá conseguimos que não se furassem vigas.
    Hoje fui visitar a obra e reparo que o eletricista decidiu rebentar a viga para passar os tubos até ao quadro.





    Em baixo tem um cave e a eletricidade não "sofre" com a gravidade. Podiam muito facilmente baixar os tubos e furarem junto à parede.
  2.  # 2

    Aí não é muralha?
  3.  # 3

  4.  # 4

    Colocado por: pvieira91Hoje fui visitar a obra e reparo que o eletricist

    Isto só acontece porque nunca ninguém é responsabilizado.
    Se os picheleiros e eletricistas a cada asneira destas fossem obrigados a reparar ou assumir os custos da reparação disso já há muito que as coisas eram feitas doutra forma
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, rafaelisidoro
  5.  # 5

    numa casa nova essas coisas eram para ter sido pensadas em projeto.

    sei que na minha o empreiteiro, que andava todo o dia na obra, não autorizou ninguém a furar vigas.
  6.  # 6

    Colocado por: VarejoteAí não é muralha?

    Em baixo é parede de blocos
  7.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosnuma casa nova essas coisas eram para ter sido pensadas em projeto.

    Nenhum projetista faz isso, principalmente em moradias.
    Estes problemas resolvem-se com uma boa preparação de obra, coisa que só os bons empreiteiros sabem o que é.
    Concordam com este comentário: SrR
  8.  # 8

    Colocado por: PickaxeNenhum projetista faz isso, principalmente em moradias.

    Que exagero.
    Eu tenho tudo planeado para não ser preciso furar nada, nem sequer abrir roços nas paredes. Muito menos mutilar vigas/pilares.

    Até agora tem corrido tudo como previsto. Mas tenho uma boa fiscalização em cima do acontecimento.
    • SrR
    • 25 novembro 2022

     # 9

    Colocado por: zedasilva
    Isto só acontece porque nunca ninguém é responsabilizado.
    Se os picheleiros e eletricistas a cada asneira destas fossem obrigados a reparar ou assumir os custos da reparação disso já há muito que as coisas eram feitas doutra forma
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    sim ze a culpa é sempre do burro do electrecista ou picheleiro, nunca é do gajo que marcou as emergências numa caixa de escadas toda em betao, nem do artolas que faz um lintel a toda a volta da obra e esqueceu do sitio para passar saneamento, ou da salamandra que no projecto tem que ficar centrada na parede mas por azar do caraças tem umas vigotas mesmo no caminho da exaustai
  9.  # 10

    Colocado por: SrRsim ze a culpa é sempre do burro do electrecista ou picheleiro, nunca é do gajo que marcou as emergências numa caixa de escadas toda em betao, nem do artolas que faz um lintel a toda a volta da obra e esqueceu do sitio para passar saneamento, ou da salamandra que no projecto tem que ficar centrada na parede mas por azar do caraças tem umas vigotas mesmo no caminho da exaustai

    Sim, é!
    Cabe ao "burro do eletricista ou picheleiro" deixar de ser burro.
    Basta que diga que está parado á espera que alguém defina o sítio de passagem da tubagem.
    Enquanto espera sentado debita esse tempo.
    O DO depois que o débito a quem quizer.
    Temos que começar a ser responsaveis.
    Enquanto não for assim o panorama não muda.
  10.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Sim, é!
    Cabe ao "burro do eletricista ou picheleiro" deixar de ser burro.
    Basta que diga que está parado á espera que alguém defina o sítio de passagem da tubagem.
    Enquanto espera sentado debita esse tempo.
    O DO depois que o débito a quem quizer.
    Temos que começar a ser responsaveis.
    Enquanto não for assim o panorama não muda.
    Pois mas o melhor é sempre deixar essas coisas para os outros, porque na verdade ja se sabe que o enrabu é sempre o pobre do DO.
    Pode até espernear mas é sempre ele a sair a mancar, seja antes, durante, ou após a obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosousa89
    • SrR
    • 25 novembro 2022

     # 12

    Colocado por: zedasilva
    Sim, é!
    Cabe ao "burro do eletricista ou picheleiro" deixar de ser burro.
    Basta que diga que está parado á espera que alguém defina o sítio de passagem da tubagem.
    Enquanto espera sentado debita esse tempo.
    O DO depois que o débito a quem quizer.
    Temos que começar a ser responsaveis.
    Enquanto não for assim o panorama não muda.
    ze tudo ok mas no meio disso tudo, ng assume nada, ng quer rebentar betao e cortar ferro e se responsabilizar, nao ha outra solução como ficamos? A preparação de obra muito importante, este tipo de situações em que se sobrepoe especialidades e verificar antecipadamente os problemas e o resolver.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 13

    Colocado por: SrRze tudo ok mas no meio disso tudo, ng assume nada, ng quer rebentar betao e cortar ferro e se responsabilizar, nao ha outra solução como ficamos? A preparação de obra muito importante, este tipo de situações em que se sobrepoe especialidades e verificar antecipadamente os problemas e o resolver.
    Porque infelizmente temos uma lei que nos obriga a 1001 projetos mas mesmo que sejam projetos de encher chouriços ta bom na mesma, o importante é imprimir papel
    Concordam com este comentário: zedasilva, Beto1980
    • SrR
    • 25 novembro 2022

     # 14

    Colocado por: DR1982Porque infelizmente temos uma lei que nos obriga a 1001 projetos mas mesmo que sejam projetos de encher chouriços ta bom na mesma, o importante é imprimir papel
    Concordam com este comentário:zedasilva
    por vezes é tao simples como marcar uma reunião com as diferentes especialidades e logo ali defenir traçados e incompatibilidades na obra em relação ao projecto.
    Concordam com este comentário: joaomgf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMDuarte
  12.  # 15

    Colocado por: SrRpor vezes é tao simples como marcar uma reunião com as diferentes especialidades e logo ali defenir traçados e incompatibilidades na obra em relação ao projecto.
    Concordam com este comentário:gil.alves,joaomgf
    Pois, mas desde que estejam todos a remar para o mesmo lado tudo se consegue! O pior é conseguir isso!
    Do que tenho apanhado o pessoal das especialidades anda a 1000 à hora, não estão ca com meias medidas, é pumba pumba catrapumba e ja esta
  13.  # 16

    É uma das coisas que mais espécie me faz na construção…
    O pouca gente se preocupar como e por onde passam as utilidades. Águas, luz e ventilação.
    Não me cabe…
    Qd desenho seja que estudo for é daquelas coisas que tenho logo em mente… como vai chegar aqui ou ali tubagens, etc…
    Mas pronto…
    O que mais se vá é roços mt belos e vigas furadas… :/
    Enfim… :/

    Acho que de facto sem projectos em condições não se pode fazer mt… ninguém está virado para gastar t€mpo a pensar em soluçōes…
  14.  # 17

    Colocado por: gil.alvesÉ uma das coisas que mais espécie me faz na construção…
    O pouca gente se preocupar como e por onde passam as utilidades. Águas, luz e ventilação.
    Não me cabe…
    Qd desenho seja que estudo for é daquelas coisas que tenho logo em mente… como vai chegar aqui ou ali tubagens, etc…
    Mas pronto…
    O que mais se vá é roços mt belos e vigas furadas… :/
    Enfim… :/

    Acho que de facto sem projectos em condições não se pode fazer mt… ninguém está virado para gastar t€mpo a pensar em soluçōes…
    O problema é que ninguém está para olhar para os projetos :)

    Euja nem digo defenir tudo em projeto, epa isso tambem ja desisti porque da forma que os preços estão parece me ser perda de tempo, mas pelo menos uns detalhes de onde passar as especialidades é o mínimo.
  15.  # 18

    Com a incompetencia geral dos empreiteiros e restos
    o melhor mesmo é comprar aquelas casa pre fabricadas

    zero roços, zero ****
    todos os dias se vê aqui **** e ninguém é responsabilizado
    daqui a uns meses esses mesmos **** vão fazer **** igual noutra obra
    e no fim?
    É o gajo que pagou que fica a pensar no que acabou de ver na sua obra!!!
  16.  # 19

    Por menos atenção que as especialidades tenham a esses pormenores, cabe ao coordenador de projecto verificar as incompatibilidades e propor que se façam ajustes. Mas depois para isso, em obra deveriam seguir os projectos o que não acontece.
  17.  # 20

    Colocado por: DR1982O problema é que ninguém está para olhar para os projetos
    Aí não concordo.
    Sem projectos não há bóia. Não há tábua de salvação para DO nem fiscal.
    Não está definido não há culpados. Há compromissos dependentes de boas vontades e brios…
    “Culpas” morrem solteiras.


    Colocado por: master_chiefÉ o gajo que pagou que fica a pensar no que acabou de ver na sua obra!!!

    Isto(!!)
    Isto para a minha cabeça pelo menos é do pior…
    Saber que está lá uma cagada porque alguém não quiz(€) ou não soub€ fazer melhor e/ou outro alguém não quiz saber…



    Colocado por: master_chiefCom a incompetencia geral dos empreiteiros e restos
    o melhor mesmo é comprar aquelas casa pre fabricadas

    “Pré-fabricadas” ou métodos “diferentes” normalmente implica que alguém efectivamente pense(!) nas coisas e tenha que articular todo um bolo em conjunto se não quando monta o puzzle as peças não cozem…
    Não duvido que as coisas passem muito por aqui mas ainda há mt caminho para trilhar.

    Um dos motivos que me levou a escolher o CLT foi tb este.
    O ter de ter tudo definido e mecanizado antes. Pensado porque não pode haver o “isso decide-se em obra” ou o electricista depois passa onde der jeito…

    Abr. Vieira.
    Boa sorte aí na obra.
 
0.0171 seg. NEW