Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, hoje em vez de vir opinar ou mostrar fotos das minha bicicletas e afins, venho apresentar oficialmente um pequeno projeto que vai de facto avançar (ao invés da demolição).
    Já meti na cabeça que vou remodelar uma pequena casinha que vinha "agarrada" a um terreno que comprei há coisa de 1 ano, isto porque a casa não me interessava nada, até preferia que ela não estivesse lá.
    Passado 1 ano e contas feitas, fica tão caro derrubar, limpar e enviar o entulho/lixo para depósito próprio que vou aproveitar para inv€stir algum com o objetivo de ter retorno financeiro, para um dia mais tarde talvez vender ou mesmo derrubar e fazer uma casa de raiz (mas isso fica para outro tópico).

    Para já o objetivo seria re-arranjar as divisões interiores e para o fazer gostava de derrubar umas paredes, infelizmente a casa é bastante velha e não tem pilares, é feita com "tijolo estrutural" e de x em x tijolos passaram uns ferros pela furação destes.
    Para já sei que vou ter de refazer todo o chão, está mais empenado que as estradas de Portugal (está mesmo mau!).
    Já levei lá a casa 1 empreiteiro e 2 engenheiros para me darem uma opinião sobre o tipo de construção e os possíveis caminhos a seguir, um deles disse que seria possível criar sapatas e pilares de betão para suportar o esqueleto, o outro falou em utilizar vigas/pilares de Aço suportados em sapatas (disse que seria de mais fácil execução).
    Queria apurar também umas opiniões aqui no seio do fórum para tentar perceber qual seria o consenso da melhor/maisfácil/maisbarato.
    A casa tem RC e 1º andar, o 1º andar só tem acesso através de escadas exteriores.

    Portanto a ideia geral é suportar a casa para poder mandar as ditas paredes a baixo, fazer sapatas e chão tudo novo, trocar janelas, canalização, circuitos elétricos e posteriormente colocar pladur por dentro com lã de rocha. A casa mesmo sendo velha, já tem acesso a esgotos, antigamente a casa era um retângulo e entretanto foi criada uma nova divisão que foi o WC (em 2016 +/-).
    Nessa mesma data trocaram também o telhado da casa por painel sandwich e fizeram uma cinta no 1º piso.

    Vou deixar aqui umas fotos da casa, da planta atual e da planta "final" de como pretendia que ficasse.

    Esta é a planta atual e uma foto do "antes"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
      Casa Velha RC.jpg
      Casa Velha 1º Andar.jpg
      P_20210723_153240_1920x1440.jpg
  2.  # 2

    A planta final seria qqr coisa deste género, e atualmente a casa está assim.
    Deitei fora umas boas toneladas de entulho/lixo, arranquei umas quantas arvores velhas, transplantei outras quantas, alisei o terreno melhor.
    Vou-vos poupar às restantes fotos do antes porque não têm interesse nenhum.
      Casa Velha RC Obras.jpg
      image_960x1440.jpg
      image (1)_960x1440.jpg
  3.  # 3

    Boa! Finalmente uma obra para acompanhar! Não sei muito de pilares mas ficarei atento para dizer as coisas que ficaram bonitas 😉

    Eu gosto dessa casa, lembra-me a minha escola primária!

    Vai prever escada interior para o piso superior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  4.  # 4

    Já imaginei uma escada em caracol para o piso superior. Vou avaliando a cada momento os danos na cart€ira 😅
  5.  # 5

    rjmpires
    que belo "lifting", parabéns e boa continuação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  6.  # 6

    Estava a ver ums videos daqueles que aparecem estilo anúncio no Instagram e questionei-me se isto seria possível fazer, ao mesmo tempo que criava uma estrutura para o pladur, também poderia suportar alguma carga do piso superior, ou estou a ver mal a coisa?

    Colocava apenas uma viga metálica ao centro, e tudo em volta com este tipo de estrutura em madeira, é exequível cá em Portugal ou saia inda mais caro em madeira?

 
0.0127 seg. NEW